Saiba porque o WiFi na escola está sendo o melhor aliado para a educação!

Foi-se o tempo em que era necessário se deslocar até o laboratório de informática para acessar a Internet.

Com o amplo uso de smartphones e a disponibilização do acesso a tablets e laptops em escolas e universidades, a conectividade é primordial para a realização das mais diversas atividades acadêmicas.

Para além do uso em sala de aula, o WiFi na escola permite aos professores, funcionários e demais profissionais que atuam nessas áreas a desempenharem suas atividades de forma otimizada.

Além disso, frequentemente essas instituições possuem sites, e a disponibilização de uma conexão de qualidade pode ser um grande diferencial, inclusive para a integração mais profunda com alunos, pais, familiares e com a comunidade em geral. 

No post de hoje, trazemos alguns pontos importantes que foram reforçados pela presença da conexão à Internet em ambientes escolares e por que você pode contar com a Vagalume para otimizar ainda mais os serviços da sua instituição para promover uma educação de qualidade. Confira!

Mudanças no cenário educacional

O sistema educacional convencional é desafiado pela expansão da internet, dada sua abertura ao público e ao mundo, proporcionando um fluxo intenso de comunicação, dados, pesquisas, experiências e informações a nível global.

Principalmente no contexto da pandemia, o acesso à internet foi o que viabilizou a continuidade dos estudos de milhões de alunos mundo afora.

Para além da educação formal que o acesso à internet em ambientes educacionais viabiliza, permitindo acompanhar as aulas à distância, por exemplo, crianças, adolescentes e adultos podem entrar em contato com diversos conhecimentos e conteúdos educativos que complementam seu processo de ensino e aprendizagem.

Por isso, é importante que os alunos tenham acesso à rede não só em seu ambiente doméstico, mas também nas escolas, universidades, cursos e faculdades.

A implementação de uma rede WiFi na escola segura e ágil viabiliza a integração com o sistema da escola, beneficiando todos aqueles que se encontram nesse espaço.

Dentre as diversas facilidades que essa conexão proporciona, podemos incluir:

  • a permissão de login apenas para alunos e funcionário, caso desejado;
  • possibilitar o controle de acesso, seja ele feito por turma, por velocidade, por horário, entre outros; 
  • a oportunidade de exibir anúncios e informativos por meio de um processo de login personalizado; 
  • facilitar a prospecção de leads nas redes de visitantes, estabelecendo contato com potenciais alunos e demais interessados na instituição; 
  • permitir a aplicação de pesquisas de satisfação de pais e alunos, a fim de aprimorar os serviços oferecidos e desenvolver continuamente o sistema educacional. 

É comum, também, encontrar nestes espaços o uso de acesso a convidados, podendo se limitar a escritórios administrativos, salas de conferência, palestrantes e pais visitantes, utilizando uma conexão diferente daquelas usadas por alunos e funcionários de forma cotidiana.

Todavia, o seu objetivo mais importante ainda é viabilizar o acesso e a interação com múltiplas plataformas (EAD, vídeos, bibliotecas virtuais, softwares de ensino), ampliando a educação formal para fora da estrutura escolar convencional.

Dessa forma, os alunos conseguem acessar à internet em tempo real, adquirindo conteúdos e informações atualizadas, possuindo um login próprio e cuja navegação pode ser controlada.

Questões a serem observadas sobre WiFi na escola

Sabemos que toda essa modernização possui um custo, demandando um investimento.

Para além da eventual falta de recursos para sua implementação, os principais problemas enfrentados nas instituições são a ausência ou insuficiência de velocidade na conexão, equipamentos, cabos e tecnologias defasadas, além de equipes e funcionários incapacitados para a solução de problemas

Por isso, antes de implementar uma rede WiFi na escola moderna, é fundamental considerar se a infraestrutura disponibilizada suporta os pontos de acesso necessários para a disseminação do sinal pelo local, bem como se os computadores são compatíveis com essa tecnologia.

Por esta razão, cada caso deve ser avaliado individualmente por profissionais qualificados para buscar a melhor solução para a escola ou faculdade.

É importante lembrar que outros fatores influenciam na escolha do projeto, como barreiras físicas à transmissão do sinal, frequência e intensidade de navegação, dispositivos a serem utilizados, quantidade de redes a serem segmentadas, etc.

Reforçamos, aqui, o compromisso da Vagalume WiFi com o desenvolvimento de projetos personalizados para cada espaço, considerando a amplitude do sinal, as barreiras, os equipamentos mais adequados, a frequência de navegação e demais variáveis que caracterizam e influenciam em um acesso prático, rápido e de qualidade.

A importância de disponibilizar o acesso à internet para os alunos

Há alguns programas governamentais que buscam fomentar a inclusão do acesso à rede de internet, especialmente em escolas públicas.

Foi constatado que a disponibilização dessa tecnologia permite seu uso de forma pedagógica, promovendo também o acesso à inovação – em especial em regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica e baixo desempenho educacional. 

Além disso, o acesso à Internet gera maior autonomia para os professores, que passam a utilizar a tecnologia para desenvolver novas atividades; por outro lado, estimula o protagonismo do aluno, ampliando seu acesso a recursos exclusivos em meios digitais, além de incentivar novas práticas e abordagens para o sistema educacional vigente. 

A inclusão digital de crianças e adolescentes favorece a liberdade de expressão e faz parte do direito de acesso à informação, à educação, cultura e lazer.

Cada novo ano letivo é uma oportunidade para atualizar os sistemas, alterar senhas, implementar novidades, rever políticas de uso, introduzir novos usuários e remover antigos.

Por isso, se você possui ou conhece uma instituição de ensino que possa se beneficiar de todos os pontos positivos que o WiFi na escola é capaz de proporcionar, não deixe de entrar em contato com a Vagalume e conhecer nossas soluções institucionais.

Estamos engajados em ampliar o acesso à conexão de Internet de qualidade e promover um maior aproveitamento escolar, disponibilizando o máximo de recursos possíveis para melhorar o rendimento de alunos e funcionários. Conte conosco!

vagalume banners rocketPrancheta 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados