Todas as organizações, independentemente da área de atuação ou porte, lidam diariamente com um grande fluxo de informações. Esses dados são de extrema importância e muito necessários para o cotidiano da empresa, uma vez que permitem entender quem a utiliza e quais ações foram realizadas.
Diante da grande quantidade de informações, se faz necessário buscar uma forma de controle dos dados. Antigamente esse gerenciamento era feito por meio de papéis, arquivos, pastas e outras formas de controle que demandam muito espaço, tempo e corriam o risco de serem perdidos.
A partir da tecnologia começaram a surgir formas de armazenar essas informações de forma segura, com fácil acesso e de maneira mais funcional, como é o caso dos bancos de dados.
Sendo assim, é de suma importância que as empresas tenham conhecimento sobre o que é esse banco de dados, como ele funciona, além dos inúmeros benefícios que ele pode trazer para o negócio. Para saber mais, acompanhe o post.
Um banco de dados é uma ferramenta que serve para armazenar e administrar informações utilizadas nos mais diversos softwares. Dessa forma, o banco de dados é acessado em todos os sistemas, por mais simples que ele seja.
Em outras palavras, também podemos dizer que um banco de dados é um conjunto de dados armazenados em um computador. Assim, as informações mais utilizadas em bancos de dados atualmente são organizadas em linhas e colunas por meio de tabelas para tornar a consulta de informações mais eficiente. Dessa forma, os dados podem ser facilmente acessados, modificados e atualizados.
Sendo assim, as informações armazenadas no Banco de Dados podem ser de muitos tipos, como nomes, datas de aniversário e endereços de clientes, produtos disponíveis no estoque, volumes de vendas, finanças. Além de uma infinidade de outros itens que fazem parte da estrutura de empresas dos mais variados portes e setores.
De uma maneira geral, os bancos de dados possuem a função primordial de guardar dados importantes que possam ser utilizados pela organização em outros momentos. Ou seja, eles coletam, armazenam e gerenciam as informações.
Desde o início dos anos 1960, os bancos de dados vêm sendo utilizados pelas organizações e passaram a ser adaptados às novas tecnologias, com novas funcionalidades e maior possibilidade de uso por empresas espalhadas pelo mundo.
Os primeiros sistemas utilizados eram simples, mas inflexíveis. Nos anos 1980, os bancos de dados relacionais se tornaram populares, além dos bancos de dados orientados a objetos, que foram sucessos na década de 1990.
Atualmente os bancos de dados NoSQL passaram a ser utilizados como forma de acompanhar o crescimento da internet e a necessidade de maior processamento de dados. Nos dias atuais, os bancos de dados na nuvem e os bancos de dados autônomos estão inovando quando se trata de como os dados são armazenados e utilizados.
Atualmente, existem diversos modelos de bancos de dados , que variam conforme a forma e o sistema que funcionam. Logo, é preciso levar em consideração qual a maneira que sua empresa pretende usar os dados na hora de escolher e qual o banco de dados que vai utilizar.
Um pequeno negócio vai usar um processamento mais limitado, por isso pode escolher uma edição mais simples de banco de dados, evitando assim grandes investimentos.
Já uma grande empresa, com maior volume de dados, precisa de mais velocidade de processamento de informações e versões mais completas de banco de dados. Por isso, reunimos abaixo alguns dos tipos mais comuns:
Agora que você já conhece o conceito de banco de dados, qual a função dele e os tipos mais comuns, elencamos 5 motivos para a sua empresa começar a utilizar um banco de dados. Vamos conferir?
1. Segurança das informações:
Ao utilizar um sistema de gerenciamento de banco de dados, as informações utilizadas na empresa ficam menos sujeitas a ataques e outros tipos de perdas, uma vez que elas estarão mais seguras no sistema do que em papéis, evitando assim possíveis perdas geradas por danos físicos.
Além disso, existe também o aumento da segurança na empresa. Com um sistema de gestão de informações, é possível ter maior tranquilidade com o armazenamento dos dados pessoais dos clientes e os da empresa, pois eles não podem ser acessados por pessoas não autorizadas.
2. Facilidade de acesso
Com o banco de dados eficiente também é possível trocar informações relevantes sem falhas entre as diversas áreas da empresa. Os referidos dados vão estar armazenados de forma segura e com alta disponibilidade, já que a maioria dos sistemas opera na nuvem, o que permite o acesso de qualquer lugar a qualquer hora.
Como também é possível ter uma maior transparência em relação às informações, o que possibilita o alinhamento das expectativas aos objetivos a serem alcançados pela organização.
3. Maior produtividade
Um bom banco de dados pode mudar a forma com que os mais diversos setores da empresa se comunicam. Assim, ele vai permitir que várias áreas diferentes se comuniquem e evidenciem as expectativas, metas e objetivos por meio da gestão de dados.
Dessa forma, com os números da empresa mais organizados e com fácil acesso, os setores vão poder trabalhar entendendo as reais informações da empresa e aquilo que precisa ser alcançado , o que pode melhorar a produtividade dos funcionários, evitando conflitos e aumentando os bons resultados.
4. Transparência dos dados
O sistema de gerenciamento de banco de dados também possibilita a transparência necessária para a tomada de decisões feita de forma muito mais eficiente , o que possibilita a análise e comparativo entre os dados da sua companhia. Essa funcionalidade aumenta consideravelmente o nível de acerto.
Uma vez que os dados estruturados dos bancos permitem criar relatórios com informações estratégicas para tomadas de decisão. Dessa forma, contribuindo para que a estratégia de desenvolvimento da companhia seja mais eficaz.
5. Atualização dos dados
Outro motivo para utilizar um sistema para gerenciamento de dados, é que a curadoria dos registros é facilitada. Em outras palavras, o gestor identifica os dados que podem ser relevantes para o negócio e aqueles que podem ser descartados.
Sendo assim, a atualização e o aprimoramento das informações são facilitados, permitindo assim que a empresa mantenha somente os dados relevantes arquivados para utilizações futuras.
Como você viu, usar um banco de dados na sua empresa é de extrema importância. Pois, utilizar os dados organizados de maneira correta, vai proporcionar melhorias não apenas na experiência dos clientes, como também ao cotidiano dos gestores da área tecnológica da sua organização.
O banco de dados é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, uma vez que facilita o acesso aos dados da empresa, atualizações e aperfeiçoamento das informações , além de possibilitar análises e comparações entre os dados.
Dessa forma, com um sistema de gerenciamento de banco de dados, sua equipe vai poder acessar, armazenar e restaurar os dados sempre que for necessário, a partir da utilização de uma boa ferramenta. Ele também facilita a supervisão de tarefas, possibilitando o monitoramento de desempenho, ajuste e recuperação.
Se gostou do conteúdo, não deixe de conferir o nosso blog ou entre em contato com a Vagalume e agende uma avaliação.
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech