Mesmo que você não se lembre de já ter ouvido falar nesse termo, muito provavelmente você já esbarrou com o captive portal por aí, principalmente quando levamos em conta que a sua utilização vem se expandindo dia após dia.
Trata-se de uma estratégia que está se tornando cada vez mais conhecida ao redor do mundo , e isso não pode ser por acaso, não é verdade? Pois bem, o captive portal consiste em uma tela de cadastro que sempre surge quando um novo usuário tenta entrar em uma rede WiFi disponibilizada nas instalações de uma empresa . Essa tecnologia pode ser encontrada em diversos locais, como shoppings, aeroportos, escolas, restaurantes, hospitais e por aí vai.
Caso ainda não tenha ficado claro, não precisa se preocupar, pois explicaremos melhor como essa ferramenta funciona ao longo deste conteúdo. Além disso, você também vai descobrir os motivos que contribuem para que o captive portal seja um excelente investimento para diversos modelos de negócios nos dias atuais.
Portanto, não deixe de ler esse texto até o final para entender de uma vez por todas como essa tecnologia vem se consolidando como uma solução extremamente eficaz para aumentar a segurança da rede, além de servir para alavancar o marketing da sua empresa.
Boa leitura!
De uma maneira resumida, o captive portal funciona como uma espécie de balcão de atendimento no ambiente virtual . Isso significa que ele é o responsável por recepcionar os visitantes da rede WiFi do seu negócio.
Vamos supor que você seja proprietário de um hospital, certo? Para evitar que a rede sem fio seja oferecida gratuitamente por sua empresa sem que o acesso seja administrado, o captive portal entra em cena. A partir disso, o usuário preenche algumas informações solicitadas, como e-mail, telefone, idade e a captura do seu consentimento .
Após identificar o visitante por meio desses dados, o captive portal libera o acesso. Ou seja, essa tecnologia é a grande responsável por administrar a entrada do visitante em uma rede sem fio, seja em ambientes públicos ou privados .
Como foi falado anteriormente, uma das principais utilidades dessa ferramenta consiste em capturar o consentimento do usuário para garantir que ele esteja de acordo com as regras de utilização estabelecidas por sua empresa. Medidas como essa ajudam a evitar que a sua empresa possua qualquer responsabilidade sobre o uso indevido da rede . Se um determinado usuário venha a ter um comportamento on-line ilegal ou destrutivo, a responsabilidade será toda dele.
Em muitos casos, esse consentimento também abrange a utilização das informações fornecidas para melhorar a utilização da rede, além de assegurar que esses dados possam ser aplicados em estratégias da organização, servindo até mesmo para o marketing .
No entanto, lembre-se que a utilização dos dados de terceiros deve ocorrer sempre respeitando o que é estabelecido na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Embora a utilização do captive portal seja bastante comum em grandes empresas, como aeroportos, shoppings, hospitais e escolas, você precisa ter em mente que essa ferramenta pode ser utilizada em qualquer tipo de empresa que disponibilize a rede sem fio para os seus visitantes . Portanto, pequenas e médias empresas também podem usufruir de todas as vantagens proporcionadas por essa tecnologia.
Agora que você já conhece melhor o captive portal, chegou o momento de descobrir as principais vantagens geradas para os negócios que investem nessa ferramenta.
Vamos conferir?
E aí, o que você achou de tudo isso? Caso tenha gostado desse conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. E para saber mais sobre o nosso trabalho, você só precisa clicar aqui.
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