Como monetizar o WiFi em espaços de shopping centers
Com o avanço dos recursos tecnológicos e a necessidade do acesso à internet nos mais diversos ambientes, oferecer conexão WiFi em shoppings centers se tornou uma prática comum.
Além de ser uma maneira de melhorar a experiência dos clientes, ofertar internet no estabelecimento comercial pode trazer inúmeros benefícios. Por isso,
monetizar o WiFi em espaços de shopping centers pode ser uma ótima pedida, uma vez que pode se tornar uma fonte adicional de receita para o negócio.
Logo, além de ser um atrativo para quem usa, fazendo com que as pessoas escolham seu estabelecimento em relação a outros que não possuam rede WiFi, você pode criar estratégias de marketing com base nos dados coletados através da rede sem fio.
Neste post vamos destacar algumas formas de tornar a disponibilização da rede WiFi em shopping centers ainda mais vantajosa, por meio da monetização da conexão. Quer saber mais? então continue lendo.
O que é a monetização do WiFi?
De forma geral, a monetização da conexão WiFi tem o objetivo de gerar dinheiro para fortalecer a rentabilidade do negócio, além de ampliar a divulgação de uma marca. Graças a essa estratégia, também é possível bancar essa estrutura comercial ou terceirizar essa responsabilidade para uma empresa parceira.
Sendo assim, quando um cliente vai até um estabelecimento comercial com grande circulação de pessoas, o acesso ao WiFi é fornecido de forma aberta ou mediante uma autenticação.
Por meio de um programa de computador, é possível gerenciar o acesso a Internet em redes públicas, de forma automatizada. Da mesma forma, é possível capturar os dados dos usuários conectados à rede para criar estratégias direcionadas ao perfil dos consumidores.
Com isso, é possível gerar renda extra para o shopping center por meio de diversas ações, como é o caso da disponibilização de banners, fotos e vídeos de alguma marca patrocinadora.
Contudo, é importante destacar que, monetizar o WiFi não é apenas transferir os custos de uma rede para um parceiro. Mas, oferecer um espaço em que o acesso é amplo e constante, para aumentar a visibilidade de uma marca ou produto, além de armazenar informações para criar estratégias de venda, melhorando a comunicação com os clientes.
Quais os benefícios de monetizar o WiFi em shoppings?
Existem inúmeros benefícios em monetizar o WiFi em espaços de shopping centers. Abaixo, destacamos as
principais vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu negócio.
Experiências de consumo personalizadas
Uma das principais vantagens consiste na experiência de consumo personalizada para o consumidor. Pois, além de rentabilizar com o fornecimento de WiFi, a empresa gera uma comodidade para o cliente, por meio do acesso liberado a um ponto de Internet.
A partir dessas informações, a organização também pode criar ações específicas de vendas com base no que o público consome. Além disso, é possível criar ações de vendas mais eficientes e oferecer promoções, estreitando assim a relação dos clientes com a marca.
Portanto, graças a consolidação dos dados desses usuários, é possível fazer uma análise sobre o perfil dos consumidores, as preferências dos clientes, o tempo de permanência no local e pontos que podem ser melhorados para aumentar o nível de satisfação com a marca.
Com esses dados, você consegue disponibilizar um serviço personalizado e de qualidade, com ofertas exclusivas e voltadas para o usuário, conforme o hábito de consumo desse cliente.
Pesquisa de satisfação
Com a disponibilização da internet, também se torna viável promover uma pesquisa de satisfação com o cliente para avaliar a infraestrutura e os serviços disponibilizados no estabelecimento.
Sendo assim, o usuário informa os dados pessoais no início do acesso e responde a
pesquisa de satisfação no final, antes de se desconectar da rede.
Portanto, uma empresa com acesso a essas informações só tem a ganhar, pois vai poder saber, pelos próprios clientes, em quais pontos está acertando e o que ainda pode aperfeiçoar.
4 formas de monetizar o WiFi em espaços de shopping centers
Agora que você já sabe o que é a monetização do WiFi e conhece alguns dos principais benefícios dessa estratégia, reunimos abaixo
4 formas de monetizar o WiFi em espaços de shopping centers.
1- Cobrança por tempo de uso
Uma das maneiras mais comuns de monetizar o WiFi em shoppings centers diz respeito a cobrança por tempo de uso. Neste modelo, os clientes pagam por um determinado período de tempo de acesso à internet, podendo ser por minuto, hora ou dia.
Essa forma de monetizar o WiFi é fácil de implementar e pode ser uma boa alternativa para shoppings com grande fluxo de pessoas, que desejam ter acesso a internet por curtos períodos de tempo.
2- Estabeleça um valor mínimo de consumo para o acesso a internet
Essa é uma excelente maneira de aumentar as vendas do seu shopping center com o apoio do acesso à rede WiFi. Nesse modelo, você pode, por exemplo, permitir a conexão a partir de compras feitas com um determinado valor mínimo.
Essa é uma ação mais sutil de impulsionar a rentabilidade, do que cobrar diretamente pelo uso da rede. Assim, em alguns casos, se alguém tiver urgência para acessar a internet, vai adquirir algum produto ou serviço do seu shopping, o que pode gerar um interesse posterior.
3- Ofereça planos premium
Outra forma de monetizar o WiFi é oferecer planos premium para os clientes. Nesse modelo, o shopping center pode oferecer planos premium com velocidade de internet mais rápida ou com mais tempo de acesso a troca de uma taxa adicional. E
Essa é uma boa opção para os estabelecimentos que desejam monetizar o WiFi de maneira mais agressiva, pois oferece aos clientes a opção de pagarem por uma melhor experiência de internet.
4- Publicidade dirigida
Também é possível monetizar o WiFi com o acesso gratuito a conexão em troca da exibição de anúncios dirigidos aos usuários conectados. Essa publicidade dirigida pode ser personalizada com base nas informações dos usuários, o que torna o anúncio ainda mais eficaz.
Além disso, esta é uma ótima maneira de monetizar o WiFi sem prejudicar a experiência de acesso dos clientes, uma vez que eles ainda vão ter acesso gratuito à internet.
Conclusão
Como foi possível perceber, existem várias formas de monetizar o WiFi em espaços de shopping centers, como é o caso da cobrança por tempo de uso, exibição de anúncios dirigidos, acesso por valor mínimo de compra e oferta de planos premium.
A escolha da melhor opção para monetizar o WiFi em shoppings centers depende do perfil e dos objetivos que seu estabelecimento comercial pretende alcançar, bem como de seu público-alvo.
Além disso, o shopping center pode buscar uma empresa parceira, como é o caso de um patrocinador para monetizar essa ferramenta ou usar de forma institucional.
Dessa forma, é possível colocar em prática estratégias mais efetivas, no que diz respeito ao aumento de produtividade e à diminuição de custos.
Quer saber sobre como aproveitar de um projeto WiFi no seu shopping? Entre em contato conosco!