Desafios de cibersegurança em supermercados: protegendo dados do cliente e transações

16 de agosto de 2023

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O advento da internet possibilitou inúmeros avanços no mundo dos negócios, uma vez que aproximou ainda mais os consumidores das empresas. Porém, mesmo diante dos diversos benefícios, também surgiu o desafio de preservar a segurança dos dados


Pois, com o surgimento da pandemia de Covid-19, houve a necessidade de uma conexão cada vez mais instantânea, o que impulsionou a
produção e troca de dados cibernéticos nos mais diversos negócios.


No entanto, também houve um
aumento de crimes virtuais. Os cibercriminosos procuram vulnerabilidades nos sistemas para realizar ataques que podem trazer inúmeros prejuízos para as empresas. No caso dos supermercados, é preciso proteger não só os dados dos clientes, mas também as transações realizadas a todo instante.


Dessa forma, além de se destacar em meio à concorrência por meio de ofertas de preços e da qualidade dos produtos, os supermercados também devem mostrar que o seu serviço é confiável e investir na
cibersegurança.


Por isso, preparamos este post para explicar os principais desafios da cibersegurança em supermercados, a importância de ter um ambiente digital seguro e dicas de como proteger os dados do cliente e transações. Quer saber mais? então continue lendo.


O que é cibersegurança?


De forma geral, a cibersegurança consiste na prática de
proteger sistemas, redes, servidores e computadores contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos no meio digital.


Geralmente os ataques cibernéticos têm o intuito de
acessar, modificar ou apagar informações confidenciais; extorquir dinheiro dos usuários; e interromper a atuação de uma organização.


De acordo com um levantamento realizado pela empresa de segurança cibernética Fortinet, em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. Portanto, para proteger um negócio, é preciso se atentar à cibersegurança. 


Além disso, é importante ressaltar que garantir a privacidade de dados aos clientes é uma obrigação. Isso porque a
Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) determina que as empresas devem promover transparência no tratamento dos dados dos consumidores, inclusive no ambiente digital.


Portanto, proteger os dados dos consumidores e transações realizadas nos negócios é uma obrigação que deve ser seguida nos mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais. Dessa forma, a ausência dessa segurança de dados pode trazer inúmeros prejuízos para todos os envolvidos.


Quais os principais motivos de promover a cibersegurança em supermercados?


O investimento em segurança da informação deve ser uma
prioridade no seu supermercado. Isso porque, uma empresa sem segurança de dados pode ser vítima de ataques cibernéticos e passar a ter problemas financeiros, jurídicos e de confiabilidade.


Isso porque um ataque cibernético pode bloquear a utilização de sistemas, interrompendo o trabalho de inúmeros profissionais; vazar informações confidenciais do negócio; além de expor informações pessoais de clientes.


Além disso, em supermercados também é preciso se atentar às transações eletrônicas, que consistem nas operações realizadas em ambiente virtual e que envolvem contratação de um serviço, preenchimento de um cadastro em um site e movimentações relacionadas a operações bancárias. 


Dessa forma, para evitar o risco de algo acontecer com esses dados, é preciso promover a segurança cibernética. Dentre os
principais riscos que os consumidores podem sofrer com as transações eletrônicas e os principais desafios de cibersegurança estão:


●     Roubo de informações;


●     Fraudes bancárias;


●     Espionagem;


●     Manipulação de dados corporativos;


●     Vazamento de dados;


Diante dessas ameaças que os supermercados estão expostos, é importante promover uma rede segura para proteger os dados dos clientes e do supermercado, mantendo a confiabilidade no negócio. Para isso, é importante adotar medidas de cibersegurança no cotidiano da organização.


3 formas de proteger dados de clientes e transações em supermercados


Agora que você já sabe o que é cibersegurança e os principais desafios de proteger os dados do cliente e transações em supermercados, reunimos a seguir
dicas para garantir a segurança dos dados dos seus clientes.


1. Utilize sistemas de proteção seguros e atualizados


A primeira dica consiste em
utilizar bons sistemas de segurança. Isso porque quando o assunto é proteção de dados em transações eletrônicas em supermercados, é ideal utilizar antivírus seguros e atualizados para evitar a entrada de invasores.


Um bom sistema de proteção aliado a outros softwares e protocolos de segurança podem permitir a proteção de dados do seu supermercado, clientes e colaboradores, promovendo assim a cibersegurança da empresa.


Além disso, é ideal fazer a
atualização constante dos softwares utilizados. Pois, um software atualizado possibilita segurança dos dados e mantém a credibilidade do seu negócio.


2. Teste de vulnerabilidade 


Outro ponto importante para proteger os dados dos clientes e transações em supermercados consiste na
realização periódica de testes de vulnerabilidade dos dispositivos de segurança.

 

Para isso, é importante realizar testes nos sistemas para identificar e corrigir possíveis vulnerabilidades, falhas na rede ou nos sistemas, promovendo assim a cibersegurança eficaz no seu supermercado.


Vale destacar, que em alguns casos, é necessário contar com o auxílio de especialistas em segurança cibernética para realizar os testes de forma rápida e segura para todos os envolvidos.


3. Atenção à ciberataques 


Por último, mas não menos importante, está o
cuidado com ciberataques. Na era da conectividade, é preciso contar com um plano de contingência para casos de crises ou ataques de hackers. 


Portanto, é necessário realizar um planejamento com ações de gestão de crise e protocolos para retomada operacional, em caso de necessidade. Além disso, é interessante promover um treinamento regular sobre conscientização de segurança com os colaboradores para evitar possíveis problemas de segurança.


Conclusão


Esperamos que tenham gostado deste conteúdo e que ele possa ser útil para a cibersegurança de supermercados. É interessante destacar que todas as medidas de segurança são válidas, porém, as estratégias destacadas acima podem promover a
cibersegurança de forma eficaz. 


Em alguns casos de maior complexidade tecnológica, se faz necessário contratar uma empresa especializada em cibersegurança para proteger os dados dos clientes e das transações realizadas.


Por isso, diante do crescimento de ameaças cibernéticas e das complexidades envolvidas, é interessante contar com ajuda especializada para detectar e corrigir as ameaças. A
Vagalume WiFi pode auxiliar neste assunto.


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