5 formas de proteger a rede WiFi da sua empresa sem impactar no seu desempenho

Garantir uma rede Wi-Fi realmente segura é uma das maiores preocupações entre os gestores, ainda mais quando a segurança dos clientes é levada a sério. Desta maneira, chegou o momento de descobrir formas eficientes de proteger a rede Wi-Fi da sua empresa, o que precisa ocorrer sem que o seu desempenho seja afetado.

Em um mundo cada vez mais conectado, torna-se praticamente inevitável não recorrer ao WiFi quando se deseja simplificar os processos de um determinado negócio. No entanto, nem sempre a segurança da rede é vista como uma prioridade para os gestores, ainda mais quando se trata das empresas menores.

Se for esse o seu caso, saiba que esse cenário precisa mudar o mais rápido possível. Porém, se você chegou até aqui, significa que está disposto a aprender métodos que contribuam, de fato, para tornar a rede WiFi do seu negócio mais segura e confiável.

Quando uma empresa não investe na segurança da rede WiFi, muitos problemas podem acabar surgindo de uma forma ou de outra. Com isso, as consequências podem ser desastrosas para o desempenho de qualquer empresa no mercado, o que afeta tanto os negócios menores quanto os maiores. Caso você queira evitar isso, continue lendo esse texto até o final.

Boa leitura!

Quais são as principais vantagens de garantir uma boa segurança na rede WiFi do meu negócio?

Com as pessoas e empresas dependendo cada vez mais da conectividade para facilitar diferentes processos, as expectativas em relação à rede WiFi não param de crescer. Em decorrência disso, os profissionais e clientes estão se tornando mais exigentes nesse cenário, o que não pode passar despercebido em nenhuma empresa.

Se por um lado a rede WiFi consegue promover diversos benefícios para a sociedade, é importante ter em mente que alguns desafios precisam ser levados a sério, como é o caso da segurança.

Quando uma empresa possibilita a conectividade sem fio para os seus funcionários, clientes ou demais visitantes externos, o campo de ataque acaba crescendo de forma considerável. Ou seja, quanto mais usuários têm acesso a uma mesma rede, mais frágil fica a sua segurança.

Desta maneira, torna-se uma tarefa necessária encontrar mecanismos que contribuam para evitar ataques e outros problemas comuns. Afinal de contas, se um determinado negócio investe na segurança da sua rede, dificilmente haverá a necessidade de lidar com diversos problemas que poderiam ser evitados.

Sabendo disso, confira agora os principais benefícios de garantir uma boa segurança na rede WiFi da sua empresa:

  • Mais transparência para os clientes: muitos consumidores só fecham negócio com uma empresa quando sentem que seus dados serão protegidos e manuseados da forma correta. Ao garantir uma maior segurança, a sua empresa dará um grande passo para conquistar a confiança do público;
  • Menos problemas: se há um vazamento de dados confidenciais, por exemplo, a empresa vai precisar lidar com problemas sérios;
  • Economia de recursos: quando se previne ao invés de remediar, os custos acabam sendo menores. Portanto, não caia na tentação de economizar em um investimento que precisa ser realizado;

Mas, afinal, o que devo fazer para proteger a rede wifi da minha empresa?

Agora que você já conhece as principais vantagens de manter a rede sem fio segura, chegou o momento de descobrir o que pode ser feito para torná-la mais protegida.

Vamos conferir?

#01. Não deixe de atualizar o firmware do roteador

Embora atualizar o firmware do roteador seja uma tarefa extremamente importante para garantir uma melhor segurança do equipamento, muitos usuários acabam deixando isso de lado. Caso você não faça isso regularmente, é importante ficar atento.

Os roteadores possuem um sistema operacional que precisa de atualizações frequentes. E essas atualizações ajudam a melhorar, e muito, a segurança desses equipamentos. Quando não há atualizações constantes, o aparelho acaba ficando mais vulnerável, o que facilita invasões e outros problemas.

#02. Faça alterações periódicas nas senhas

Outro passo importante consiste em realizar alterações periódicas nas senhas das redes sem fio, principalmente nas que são utilizadas somente pelos colaboradores. 

Você pode até mesmo agendar datas para efetuar essas mudanças, o que vai contribuir para evitar situações comuns de esquecimento. Mas, além de efetuar as alterações periodicamente, é necessário colocar uma senha que seja difícil de ser descoberta. Para isso, você pode misturar letras maiúsculas e minúsculas, números e por aí vai.

#03. Mantenha o firewall ativo e atualizado

Muitas pessoas não sabem, mas normalmente os roteadores vêm com um firewall embutido. Ele é considerado um dispositivo de segurança que consegue ser o grande responsável pelo monitoramento do tráfego da rede, principalmente por permitir ou bloquear acessos.

Desta maneira, o firewall pode ser considerado um “guardião” da rede sem fio. Isso significa que ele deve ser mantido ativo e atualizado quando se deseja reforçar as defesas da conexão.

#04. Utilize criptografia

Não é novidade para ninguém que a criptografia é uma das alternativas mais utilizadas para garantir uma maior segurança na rede sem fio, principalmente nos ambientes de negócios.

E como muitas empresas recorrem à criptografia para gerar mais segurança, isso não deve ocorrer por acaso, não é verdade? Pois bem, esse sistema foi desenvolvido por meio de um conjunto de regras que codificam uma informação. Assim, somente o emissor e receptor conseguem entendê-la.

É por meio da criptografia que as empresas conseguem proteger os dados sigilosos que estão armazenados no seu servidor.

#05. Use a VPN

Outro método de segurança bastante conhecido é a VPN (Virtual Private Network), ou “rede virtual privada” em tradução livre.

Com ela, os funcionários da empresa navegam por uma rede local privada. Ou seja, mesmo que um invasor consiga acessar a rede sem fio da empresa, ele não conseguirá invadir essa área restrita de navegação.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Ainda que o ambiente virtual seja enxergado como perigoso, é importante ter em mente que existem uma série de mecanismos que ajudam a tornar esse universo mais seguro.

Se você gostou desse conteúdo e deseja aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outras informações interessantes.

Até mais!

vagalume banners rocketPrancheta 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados