Não podemos negar que a liberdade para acessar qualquer site na internet precisa ser enxergada como uma enorme vantagem, mas isso possui um risco. Quando se trata de uma navegação segura durante o processo de aprendizagem, então, o cuidado precisa ser redobrado.
É preciso levar em consideração que
os sites podem trazer certos perigos, como vírus e diversas outras ameaças
que existem no ambiente digital. Além disso, conteúdos impróprios para crianças ou adolescentes podem estar presente nestes espaços sem qualquer restrição, o que precisa ser evitado por qualquer instituição de ensino que queira proteger os seus alunos.
Também existem diversas páginas que distraem os estudantes, incluindo as redes sociais ou ambientes com jogos, dificultando o processo de aprendizagem. Para evitar isso,
é necessário fazer restrições,
bloqueando sites que apresentem algum tipo de ameaça.
E ao contrário daquilo que muitos pensam, essas restrições podem ser feitas de uma maneira simples,
sem muita burocracia. Desta maneira, se você deseja proteger os estudantes da sua instituição de ensino, não deixe de ler este texto até o final.
Tenha uma boa leitura!
Tendo em mente que o mundo está cada vez mais globalizado,
a ampla disseminação dos instrumentos tecnológicos na sociedade é um dos fatores que contribuem para tornar a internet tão requisitada nos ambientes de aprendizado.
Isso contribui, por exemplo, para explicar a pressão existente para que as instituições de ensino invistam neste tipo de tecnologia.
No entanto, quando se fala em investir, isso precisa ser levado a sério. Não se pode disponibilizar uma internet de pouco alcance ou baixa qualidade. De nada vai adiantar o investimento se os frequentadores dos espaços de aprendizagem não estiverem satisfeitos com o serviço oferecido.
E por incrível que pareça, é bastante comum encontrar redes educacionais que não se preocupam em disponibilizar uma internet de alta qualidade para os seus alunos e funcionários. Portanto, tenha em mente que se os usuários não estiverem satisfeitos, o investimento pode acabar sendo em vão.
Na prática, a internet vem se tornando um recurso crítico nestes ambientes. A rede sem fio, por exemplo, está sendo cada vez mais cogitada nos mais variados ambientes de uma empresa educacional, seja nas salas de aula, nos ambientes de convivência, no apoio à missão acadêmica ou até mesmo na contribuição gerada para manter as instalações funcionando perfeitamente.
Caso a rede sem fio não receba a atenção necessária por parte das instituições de ensino, a sua reputação pode ser colocada em risco, bem como as diversas formas de aprendizagem facilitadas por essa tecnologia.
Agora que você compreende a importância que a internet possui para os ambientes de aprendizado, chegou o momento de descobrir
como bloquear determinados sites e, consequentemente, oferecer uma experiência de navegação melhor para os alunos da sua instituição de ensino.
Pois bem, como o Google Chrome é o navegador mais manuseado para estes casos, utilizaremos ele como referência, certo?
Confira:
Abra o Chrome Web Store. Caso você não saiba onde fica, basta acessar as configurações, e clicar em “extensões”.
Com o Chrome Web Store aberto, você precisará recorrer ao campo de busca, selecionando uma extensão que possibilite o bloqueio. Portanto, digite “block site”, ou algum outro termo similar, e escolha a opção mais bem avaliada.
Não é recomendado selecionar uma opção pouco utilizada, principalmente quando queremos assegurar a segurança deste bloqueio.
Vale ressaltar que as opções mais conhecidas e seguras disponibilizam somente uma versão gratuita para uma quantidade limitada de sites a serem bloqueados. Ou seja, se você deseja efetuar o bloqueio de vários, será necessário adquirir a versão premium da extensão.
Após escolher a extensão, clique em “Usar no Chrome”. Neste momento abrirá um pop-up de confirmação, onde você terá que ler e concordar com os termos de uso.
Por fim, basta começar a bloquear os sites que desejar. Para isso, acesse o site em questão e clique na extensão. Também é possível acessar a engrenagem das configurações de extensões para colocar todos os sites que você deseja bloquear.
Não bastando tudo isso, você também consegue efetuar o bloqueio por meio de categorias específicas, o que é mais comum quando se trata de equipamentos de ensino.
Sempre que paramos para analisar a importância do uso da tecnologia nos modelos de aprendizagens atuais, percebemos o quanto as ferramentas tecnológicas estão conseguindo fazer uma enorme diferença para potencializar os processos de ensino.
Porém, por mais que isso já tenha um grande significado nos dias atuais, não é oportuno acreditar que estamos apenas no começo.
Nos próximos anos, a tecnologia estará ainda mais inserida neste contexto. Ou seja, as instituições de ensino que não estiverem preparadas para lidar com essa nova realidade dificilmente vão conseguir se destacar no mercado.
Portanto, o investimento em ferramentas tecnológicas, como é o caso do WiFi, é algo que precisa ocorrer o mais rápido possível. Caso contrário, as chances de manter uma vantagem competitiva terminarão sendo bem menores.
E não é isso que você quer para a sua instituição de ensino, não é verdade? Pois bem, para evitar problemas ou insatisfações ao contratar uma rede sem fio, você deve procurar uma boa empresa na área.
A Vagalume WiFi é uma empresa que possui uma grande experiência nisso. Para saber mais sobre o nosso trabalho, basta dar um clique aqui. Além disso, caso tenha gostado deste conteúdo e queira aprender mais sobre outros assuntos importantes, confira o nosso blog.
Esperamos vê-lo(a) novamente em breve! Até mais!
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech