5 benefícios do WiFi marketing para lojistas e gestores de shoppings centers

24 de maio de 2023

Na era da conectividade, oferecer WiFi em ambientes públicos tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Dessa forma, fornecer acesso à rede no comércio pode ser visto como um fator decisivo para melhorar a experiência do usuário.


Mas, uma coisa que muitos não sabem, é que fornecer acesso WiFi para os clientes pode ser benéfico para a organização, possibilitando diversas vantagens e oportunidades de negócio para a empresa quando é usado como estratégia.


Logo, por meio do
WiFi marketing, é possível configurar a rede para que o usuário tenha acesso a conexão e, da mesma forma, permitir que os gestores de shoppings possam se beneficiar desse serviço que pode ajudar a atrair, manter e fidelizar clientes..


Por isso, reunimos neste post, algumas informações básicas sobre WiFi marketing e os principais benefícios dele para lojistas e gestores de shoppings centers. Quer saber mais? então continue lendo. 


O que é WiFi marketing?

De forma geral, o WiFi Marketing diz respeito a um canal que possibilita a criação de campanhas de marketing segmentadas, baseadas na captação de dados dos usuários que se conectam à rede do estabelecimento comercial.


Dessa forma, o acesso a internet ocorre por meio da troca de informações pessoais ou de alguma forma de engajamento dos usuários.


Para a captação mais precisa das informações, é interessante solicitar dados como nome, e-mail, telefone e idade, além de questionamentos objetivos que possam ajudar o negócio de alguma forma. 


Também é possível se conectar ao WiFi marketing utilizando o “Social Login”, que é o login por meio das redes sociais. Nessa opção, o cliente autoriza a coleta de informações da sua rede social para ter acesso a rede.


Além disso, essa estratégia também permite verificar métricas, como: número de visitantes, quantas vezes uma campanha foi vista, taxa de conversão, tempo de permanência dos visitantes e outros dados importantes para a equipe de marketing.


5 benefícios do WiFi marketing para lojistas e gestores de shoppings centers

Agora que você já sabe o que é o WiFi marketing e para que ele serve, destacamos abaixo 5 benefícios do WiFi marketing para lojistas e gestores de shoppings centers.


1. Melhor experiência para o consumidor

Uma das principais vantagens de utilizar o WiFi marketing no shopping é promover uma melhor experiência para o consumidor, isso porque o acesso a rede facilita a vida do cliente que precisa acessar a rede para resolver algum problema ou entrar em contato com alguém, por exemplo.


Além disso, na página principal do WiFi marketing, o shopping pode fornecer mapas do local e informações sobre as lojas, trazendo benefícios para os consumidores, gestores e lojistas. 


2. Aumento do tempo de permanência

Outro benefício consiste no aumento do tempo de permanência do cliente no shopping center. Dessa forma, com o acesso a rede do estabelecimento, o consumidor não vai precisar sair do shopping para ir para casa ou outro local com internet para resolver ações pontuais.


Logo, quanto mais tempo o cliente passa no estabelecimento, maiores são as chances de  estarem explorando as lojas, gastando em áreas de convivência ou utilizando mais as praças de alimentação.


3. Coleta de dados precisa

Ao oferecer WiFi grátis também é possível conhecer melhor o consumidor que frequenta o shopping center. Isso porque, o WiFi marketing permite a coleta de dados por meio das informações que o usuário fornece.


Logo, ao ter esses dados em mãos, é possível utilizá-las para diversas finalidades, inclusive para benefícios em vendas diretas. A ideia é ofertar a internet para permitir que os clientes tenham um serviço de qualidade, mas também para que os gestores consigam utilizar a plataforma para conhecê-los melhor.


Portanto, dados como localização e utilização podem trazer informações relevantes sobre como eles utilizam a rede e interagem com o seu estabelecimento. Assim, por meio dessas dados, é possível transformar informações em soluções.


4. Campanhas de marketing direcionadas

Outra grande vantagem do WiFi marketing é a criação de campanhas personalizadas para o consumidor. Pois, ao ter acesso aos dados informados e conseguir acompanhar o comportamento do cliente dentro do estabelecimento, é possível criar campanhas de marketing com base no que o cliente consome ou nas lojas que visita.


Assim, a rede possibilita um espaço para promover promoções geolocalizadas, além de sugerir lojas e produtos com base no interesse do consumidor.


5. Aumento do engajamento nas redes sociais

Outra vantagem de oferecer WiFi gratuito, é que o consumidor pode promover o aumento do engajamento nas redes sociais. Pois, os clientes podem se conectar a rede por meio do login social e compartilhar a localização ou página do estabelecimento.


Logo, isso pode resultar em um aumento do engajamento social, uma vez que os clientes podem fazer check-in, compartilhar fotos e experiências nas redes sociais, marcando o shopping e as lojas nas postagens.


Dicas na hora de instalar o WiFi marketing em shoppings

Agora que você já sabe dos benefícios do WiFi marketing, também reunimos dicas para a utilização do WiFi marketing da melhor maneira, evitando possíveis dores de cabeça.


Monte a rede corretamente

Antes de oferecer o acesso a rede de qualquer jeito, é interessante fazer um planejamento e montar a rede conforme as necessidades de clientes e lojistas e levando em consideração o ambiente do estabelecimento. 


Para isso, é necessário configurar o WiFi conforme as necessidades, mapeando o ambiente e fazendo uma estimativa da quantidade de pessoas que usarão a rede, além de estabelecer recursos de segurança necessários para promover ações de marketing. 


Crie estratégias de WiFi marketing 

Por meio do WiFi marketing é possível promover diversas estratégias. No cadastro, por exemplo, você consegue incluir propagandas na página de acesso ou incluir cupons de descontos.


Além disso, é possível enviar para o email cadastrado notícias e promoções específicas do shopping. Da mesma forma, é possível oferecer diferenciais para gerar a fidelidade com o consumidor. 


Haja de acordo com a lei

Apesar do WiFi marketing possibilitar muitos benefícios para o shopping center, é preciso ter responsabilidade e atenção redobrada na hora de lidar com os dados pessoais dos clientes.


Pois, a
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), determina que seja mostrado com clareza o que será feito com os dados dos clientes coletados, como é o caso do uso das informações fornecidas para publicidade. 


Dessa forma, é importante agir conforme a lei e deixar explícito o intuito de coletar esses dados para evitar possíveis sanções legais.


Conclusão

Esperamos que tenham gostado do post. Nele, explicamos o que é o WiFi marketing, indicamos os 5 principais benefícios do WiFi marketing para lojas e gestores de shoppings centers, além de dicas de melhor utilização da estratégia. 


É importante destacar que a instalação do WiFi marketing, o mapeamento, coleta e análise de dados podem ser facilitados com o auxílio de uma
empresa especializada com profissionais capacitados.


Dessa forma, empresas que trabalham com a oferta de redes inteligentes poderão implementar a solução conforme as demandas do seu estabelecimento comercial e colher os melhores resultados.


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