Enquanto diversas pesquisas apontam que a tendência do perfil dos clientes está cada vez mais se consolidando em multicanais, muitas empresas estão percebendo a importância do investimento em tecnologias que realmente proporcionem uma experiência melhor para o seu público, como é o caso do WiFi em supermercados .
Para começar, é fundamental ter em mente que, ainda que os clientes efetuem suas compras de maneira presencial, os canais digitais desempenham um papel extremamente importante para a jornada de consumo.
E isso pode ser explicado de diversas formas, já que no caso da disponibilização do WiFi em supermercados, é possível utilizar a internet para comparar preços , buscar informações complementares sobre os produtos , conhecer e se relacionar com a empresa , etc.
Quando analisamos a atual realidade das empresas que atuam no segmento de supermercado, percebemos que a implementação do WiFi para os frequentadores desses espaços contribui, e muito, para atrair e fidelizar novos clientes . Em um mercado extremamente competitivo, isso acaba se tornando um diferencial que deve ser considerado pelos gestores.
Levando essas questões em consideração, continue lendo esse texto até o final para compreender como o WiFi em supermercados consegue ser um facilitador de compras para a sua empresa, fazendo parte das estratégias dos gestores visionários.
Com o passar do tempo, os aparelhos celulares estão fazendo mais parte da vida dos brasileiros. De acordo com os últimos levantamentos, os números apontam haver mais celulares ativos no país do que a quantidade total de habitantes.
Portanto, isso não pode passar despercebido, não é verdade? Estratégias que contemplem essa nova realidade precisa estar inseridas nos negócios que querem se destacar no mercado atual, o que envolve o setor de varejo – como os supermercados.
Se os celulares são um exemplo que ajudam a facilitar a vida das pessoas, os negócios devem enxergar o investimento em soluções tecnológicas como uma alternativa que venha a alavancar o interesse e consumo dos consumidores . Contudo, sem o acesso à internet, a utilização do celular se torna bastante limitada.
Na prática, os instrumentos tecnológicos ajudam a deixar os processos mais simples e menos burocráticos . Com o acesso à internet em larga escala, isso não é diferente.
E é por isso que os consumidores estão mais exigentes. Quando uma empresa não encontra as maneiras corretas para facilitar a vida dos seus consumidores, provavelmente eles vão procurar outra empresa que ofereça essas facilidades.
Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de finalizar a compra em alguma loja física . Com isso, as empresas que oferecem internet gratuita para o seu público consegue entregar uma melhor experiência que é, sem sombra de dúvidas, extremamente importante e requisitada.
Além disso, diversas outras possibilidades acabam entrando em cena, como a utilização de aplicativos da empresa durante o processo de compras . É possível, por exemplo, oferecer descontos exclusivos para os consumidores, o que geralmente ocorre de acordo com seu histórico de compras e outros dados coletados.
Após compreender melhor as razões pelas quais os supermercados estão cada vez mais investindo na disponibilização do WiFi para seus consumidores, chegou o momento de descobrir os principais benefícios que a rede sem fio gera para esse segmento.
Vamos conferir?
Se você prestou atenção em tudo que foi abordado até agora, vai se lembrar que a geração de atrativos é uma das possibilidades que o WiFi oferece para os supermercados e seus consumidores.
Os programas de fidelidade estão inseridos no varejo há um bom tempo, mas a internet conseguiu facilitar ainda mais esse método, tornando-o mais atrativo.
Se a sua empresa já oferece um programa de fidelidade exclusivo para o público em um aplicativo, site ou outra ferramenta digital, nada mais justo do que oferecer uma boa rede WiFi para eles poderem se cadastrar no programa e, além disso, baixar o aplicativo ou cupons de descontos .
Esse método, principalmente quando é utilizado com outros mecanismos eficazes, consegue tornar a empresa mais atrativa. É comum, inclusive, que um marketing espontâneo seja criado, já que os clientes do supermercado podem indicar a empresa para outras pessoas , algo que ocorre quando eles aprovam as facilidades proporcionadas durante o processo de compra.
E se o seu supermercado tiver um ambiente em que refeições rápidas são oferecidas, como uma lanchonete, o WiFi gratuito incentiva que as pessoas permaneçam mais tempo nesses espaços , o que gera um consumo maior.
Dentre os seus principais benefícios, a melhor experiência de compra é um dos fatores decisivos para os gestores implementarem o WiFi nos supermercados.
Afinal de contas, quando o cliente consegue se conectar a um ambiente controlado com mais qualidade, ele tem à sua disposição uma série de vantagens. É por causa disso que uma melhor experiência de compra é gerada para ele, algo que pode fazer uma enorme diferença na decisão de compra.
Vamos supor que o seu cliente precisa de informações complementares para concluir a compra de um determinado produto, certo? Ele pode navegar nos sites de pesquisas, além de pedir opinião a amigos, familiares ou pessoas que incentivaram ele a buscar esse produto em específico , como médicos ou pessoas especialistas em cozinhar. Isso permite um processo de compra mais consciente , evitando que uma compra errada seja feita.
Além disso, com uma boa rede WiFi gratuita disponível, o supermercado consegue oferecer uma série de diferenciais para o seu público. É o caso dos QR Codes nos produtos, onde o cliente é encaminhado para uma página com informações adicionais sobre esse produto, por exemplo. Com essas informações adicionais , é bem provável que ele se convença com mais facilidade a levar o produto para casa .
Outro benefício gerado pelo serviço de internet WiFi em supermercados consiste na coleta de informações importantes sobre os consumidores.
Quando as empresas disponibilizam uma rede WiFi gratuita para os seus clientes, elas podem exigir que um cadastro seja realizado antes da liberação dessa rede. Com isso, o e-mail, data de nascimento, telefone e outros dados são coletados para serem utilizados nas estratégias de marketing da empresa .
Ao saber a data de nascimento do seu cliente, você pode mandar uma mensagem comemorativa através do e-mail cadastrado. Também é possível encaminhar ofertas exclusivas e outras informações relevantes para o consumidor.
E não para por aí. Ao navegar na rede WiFi disponibilizada por sua empresa , o cliente acaba deixando outros rastros que também podem ser utilizados pelo seu setor de marketing. Por exemplo, é possível analisar a frequência de visitas que ele realiza no seu supermercado.
Porém, é importante lembrar que a captura de informações precisa respeitar as normas estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados .
E aí, preparado para potencializar o desempenho do seu supermercado com uma boa rede WiFi para os consumidores? Pois bem! A Vagalume é uma empresa que oferece soluções do tipo para diversas empresas desse segmento. Para saber mais sobre o nosso trabalho, basta dar um clique aqui.
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