Na era da conectividade, oferecer WiFi em ambientes públicos tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Dessa forma, fornecer acesso à rede no comércio pode ser visto como um fator decisivo para melhorar a experiência do usuário.
Mas, uma coisa que muitos não sabem, é que fornecer acesso WiFi para os clientes pode ser benéfico para a organização, possibilitando diversas vantagens e oportunidades de negócio para a empresa quando é usado como estratégia.
Logo, por meio do
WiFi marketing, é possível configurar a rede para que o usuário tenha acesso a conexão e, da mesma forma, permitir que os gestores de shoppings possam se beneficiar desse serviço que pode ajudar a atrair, manter e fidelizar clientes..
Por isso, reunimos neste post, algumas informações básicas sobre WiFi marketing e os principais benefícios dele para lojistas e gestores de shoppings centers. Quer saber mais? então continue lendo.
De forma geral, o WiFi Marketing diz respeito a um canal que possibilita a criação de campanhas de marketing segmentadas, baseadas na captação de dados dos usuários que se conectam à rede do estabelecimento comercial.
Dessa forma, o acesso a internet ocorre por meio da troca de informações pessoais ou de alguma forma de engajamento dos usuários.
Para a captação mais precisa das informações, é interessante solicitar dados como nome, e-mail, telefone e idade, além de questionamentos objetivos que possam ajudar o negócio de alguma forma.
Também é possível se conectar ao WiFi marketing utilizando o “Social Login”, que é o login por meio das redes sociais. Nessa opção, o cliente autoriza a coleta de informações da sua rede social para ter acesso a rede.
Além disso, essa estratégia também permite verificar métricas, como: número de visitantes, quantas vezes uma campanha foi vista, taxa de conversão, tempo de permanência dos visitantes e outros dados importantes para a equipe de marketing.
Agora que você já sabe o que é o WiFi marketing e para que ele serve, destacamos abaixo 5 benefícios do WiFi marketing para lojistas e gestores de shoppings centers.
Uma das principais vantagens de utilizar o WiFi marketing no shopping é promover uma melhor experiência para o consumidor, isso porque o acesso a rede facilita a vida do cliente que precisa acessar a rede para resolver algum problema ou entrar em contato com alguém, por exemplo.
Além disso, na página principal do WiFi marketing, o shopping pode fornecer mapas do local e informações sobre as lojas, trazendo benefícios para os consumidores, gestores e lojistas.
Outro benefício consiste no aumento do tempo de permanência do cliente no shopping center. Dessa forma, com o acesso a rede do estabelecimento, o consumidor não vai precisar sair do shopping para ir para casa ou outro local com internet para resolver ações pontuais.
Logo, quanto mais tempo o cliente passa no estabelecimento, maiores são as chances de estarem explorando as lojas, gastando em áreas de convivência ou utilizando mais as praças de alimentação.
Ao oferecer WiFi grátis também é possível conhecer melhor o consumidor que frequenta o shopping center. Isso porque, o WiFi marketing permite a coleta de dados por meio das informações que o usuário fornece.
Logo, ao ter esses dados em mãos, é possível utilizá-las para diversas finalidades, inclusive para benefícios em vendas diretas. A ideia é ofertar a internet para permitir que os clientes tenham um serviço de qualidade, mas também para que os gestores consigam utilizar a plataforma para conhecê-los melhor.
Portanto, dados como localização e utilização podem trazer informações relevantes sobre como eles utilizam a rede e interagem com o seu estabelecimento. Assim, por meio dessas dados, é possível transformar informações em soluções.
Outra grande vantagem do WiFi marketing é a criação de campanhas personalizadas para o consumidor. Pois, ao ter acesso aos dados informados e conseguir acompanhar o comportamento do cliente dentro do estabelecimento, é possível criar campanhas de marketing com base no que o cliente consome ou nas lojas que visita.
Assim, a rede possibilita um espaço para promover promoções geolocalizadas, além de sugerir lojas e produtos com base no interesse do consumidor.
Outra vantagem de oferecer WiFi gratuito, é que o consumidor pode promover o aumento do engajamento nas redes sociais. Pois, os clientes podem se conectar a rede por meio do login social e compartilhar a localização ou página do estabelecimento.
Logo, isso pode resultar em um aumento do engajamento social, uma vez que os clientes podem fazer check-in, compartilhar fotos e experiências nas redes sociais, marcando o shopping e as lojas nas postagens.
Agora que você já sabe dos benefícios do WiFi marketing, também reunimos dicas para a utilização do WiFi marketing da melhor maneira, evitando possíveis dores de cabeça.
Antes de oferecer o acesso a rede de qualquer jeito, é interessante fazer um planejamento e montar a rede conforme as necessidades de clientes e lojistas e levando em consideração o ambiente do estabelecimento.
Para isso, é necessário configurar o WiFi conforme as necessidades, mapeando o ambiente e fazendo uma estimativa da quantidade de pessoas que usarão a rede, além de estabelecer recursos de segurança necessários para promover ações de marketing.
Por meio do WiFi marketing é possível promover diversas estratégias. No cadastro, por exemplo, você consegue incluir propagandas na página de acesso ou incluir cupons de descontos.
Além disso, é possível enviar para o email cadastrado notícias e promoções específicas do shopping. Da mesma forma, é possível oferecer diferenciais para gerar a fidelidade com o consumidor.
Apesar do WiFi marketing possibilitar muitos benefícios para o shopping center, é preciso ter responsabilidade e atenção redobrada na hora de lidar com os dados pessoais dos clientes.
Pois, a
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), determina que seja mostrado com clareza o que será feito com os dados dos clientes coletados, como é o caso do uso das informações fornecidas para publicidade.
Dessa forma, é importante agir conforme a lei e deixar explícito o intuito de coletar esses dados para evitar possíveis sanções legais.
Esperamos que tenham gostado do post. Nele, explicamos o que é o WiFi marketing, indicamos os 5 principais benefícios do WiFi marketing para lojas e gestores de shoppings centers, além de dicas de melhor utilização da estratégia.
É importante destacar que a instalação do WiFi marketing, o mapeamento, coleta e análise de dados podem ser facilitados com o auxílio de uma
empresa especializada com profissionais capacitados.
Dessa forma, empresas que trabalham com a oferta de redes inteligentes poderão implementar a solução conforme as demandas do seu estabelecimento comercial e colher os melhores resultados.
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