Que a oferta do serviço de Wi-Fi pode se tornar um diferencial para o seu negócio você já sabe, né? Mas antes de disponibilizar essa facilidade para os seus clientes, que por muitos já é considerada uma comodidade básica e imprescindível, você precisa planejar esse serviço de forma adequada.
Não adianta simplesmente instalar um roteador e disponibilizar a senha, viu?
Esse planejamento inclui identificar suas expectativas e também as dos seus clientes , realizando um levantamento bastante detalhado das características do seu ambiente para gerenciar o processo de instalação e configuração dos pontos de acesso.
Para fazer as melhores escolhas, preparamos esse post para você entender a relevância da rede Wi-Fi e o que considerar antes de implementá-la. Acompanhe!
Além de, como já mencionamos anteriormente, conferir um diferencial para a sua empresa em relação aos clientes, a disponibilização de uma conexão sem fio pode:
O primeiro passo é conhecer o seu estabelecimento e seu público a fim de determinar o link de internet, a velocidade da conexão e as características dos equipamentos. Para tomar as melhores decisões, leve em consideração o número de pessoas estimado que irão acessar sua rede wi-fi, o limite de banda liberado a cada uma delas e que tipo de atividade seus clientes realizarão em sua rede.
A partir disso, escolha um provedor que consiga suprir suas necessidades em relação a planos, velocidade e custos, considerando os objetivos e capacidades do seu negócio. Analise, também, a estabilidade da conexão e a qualidade do suporte técnico, minimizando a chance de problemas e resolvendo-os rapidamente.
Feito isso, é preciso pensar na capacidade dos roteadores e nos pontos de acesso, evitando problemas com a estabilidade do sinal, quedas na conexão e lentidão da rede wi-fi, pois isso provoca a insatisfação dos usuários e pode causar o efeito oposto ao desejado, que é a atração e retenção de clientes. Escolha os equipamentos adequados para o seu propósito e posicione-os estrategicamente, otimizando seu alcance e desempenho. No tópico a seguir, explicaremos alguns passos importantes para que a instalação ocorra de forma adequada.
Por fim, considere instalar um sistema de hotspots , já que ele transforma sua rede wi-fi em uma ferramenta de marketing: através dele, seu cliente realiza um breve cadastro com informações que você solicitar. A seguir, é possível exibir alguma propaganda ou promoção. Já os dados coletados vão para o seu banco de dados e podem ser utilizados em campanhas de email marketing, por exemplo, permitindo a segmentação do seu público-alvo.
Uma das principais estratégias é o site survey , isto é, uma pesquisa do espaço onde a rede wi-fi será instalada , uma inspeção in loco para coletar dados e métricas . Ela não é uma ação pontual, mas sim uma análise que deve ser realizada ao longo do ciclo de vida do projeto – antes, durante e depois da implementação da rede wi-fi no espaço. Dessa forma, o site survey necessita de constantes realizações e atualizações.
Há três formas de realizar o site survey e, em teoria, todos devem ser implementados no planejamento das redes Wi-Fi:
No modelo preditivo, é feita uma simulação prévia onde a cobertura da rede Wi-Fi é apenas estimada. Para isso, são utilizados softwares específicos que oferecem ao administrador a possibilidade de analisar a planta baixa do local a ser implementado, informando os materiais dos obstáculos como móveis, paredes e janelas.
Já o modelo passivo , uma ferramenta realiza uma varredura completa nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, identificando sinais concorrentes nesse espaço e auxiliando o proprietário a identificar os melhores pontos para a instalação dos pontos de acesso. Outras frequências podem interferir no sinal da internet, como telefones sem fio, brinquedos eletrônicos, bluetooth, etc.
Dessa forma, a varredura realizada auxilia no planejamento da rede Wi-Fi por identificar canais menos congestionados por redes concorrentes, garantindo uma maior qualidadae de rede . É na pesquisa passiva que se identifica a quantidade de pontos de acesso a serem instalados, que dependem do espaço do ambiente e da potência da rede wi-fi.
O passo a passo para realizar essa identificação é instalar o primeiro ponto de acesso, diminuir sua potência para média – pois a maioria dos clientes não utiliza-a completamente – e sondar o alcance do sinal do primeiro ponto, identificando seus limites físicos.
Por fim, no modelo ativo , o acesso é efetivamente testado, validando sua conectividade. Essa survey é feita após a instalação física de todos os pontos de acesso previstos no planejamento inicial: a rede wi-fi já deve estar operando para validar esse modelo.
Duas regras básicas devem ser seguidas ao projetar redes Wi-Fi em ambientes corporativos:
Esperamos que esse post tenha ajudado a entender como a disponibilização de uma rede Wi-Fi pode trazer benefícios ao seu negócio e quais etapas devem ser seguidas para sua implementação eficiente.
Lembre-se de levar em consideração o seu fluxo de clientes estimado, as expectativas e metas que seu negócio busca alcançar através dessa estratégia a ser utilizada, a quantia disponível para implementar essa estrutura e os benefícios que ela trará para o seu estabelecimento.
Tendo essas informações em mente, você pode escolher provedores de qualidade que garantirão um serviço de alto padrão para o seu negócio.
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