A internet é uma das grandes inovações da vida moderna. Pois, além de trazer inúmeras facilidades para as tarefas do cotidiano, ela está cada vez mais presente na rotina das pessoas com o passar dos anos.
Com a pandemia, o uso da internet ficou ainda mais em evidência, pois permitiu que muitas pessoas pudessem se comunicar, trabalhar, estudar e fazer compras sem precisar sair de casa. Reafirmando assim a importância dela para os dias atuais.
Assim, as redes sem-fio, também conhecidas como
redes
wireless, proporcionam uma maior comodidade e facilidade na hora de utilizar a rede mundial de computadores, uma vez que permitem que as pessoas se conectem a internet por meio de dispositivos móveis e de fácil locomoção, como é o caso dos notebooks.
No post de hoje, reunimos algumas dicas para facilitar a vida das pessoas que utilizam a
rede wireless, indicando 6 formas de
como melhorar o sinal da rede sem fio. Quer saber mais? Então continue lendo.
A rede wireless, também conhecida como rede WiFi ou conexão sem fio, pode ser entendida como uma forma de conexão para um ou mais dispositivos sem a necessidade de usar nenhum tipo de cabo.
De uma forma geral, o termo Wireless corresponde a junção de duas palavras em inglês: Wire, que significa “fio”, e Less, que significa “sem”. Logo, uma rede wireless é simplesmente uma
“rede sem fio”.
Assim, as redes sem fio podem ser classificadas em 4 categorias: WPAN, WLAN, WMAN e WWAN.
A WPAN corresponde a uma
rede pessoal
sem fio, de curta distância, que varia de alguns centímetros para alguns metros de distância. Os tipos mais comuns de redes WPAN usam como forma de conexão o infravermelho e o Bluetooth. Assim, as redes WPAN são bem comuns em escritórios e residências.
As redes WLAN podem ser entendidas como “rede de área local sem fio” e são as mais utilizadas em todo o mundo. O alcance das redes WLAN chegam a dezenas de metros com qualidade e estabilidade de sinal.
As redes WLAN usam ondas de rádio para transmitir o sinal de internet. Esse tipo de rede sem fio é mais conhecida como WiFi.
Já a rede WMAN significa “rede de área metropolitana sem fio”. Ela é bem parecida com a rede WLAN, mas possui um alcance maior, podendo chegar a quilômetros de distância.
De uma forma geral, os sinais de rádio das redes WMAN são ótimos para interligar cidades vizinhas ou áreas metropolitanas à capital do estado. Assim, as redes WMAN são mais usadas no mundo corporativo como um meio de fornecer uma rede privada para empresas.
Por fim, às redes WWAN, também chamadas de rede de longa distância sem fio, são aquelas que alcançam as maiores distâncias. Esse tipo de rede sem fio é usada apenas por operadoras de telecomunicações para fornecer as conexões móveis.
O método de transmissão usado pelas operadoras utiliza criptografia que fornece uma forte camada de segurança aos dados que trafegam na rede.
Agora que você já sabe sendo uma rede sem fio e seus tipos, também deve querer saber como uma rede wireless funciona.
A internet WiFi funciona por meio de sinais emitidos pelos roteadores que podem chegar via cabo, linha telefônica ou ondas de rádio.
Nesse caso, a antena do roteador fica responsável por
captar e emitir os sinais e decodificá-los, permitindo assim a troca de informações entre os aparelhos. Logo, para que um dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que esteja dentro de um determinado raio de ação, também chamado de “hotspot”.
De forma geral,
é utilizado um modem ou roteador que pega o sinal da operadora, por meio de um cabo,
e retransmite para os outros dispositivos conectados através de ondas de rádio, que saem das suas antenas.
Assim, a troca de informações acontece por meio de frequências. Dessa forma, quanto mais alta a frequência, maior também a capacidade do sinal carregar um alto número de informações.
