Wifi para empresas: entenda porque as empresas estão cada vez mais conectadas

Há grandes chances de você estar lendo esse post estando conectado na rede WiFi, seja ela domestica ou empresarial. Acertamos?

Que essa forma de conexão revolucionou a maneira como pesquisamos, nos relacionamos, estudamos e trabalhamos, você já sabe. E que a proteção dessa rede, assim como dos seus dados e informações sensíveis, é fundamental, também não é nenhuma novidade, certo?

Se você possui um negócio e quer que ele prospere, seja internamente, construindo uma cultura empresarial forte e estabelecendo normas e diretrizes para consolidar sua empresa, seja externamente, conquistando clientes e consolidando seu crescimento, o wifi para empresas pode ser de grande ajuda para o sucesso do seu empreendimento.

A velocidade e qualidade da conexão influenciam nas vendas, no atendimento ao cliente, na realização de pedidos, na geração de documentos e em muitas outras áreas. 

Investir em conectividade não é mais um diferencial e, sim, uma necessidade para se manter competitivo no setor. No post de hoje, trazemos algumas razões pelas quais a conectividade é importante para o seu negócio e algumas dicas, que são sempre válidas, para garantir sua segurança. Confira! 

Por que o WiFi empresarial é importante?

A tecnologia da informação permeia quase todas as áreas dos negócios, ampliando a mobilidade, principalmente, ao oferecer soluções em cloud computing, ou seja, conectividade em nuvem. Isso facilita a tomada de decisões, a resposta rápida a crises e permite o acesso remoto, seja para a realização do trabalho, seja para a solução de problemas. 

Vamos começar falando do aspecto interno: até a implementação desse formato de rede, a conectividade se dava por meio de cabos, que exigiam uma estrutura onde quanto maior fosse a empresa, maior seria a quantidade necessária de cabos e adaptações para que todos os computadores estivessem conectados.

Atualmente, essa estruturação não é mais uma realidade: por meio da conexão sem fio, os computadores podem se conectar livremente à rede e, inclusive, serem deslocados sem precisarem de cabos anexos.

Isso possibilita, também, a conectividade fora do espaço de trabalho, dado o crescimento de posições de trabalho remotas. Ao disponibilizar o acesso à rede WiFi e colocar o conteúdo necessário para as equipes trabalharem em servidores e nuvens, o trabalho torna-se portátil e mais acessível para funcionários que não trabalham na empresa. 

Esse cenário de mudanças, principalmente se considerarmos a reestruturação do trabalho pós Covid-19, exige uma modernização dos processos até então utilizados, atendendo às demandas por mobilidade e integrando as operações.

Mais recentemente, ouvimos com frequência falar em internet das coisas (IoT), big data, inteligência artificial e machine learning: estes conceitos relativamente modernos introduzem a tecnologia nos processos, produtos e serviços a fim de otimizar a troca de informações, integrar sistemas e agilizar resultados, revolucionando a maneira de consumir dados.

Além dessa maior flexibilidade voltada ao desempenho do trabalho, o WIFi empresarial também se torna um ativo importante externamente.

Ou seja, no relacionamento com clientes e fornecedores: ao disponibilizar uma conexão de rede sem fio para visitantes e terceiros, a empresa ganha uma vantagem competitiva, visto que a conectividade tornou-se pré-requisito fundamental para a realização de diversas atividades cotidianas.

Ao contar com uma rede rápida e segura, especialmente se o seu negócio interage diretamente e recebe clientes em seu espaço, isso trará um maior conforto e contará como um ponto positivo para que os clientes visitem sua empresa e se sintam à vontade enquanto estão lá. 

Quais os benefícios de uma rede de WiFi para empresas?

Wifi para empresas é super importante, saiba o porquê!
  • Aumentar a conectividade entre matriz e filiais: com a crescente quantidade de informações armazenadas em nuvem, o Wifi para empresas facilita o acesso a esses dados, e o fato de estarem armazenados fora de servidores convencionais permite que unidades em outras regiões, ou até mesmo trabalhadores remotos, possam desempenhar suas atividades sem necessitar de deslocamento. 
  • Ampliar o controle e gerenciamento de redes: com o aumento do número de dispositivos conectados, é fundamental garantir a segurança das redes e a estabilidade do sinal. Assim, estabelecer regras de acesso, controlar a banda, otimizar o sinal e fortalecer a segurança da rede são medidas benéficas a todos os usuários da conexão, além de oferecerem informações importantes a quem controla o acesso às redes. 
  • Implementar ferramentas colaborativas: além de otimizar o trabalho em equipe e aumentar a produtividade, o uso dessas tecnologias facilita novas formas de trabalho, como o trabalho remoto, que mencionamos anteriormente. A portabilidade e a flexibilidade do trabalho abrem caminho para novas estruturas produtivas.

Quais problemas uma conexão de WiFi ruim pode gerar?

Sabemos que tempo é dinheiro e não queremos perdê-lo com quedas na rede, instabilidades, lentidão e conexões ruins, certo?

Se multiplicarmos os minutos que passamos esperando pela internet voltar a funcionar corretamente toda a vez que acontece algo na rede pela quantidade de dados que poderia ser processada naquele período, veremos o grande atraso na execução de atividades cotidianas. 

Isso sem mencionar o risco de perda de dados e informações importantes, problemas na comunicação, atrasos logísticos…

Tudo isso se torna um fator de estresse para as equipes que utilizam as redes diariamente, além de poder acarretar prejuízos financeiros e danos à reputação da empresa, muitas vezes irreparáveis.

Mas como cuidar do Wifi para empresas?

Muito mais do que conter informações pessoais, os servidores de empresas possuem dados que, se expostos, podem prejudicar enormemente uma empresa.

Por isso, é fundamental contar com medidas de segurança que garantam o bom funcionamento da rede, contando também com uma equipe de TI preparada e atualizada, capaz de implementar soluções seguras e eficazes.

Além de manter o firewall, que é um dispositivo de rede que monitora o tráfego ativado, é fundamental ter um antivírus atualizado, que neutralize qualquer ameaça.

Outras ferramentas importantes para a segurança das redes são os protocolos de segurança, como o WAP (Wireless Application Protocol), que criptografa o tráfego de dados entre a empresa e o ponto de acesso. O uso desses dados criptografados é essencial para que terceiros não consigam acessá-los.

Manter o WiFi desligado fora do horário de trabalho também é uma alternativa para minimizar o acesso não autorizado por parte de terceiros, assim como desabilitar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Ele dificulta a ação de hackers, que precisariam decifrar o IP da rede, bem como a máscara e seus demais parâmetros.

A definição de senhas e de listas de acesso também são fatores importantes para prevenir acessos indesejados, entendendo quais usuários se conectam à rede e quais informações por eles acessadas. Nem todos devem ter acesso às informações estratégicas da empresa.

Como escolher a melhor conexão WiFi para o meu negócio

Além de todos os pontos mencionados, é fundamental escolher o equipamento correto para a rede Wifi para empresas, a fim de evitar dores de cabeça desnecessárias.

Para isso, devem ser considerados o número de usuários internos e externos, isolar a rede de funcionários da rede de visitantes para assegurar a rede interna, dimensionar a conexão para garantir um sinal de qualidade e uma internet rápida, contando com equipamentos projetados para uso corporativo, entre outras variáveis.

Por isso, não deixe de contar com um suporte qualificado para garantir a segurança e eficiência da sua rede.

Aqui, na Vagalume WiFi, contamos com profissionais especializados para instalar e realizar a manutenção da sua rede, ajudando a aprimorar seus processos, multiplicando sua produtividade e ampliando a conectividade da sua empresa. Entre em contato com a gente!

E se gostou da leitura, veja mais no nosso blog.

vagalume banners rocketPrancheta 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados