Instabilidade no sinal de internet: como isso afeta os meios de pagamento no seu negócio
O uso da internet tem se tornado cada vez mais presente nos negócios, seja para promover a conexão, seja para realizar transações financeiras. Por isso, é preciso contar com uma conexão de qualidade, pois qualquer sinal de instabilidade pode preocupar empresários e clientes.
A instabilidade no sinal de internet utilizado na empresa pode
impactar negativamente o seu negócio e na rotina dos colaboradores, uma vez que sistemas lentos e instáveis podem comprometer a
produtividade,
o trabalho e as vendas, gerando prejuízos para o negócio.
Sendo assim, uma conexão lenta e com quedas frequentes pode tirar um e-commerce do ar, causar interferência no acesso à internet e dificultar o compartilhamento de arquivos. Além disso, o envio de emails e o armazenamento de arquivos na nuvem também ficam comprometidos com uma internet instável.
Por isso, reunimos neste post informações a respeito da instabilidade no sinal de internet, como isso afeta os meios de pagamento no seu negócio, além de formas de resolver esse problema, evitando possíveis consequências para a empresa. Para saber mais, continue lendo.
O que é a instabilidade no sinal de internet?
De forma geral, a
instabilidade no sinal de internet consiste na
oscilação da conexão da internet, ou seja, a
descontinuidade do acesso durante um certo período. Essa instabilidade pode resultar em
quedas de serviço, ou em uma
conexão mais lenta.
Geralmente, o problema de perda de conexão está relacionado a uma
interrupção da comunicação entre o modem e o roteador. Esse tipo de interrupção pode ser causada por
falhas no serviço de internet ou também na
segurança da conexão, como ataques comandados por
hackers.
A instabilidade na rede pode atrapalhar o trabalho de uma empresa, desde tarefas mais complexas, até atividades rotineiras do ambiente de trabalho, uma vez que se trata da falta de um sinal constante de conexão.
Sendo assim, o sinal de internet pode oscilar por diferentes fatores, como é o caso do volume de pessoas conectadas e o tamanho dos arquivos que estão sendo baixados na rede. Além disso, a infraestrutura dos serviços de internet é outro ponto de atenção. Pois, alguns materiais garantem mais estabilidade ao tráfego de informações.
Como a instabilidade no sinal de internet afeta seu negócio?
Com a tecnologia e a internet cada vez mais presentes nas organizações, e utilizadas para a realização das tarefas cotidianas, os problemas de conexão e instabilidade no sinal de internet passam a afetar a empresa como um todo, impactando diretamente na operação do negócio.
Portanto, uma conexão lenta e com sucessivas quedas, pode afetar negativamente a empresa, causando problemas como:
Queda na produtividade
Um dos grandes problemas causados pela instabilidade no sinal de internet consiste na
queda da produtividade dos colaboradores da organização. Pois, os problemas de conectividade de rede dificultam a realização de tarefas simples, mas essenciais para o negócio.
Dessa forma, a instabilidade na conexão pode gerar a perda de tempo e ocasionar atrasos de entregas, impactando diretamente na produtividade de toda a empresa.
Indisponibilidade de serviços
Sucessivas quedas de internet e lentidão na rede, afetam diretamente o
atendimento ao público, uma vez que os serviços podem ficar totalmente indisponíveis, pela falta de conexão.
Com o serviço instável, os consumidores podem se chatear, o que resulta na insatisfação e, em alguns casos, até na perda do cliente. Por isso, é importante contar com um serviço de internet estável.
Perda de vendas
Os problemas de rede podem gerar instabilidade no serviço, deixando os processos lentos ou até mesmo sem funcionar, isso pode levar o cliente a desistir de uma compra, gerando prejuízos no faturamento do negócio.
Portanto, mesmo que uma empresa seja moderna e atenta às tecnologias existentes, a instabilidade do sinal de internet na hora de realizar o pagamento pode gerar inúmeros problemas, como por exemplo:
- Desistência no ato da compra;
- Aumento no número de reclamações dos clientes;
- Comentários negativos expostos nos canais de comunicação;
- Problemas com a instituição financeira devido a problemas técnicos ou erros no sistema, como o caso de valores debitados da conta do cliente sem que o sistema gere um comprovante da transação.
Apesar dos avanços nos tipos de meios de pagamento em compras online, o pagamento mobile feito em aplicativos ainda é muito utilizado no Brasil e depende diretamente do sinal estável de internet.
Como resolver a instabilidade no sinal de internet?
Diversos fatores podem causar instabilidade na rede nas empresas. Dentre elas, podemos citar:
- Ausência de manutenção na infraestrutura de rede;
- Equipamentos e tecnologias ultrapassadas;
- Instabilidade elétrica;
- Falhas humanas;
- Violações de segurança, como é o caso de ataques de hackers;
Sendo assim, para evitar ou resolver a instabilidade no sinal de internet, e acabar com os problemas gerados pela falta ou lentidão na conexão, é importante colocar em ação algumas práticas:
Organize a arquitetura da rede
A
desorganização pode trazer diversos problemas na sua conexão, uma vez que não ter conhecimento de todos os dispositivos conectados à sua rede pode levar à instabilidade da internet.
Por isso, é interessante ter um
inventário de todas as máquinas que utilizam a internet do seu negócio. Com isso, é possível impedir que equipamentos desconhecidos acessem a rede corporativa, evitando riscos cibernéticos.
Além disso, a organização da arquitetura de rede também ajuda a garantir que todos os dispositivos autorizados possam ter acesso a uma conexão de qualidade, evitando a instabilidade.
Verifique o posicionamento do roteador
O roteador é o equipamento que faz a
comunicação entre os computadores, celulares e tablets conectados ao modem de internet. Por isso, é um equipamento que exige cuidado redobrado.
Geralmente, quando o sinal de internet cai, uma atitude simples, mas eficaz, consiste em ligar e desligar o aparelho. Essa simples atitude pode resolver o problema rapidamente.
Mas, em alguns casos, o problema da instabilidade do sinal pode estar no
posicionamento dos roteadores. Pois, o equipamento precisa estar em um local que não tenha barreiras físicas, uma vez que elas podem atrapalhar a distribuição de sinal. Assim, coloque o dispositivo em espaços abertos, evitando paredes ou divisórias.
Atualize o sistema operacional
Outro ponto interessante para se atentar e evitar a instabilidade na conexão, consiste em
atualizações periódicas do sistema operacional. Pois, as atualizações servem para corrigir possíveis falhas e suprir as necessidades que surgem após o lançamento de um sistema ou aplicação.
Por isso, é indispensável que o sistema operacional da sua organização esteja sempre atualizado para evitar instabilidade na rede ou outros problemas de conexão e uso que possam surgir.
Monitore a sua rede
Outra dica para evitar a instabilidade, consiste em descobrir quando e porque ela ocorre. Portanto, monitorar a rede é uma prática indispensável para garantir uma conexão rápida e de qualidade, além de prevenir possíveis problemas que levem à lentidão ou à queda da conexão.
Conclusão
Contar com uma internet estável é fundamental para garantir a produtividade da sua empresa, não é mesmo? Da mesma forma, uma conexão de qualidade facilita os processos e garante a segurança dos dados utilizados.
Esperamos que vocês tenham gostado do nosso conteúdo e que essas informações sobre a instabilidade no sinal de internet possam ajudar a evitar futuros problemas de conexão nas organizações.
Como vimos, a internet tem estado presente em
todas as esferas de serviços. Com as
formas de pagamentos também não foi diferente, os créditos e moedas digitais, além do surgimento de instituições bancárias totalmente digitais comprovam isso.
Por isso, contar com uma internet estável, segura e prática tem sido um item indispensável para qualquer organização que se preze. Pois, oferecer uma conexão de qualidade é um fator decisivo para o sucesso do seu negócio.
Portanto, busque uma internet Wi-Fi estável, para que o sinal de internet esteja sempre disponível para clientes e colaboradores. Assim, sua empresa será bem vista por todos, que vão conseguir acessar a rede e efetuar pagamentos de forma rápida e prática.