Nos últimos tempos, estar conectado à internet tem se tornado uma necessidade para muita gente. Pois, a rede mundial de computadores pode ser utilizada para estudar, trabalhar e entrar em contato com as pessoas. Assim, o acesso à rede tem se tornado uma demanda frequente.
Mas, diante dos
preços elevados de pacote de dados, além da
qualidade do acesso ser instável, existe a necessidade de contar com uma
rede WiFi. Portanto, a conexão sem fio continua sendo a preferida dos brasileiros. Logo, fornecer conexão à internet no seu estabelecimento comercial se tornou essencial.
Além disso, o acesso a rede pode ser feito de forma facilitada por meio do
Facebook WiFi. O
recurso é oferecido pela rede social para empresas que possuem
páginas de negócio e querem configurar uma rede sem fio para visitantes.
Neste post, reunimos informações importantes sobre o Facebook WiFi, o que é, como utilizá-lo, os prós e contras, além de destacarmos a importância de usar o Facebook na sua estratégia de marketing. Quer saber mais? Então continue lendo!
Antes de descobrir o que é o Facebook WiFi, é interessante saber mais sobre a plataforma. O Facebook é uma das maiores
redes sociais dos últimos tempos.
Além de ser uma ferramenta feita para facilitar a comunicação no meio online, também é uma ótima oportunidade de negócios para a sua empresa. Pois, oferece diversos recursos que ajudam a impulsionar a sua marca.
A rede social, criada no ano de 2004, deixou de ser apenas uma plataforma para pessoas se comunicarem e se tornou uma ferramenta que possibilita que
empresas de todos os portes divulguem o seu trabalho.
Ao utilizar a plataforma, as organizações podem criar páginas para divulgar os seus serviços oferecidos, produtos disponíveis, e conteúdos para impulsionar a marca. Dessa forma, criando uma maior
proximidade com os clientes e possíveis consumidores, já que as pessoas vão poder encontrar sua empresa com uma simples pesquisa.
Sabendo disso, o Facebook WiFi consiste na conexão à rede sem fio por meio do login no facebook. Quando o usuário se conecta à internet, ele ajuda a divulgar o local em que está a partir da ferramenta de check-in.
Portanto, quando os visitantes se conectam a rede e fazem check-in, eles são direcionados à página do Facebook do seu negócio para deixar uma curtida e conhecer melhor a empresa.
Como destacamos acima, o funcionamento do check-in no Facebook WiFi é algo simples: quando o usuário faz check-in no Facebook, ele passa a ter acesso a rede. Sendo assim, ele terá acesso a uma conexão gratuita e, ao mesmo tempo, vai divulgar seu estabelecimento, pois os seguidores dele na rede social vão saber onde ele está.
Com esse simples acesso, é possível
aumentar a visibilidade do negócio e a presença da sua marca na internet, podendo trazer mais pessoas para conhecer e curtir a página da empresa.
Agora para que você entenda o que essa estratégia é capaz de trazer para o seu negócio, é interessante compreender como ocorre o check-in do ponto de vista do usuário. Abaixo, elencamos o passo a passo para fazer check-in por conta própria.
O primeiro passo para fazer o check-in diz respeito a abrir o aplicativo do Facebook no smartphone e em seguida ir até o feed de notícias. Logo após, você deve clicar em “No que você está pensando?’”.
Na sequência, vai aparecer na tela um menu e você deve clicar na opção “Check-in”. Após isso, você deve procurar pelo local em que está no momento, pesquisando o nome do estabelecimento.
Agora só basta confirmar se a localização que apareceu é a mesma em que você se encontra e clicar em ‘”Compartilhar’”. Pronto, agora todos os seus amigos e seguidores no Facebook vão ter acesso a sua publicação.
Agora que você já sabe o que é o Facebook WiFi e como usar o check-in por conta própria, reunimos abaixo os principais prós e contras da conexão via check-in por meio da rede social.
Podemos dizer que o grande benefício do Facebook WiFi está na possibilidade de divulgação do seu negócio. Afinal, assim que o visitante faz check-in para ter acesso a rede, ele divulga o seu estabelecimento comercial, ou seja, fazendo uma espécie de propaganda gratuita.
Pois, quando os consumidores fazem check-in na sua empresa, toda a rede de amigos e seguidores do Facebook vai ter acesso a essas informações, auxiliando você a atingir mais clientes em potencial.
Outra vantagem consiste no aumento do seu engajamento nas redes sociais, uma vez que o Facebook WiFi permite que mais pessoas cheguem até a página comercial da sua empresa após fazer o check-in.
Conhecendo a página, o cliente pode interagir com a marca e enviar mensagens com sugestões ou feedback, além de avaliar a experiência. Isso pode movimentar as redes sociais da empresa, aumentando o alcance da página do seu negócio.
Para utilizar o Facebook WiFi e configurar o acesso via check-in, é necessário apenas investir em um roteador de internet habilitado para este serviço. O custo com os equipamentos pode variar de R$200 a R$500.
Assim, tendo um roteador compatível, a configuração da rede pode ser feita de forma facilitada, seguindo as instruções fornecidas pelo próprio Facebook e pela fabricante do equipamento.
Mas, apesar de parecer uma ótima ideia, o Facebook WiFi também tem pontos negativos. Elencamos abaixo alguns deles:
Obrigar o visitante a realizar o check-in no Facebook WiFi pode ser decepcionante para seu cliente e causar o efeito reverso do esperado. Pois, pessoas mais reservadas ou aquelas que não usam redes sociais não vão ter acesso a rede.
Dessa forma, ao se deparar com essa obrigatoriedade do check-in, muita gente pode desistir de usar o WiFi e acabar saindo com uma imagem negativa do seu estabelecimento.
Apesar de parecer uma exigência, o usuário mais atento consegue contornar a necessidade de fazer o check-in no estabelecimento usando a opção de visibilidade “Somente eu”.
Assim, a publicação do check-in não vai ser exibida para ninguém e o seu estabelecimento não vai ser visto pelos amigos do seu cliente.
Como sabemos, quanto mais clientes você atrair para o seu estabelecimento comercial, mais lucros você terá. Por isso, o uso do check-in é importante, pois os seus próprios clientes vão divulgar sua empresa e atrair mais pessoas para o local.
Para isso, você pode aplicar estratégias para incentivar os clientes a utilizarem esse recurso, como é o caso de oferecer um desconto para as pessoas que usam o Facebook WiFi e fazem check-in.
De modo geral, disponibilizar uma boa conexão WiFi no seu estabelecimento via check-in pode trazer benefícios tanto para os clientes quanto para os empresários: você oferece comodidade ao cliente e ele impulsiona a imagem do seu negócio.
Mas, lembre-se que ao usar o Facebook Wi-Fi você deve saber que a ferramenta possui características específicas, sendo importante avaliar cada uma e ponderar se é uma boa escolha para o seu negócio.
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