Após entender como funciona a rede wireless, fica mais fácil de compreender possíveis falhas na internet. Sendo assim, destacamos abaixo
6 dicas para conseguir ter um melhor sinal de conexão.
O roteador funciona como uma espécie de antena. Assim, pensar no posicionamento do equipamento é importante para garantir o melhor sinal. Por isso, prefira colocar o roteador em áreas altas para espalhar o sinal em todas as direções.
Além disso, locais altos possuem menos barreiras quando comparados aos baixos, como é o caso de móveis e objetos. Assim, evite deixar o roteador perto de objetos como espelhos, aquários, paredes muito espessas ou equipamentos que emitem ruídos na rede, como microondas e telefones sem fio, pois eles atrapalham a propagação do sinal.
Também é interessante colocar o roteador em um espaço mais central, para que o sinal seja propagado de forma uniforme em todos os ambientes. Teste e veja a diferença!
O repetidor de sinal pode ser um grande aliado na hora de utilizar a internet. Pois, ele pode
melhorar o sinal da rede wireless em alguns cômodos que ficam muito longe do roteador, ou em andares acima.
Além disso, existem muitos modelos no mercado, para todos os bolsos. Logo, esse tipo de aparelho pode ajudar a expandir o sinal de WiFi e diminuir os problemas de conexão que possam surgir.
Outra dica bem interessante corresponde à atualização dos equipamentos. Assim, é importante, de tempos em tempos,
baixar e atualizar os dispositivos para garantir a velocidade e confiabilidade na transmissão de dados e sinal da rede wireless
Logo, atualizar para os recursos mais recentes pode corrigir possíveis erros, além de fornecer uma conexão muito mais atualizada, com as novas tecnologias presentes no mercado.
Sempre que possível,
evite utilizar muitos programas em simultâneo, ou deixar aplicativos abertos em segundo plano no seu celular, principalmente se eles fazem uso de conexão.
Isso porque, ao dividir a conexão entre tudo o que está aberto, isso gera lentidão na hora de carregar uma página. Logo, assistir séries na Netflix ou fazer downloads de arquivos consomem muita banda.
Fazer esse tipo de uso pode
diminuir o sinal da rede wireless ou causar instabilidade na rede, sendo o possível motivo do congestionamento da conexão
O sinal da rede wireless está sujeito a interferências externas. No entanto,
você pode diminuir o cruzamento de ondas apenas modificando o canal de conexão. A maioria dos roteadores tem como padrão a definição automática do canal, mas isso não impede que você mesmo modifique isso.
Sendo assim, alterar a conexão faz com que ela sofra menos interferência, especialmente quando existem muitos sinais enviados por diferentes roteadores, o que pode deixar a internet lenta.
Logo, estar em um prédio com várias redes WiFi ao alcance e trabalhando o mesmo canal, o sinal certamente será prejudicado.
Essa última dica é muito simples, mas também muito importante. Pode parecer bobo, mas às vezes tudo que você precisa para estabilizar sua conexão é
desligar ou reiniciar o roteador.
Esse simples passo ajuda a melhorar a internet, pois evita o aquecimento do aparelho por uso em excesso. Assim, tente desligar o roteador quando sair de casa ou
do local de trabalho e veja a diferença.
Esperamos que tenham gostado das
dicas que trouxemos nesta publicação. Com elas, vai ser
possível ter um melhor desempenho da sua rede wireless e resolver possíveis problemas pontuais.
É importante destacar que para ter um melhor desempenho, se faz necessário contar com bons equipamentos e com empresas que oferecem um serviço de qualidade e possuem anos de atuação no mercado, como é o caso da
Vagalume WiFi.
Assim, ao seguir essas dicas você vai conseguir melhorar a velocidade, o desempenho, a cobertura e a estabilidade da internet utilizada na sua casa, no seu trabalho ou no seu estabelecimento comercial, garantindo maior praticidade para seu dia a dia.
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech