Diversas pessoas sofrem por ter internet lenta em casa ou no trabalho. A internet lenta pode incomodar e causar o atraso em tarefas do dia a dia, como carregar um vídeo, fazer o download de arquivos ou até fazer uma ligação por vídeo.
Com a internet lenta, é comum que os vídeos travem, os downloads não sejam feitos e as páginas não carreguem, assim, o que geralmente seria feito em segundos, pode demorar alguns minutos.
Por isso, é preciso entender
o que está causando a lentidão na conexão para poder resolver os problemas. Diversos fatores podem influenciar na velocidade da internet, como a
localização do modem,
o excesso de conexões,
vírus e até
problemas com seu computador podem reduzir o desempenho da internet.
Dessa forma, antes de ligar para a sua operadora de internet, verifique os
fatores que podem estar diminuindo a velocidade da internet. Neste post, reunimos alguns problemas que deixam a internet lenta e as respectivas soluções para controlá-los. Quer saber mais? então continue lendo.
Muita gente ainda acredita que a instabilidade de conexão com a internet é ocasionada por problemas com o
provedor ou pela
quantidade de megas disponibilizados no plano contratado pelo cliente.
No entanto, existem inúmeros motivos que podem fazer com que a conexão com a internet fique mais lenta, que vão desde problemas mais simples, que podem ser resolvidos apenas retirando o aparelho da tomada, até problemas que devem ser checados com maior atenção.
Dentre as causas mais comuns que podem deixar a internet lenta, podemos citar problemas no modem ou no roteador, no sinal WiFi ou até mesmo devido a quantidade de serviços ligados a conexão que estão sendo utilizados simultaneamente.
Abaixo, reunimos 5 problemas
que costumam deixar a internet lenta e podem causar instabilidade na conexão WiFi. Ao entender quais são eles, fica mais fácil resolvê-los para não ser necessário chamar um técnico na sua casa ou empresa.
Um motivo básico que pode causar lentidão na internet é a
distância do roteador WiFi. Além da distância, outro motivo pode ser a quantidade de paredes entre o dispositivo e o roteador, o que pode comprometer a qualidade da conexão.
Dessa forma, paredes de tijolos e concreto vão interferir no sinal. Se esse for o caso, mudar o dispositivo para outro lugar, mais próximo e com menos barreiras, pode ser uma boa solução.
Portanto, o ideal é que o roteador seja colocado numa posição central, onde a maior parte dos dispositivos ficarão conectados. Além disso, é interessante posicionar o dispositivo em um local alto para evitar outras barreiras como móveis.
Outra situação que pode causar lentidão, diz respeito ao
excesso de conexões. Assim, se outras pessoas estiverem conectadas a rede, a largura de banda será compartilhada e isso pode diminuir a velocidade da internet.
Portanto, se muitos dispositivos tentarem enviar e receber dados ao mesmo tempo, eles vão precisar se revezar e isso vai reduzir a velocidade da internet para todos os usuários.
Às vezes a lentidão na internet pode ser causada pela
quantidade de programas abertos ao mesmo tempo. Assim, se você faz o download de grandes arquivos, abre várias páginas no navegador ao mesmo tempo, ouve música online e reproduz vídeos automaticamente, isso vai sobrecarregar seu acesso.
De uma forma geral, uma conexão rápida deve ser capaz de lidar com vídeos ou músicas online, mas se várias coisas estiverem consumindo sua conexão ao mesmo tempo, a internet disponível para acessar um determinado conteúdo será menor. Por isso, é importante encerrar os programas que não estiver usando.
Além disso, se vários aplicativos estiverem abertos no seu computador, além da velocidade da internet, a memória RAM também ficará sobrecarregada. Dessa forma, sua máquina também vai ficar mais lenta.
Outro ponto que merece atenção é a saúde dos equipamentos utilizados. Pois, da mesma forma que os equipamentos tecnológicos ganham novas versões para se adaptarem às atualizações dos softwares, os equipamentos que garantem o acesso à internet também vão ficando desatualizados com o passar do tempo.
Por isso, é interessante observar se o seu roteador e o equipamento fornecido pelo provedor de internet estão atualizados e se adequam a velocidade de conexão do seu pacote.
Vírus e malwares também podem deixar a internet lenta em computadores, celulares e tablets. Pois, esses programas maliciosos comprometem a qualidade da navegação e a segurança dos dados.
De forma geral, os vírus não desaceleram a internet em si, mas desaceleram o hardware, tornando a navegação online muito mais lenta. Por isso, é importante manter sempre um antivírus de qualidade nas máquinas, além de realizar uma varredura periódica nos dispositivos para detectar problemas em estágio inicial.
Agora que você já conhece as principais causas que deixam a internet lenta na sua casa ou trabalho, destacamos abaixo algumas
soluções simples
para tentar resolver os problemas mais comuns.
Parece óbvio, mas desligar e ligar o equipamento pode ajudar a contornar grande parte dos seus problemas com a internet, podendo resolver a instabilidade do sinal e melhorar a velocidade da conexão.
Assim, reinicializar o roteador ajuda a limpar a memória em cache e os processos desnecessários rodando em segundo plano. Inclusive, muitas operadoras sugerem que você reinicie seu roteador todos os meses.
Outra dica consiste em ajustar as antenas do roteador. Assim, se o seu roteador tiver antenas externas ajustáveis, tente reposicioná-las. Pois, normalmente, as antenas de roteadores são omnidirecionais, o que significa que os sinais são transmitidos perpendicularmente à posição da antena, dessa forma uma antena vertical vai transmitir sinais horizontais e vice-versa.
Sendo assim, se você estiver tentando se conectar a um roteador localizado em outro andar da casa ou empresa, tente virar a antena para a posição horizontal e veja se o sinal da conexão melhora. Pode ajudar.
O cache é o local onde os navegadores de internet armazenam informações de quando você visita e interage com determinados sites da web.
Por isso, lembre-se de limpar o cache e histórico de navegação regularmente. Com isso, você vai evitar que os dados acumulados diminuam a velocidade da sua internet.
Por último, mas não menos importante está a utilização de um antivírus. Pois, os ataques com malware podem afetar a saúde dos equipamentos tecnológicos, o que resulta em uma internet lenta.
Para verificar se esse é o problema, execute um scan de vírus e malware em seu sistema usando um programa antivírus de boa qualidade.
Esperamos que tenham gostado das dicas que reunimos. Esses são os fatores mais comuns que impactam na velocidade da sua internet. Lembre-se de
verificá-los regularmente para garantir que sua navegação esteja sempre com a maior qualidade possível, sem contratempos ou surpresas.
Mas, se você seguiu todos esses passos e a sua conexão com a internet ainda continua lenta, é interessante entrar em contato com o seu provedor, para verificar se está tendo instabilidade no sinal.
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech