WiFi Marketing: o que é + 3 dicas para uma estratégia eficiente

25 de maio de 2023

No mundo contemporâneo, a internet tem se tornado uma facilitadora na vida de muitas pessoas. Isso porque, ela possibilita a realização de diversas ações por meio de dispositivos compactos, que podem ser transportados com facilidade e utilizados em todo lugar.


Dessa maneira, contar com uma rede sem fio de qualidade em ambientes como estabelecimentos comerciais pode trazer inúmeros benefícios para os clientes. Mas, por meio da conexão sem fio, também é possível obter vantagens para o negócio.


Atualmente, existem diversas opções de dispositivos que permitem a conexão sem fio para o público corporativo e que suportam muitos acessos simultâneos, garantindo a qualidade do sinal no estabelecimento. 


Mas, você já ouviu falar no
WiFi marketing? Mais que acesso a rede, essa estratégia permite que as empresas forneçam conexão grátis em troca de informações relevantes dos consumidores.


Neste post reunimos definições, modo de funcionamento e dicas para contar com uma estratégia de WiFi marketing eficiente, para promover uma comunicação inteligente e personalizada com o seu cliente. Continue a leitura para saber mais a respeito do WiFi marketing.


O que é WiFi marketing?

De forma geral, o WiFi marketing consiste em uma estratégia que tem o intuito de fornecer conexão à rede sem fio em troca de informações dos consumidores. Logo, a partir desses dados, é possível criar campanhas segmentadas para cada público através da captação de dados.


Sendo assim, por meio da própria rede é possível fazer propaganda do estabelecimento, de produtos ou serviços, além de oferecer benefícios para os consumidores que estão utilizando a conexão sem fio.


Portanto, o principal objetivo da estratégia é fornecer acesso à internet para os consumidores de forma a se comunicar diretamente com eles, seja por meio de publicidades, e-mails, anúncios e muito mais. 


Dessa forma, ao oferecer a conexão gratuita com a internet, você recebe em troca o cadastro dos consumidores para montar seu banco de dados e fazer ações de divulgação no futuro.


Dentre os benefícios do WiFi marketing estão a coleta de dados de forma instantânea, acesso a informações demográficas e comportamentais dos consumidores, além de possibilitar a otimização da gestão infraestrutural da empresa.


Como o WiFi marketing funciona?

Agora que você já sabe o que é o WiFi marketing e seus principais objetivos, vamos explicar abaixo o seu devido funcionamento. De forma geral, o WiFi marketing funciona da seguinte forma:


O estabelecimento compartilha a conexão com a internet com os consumidores e usuários. Porém, ao invés de disponibilizar a senha para acesso, o usuário deve preencher um
cadastro com dados como email e telefone para poder navegar.


Além disso, também é possível se conectar por meio das
redes sociais. Neste caso, ao invés de criar um cadastro informando os dados, o usuário utiliza informações existentes de um serviço de rede social.


Outra maneira de se conectar é realizando
check-in por meio de redes como o Facebook. O check-in consiste em uma publicação automática do local em que o usuário está se conectando. Com isso, é possível divulgar seu negócio na rede de contatos do usuário que fez a publicação, gerando engajamento para a empresa. 


O WiFi marketing pode trazer benefícios tanto para o cliente quanto para o estabelecimento, uma vez que o consumidor é atraído pela conexão à internet gratuita e a empresa tem acesso aos dados dos usuários para criar campanhas de marketing mais assertivas.


Da mesma forma, o estabelecimento pode veicular propagandas de produtos e serviços oferecidos no local diretamente no smartphone do usuário. Possibilitando a construção de uma base de clientes. 


Além de permitir uma conexão mais segura, por meio do WiFi marketing você consegue coletar diversas informações úteis do usuário, como: 


  • Idade;
  • Sexo;
  • Profissão;
  • Email;
  • Telefone


Essas são só algumas formas de conexão e funcionamento do WiFi marketing. Por meio dessa estratégia, é possível fornecer uma conexão segura, viável e vantajosa para todos os envolvidos.


3 dicas para uma estratégia eficiente de WiFi marketing

Como vimos, o uso do WiFi marketing pode trazer inúmeros benefícios para uma organização. Por isso, reunimos 3 dicas de como utilizar essa estratégia de forma eficiente para melhorar os resultados do negócio.


1- Divida o acesso da rede

Uma boa estratégia para deixar o WiFi marketing mais eficiente, consiste em dividir o acesso da rede para grupos de pessoas distintas. Por exemplo: oferecer uma conexão para os consumidores e outras para os colaboradores do seu negócio.


Ao fazer essa divisão de acessos, é possível promover mais segurança para os visitantes  e trabalhadores, uma vez que não é preciso compartilhar uma senha para as pessoas usarem a internet.


Da mesma forma, também é possível configurar o tipo de acesso dos visitantes, definindo um limite de tempo para navegação ou bloqueando downloads e sites específicos, por exemplo.


2- Ofereça uma experiência personalizada

Outra estratégia diz respeito ao atendimento personalizado por meio da conexão. Dessa forma, o estabelecimento pode se aproximar do cliente, possibilitando uma experiência mais exclusiva, seja por meio de uma mensagem de aniversário ou oferecendo descontos especiais.


Dessa forma, você pode oferecer promoções exclusivas para os clientes que se conectam a rede WiFi, como um desconto na compra de determinado produto ou serviço. Dessa forma, você incentiva o consumo e ainda proporciona uma experiência personalizada para o consumidor.


Assim, as chances de engajamento e conversão tendem a ser maiores quando você personaliza as mensagens e ofertas para cada usuário, conforme os dados fornecidos pelo WiFi marketing.


3- Faça a analise as métricas

Por último, mas não menos importante está a análise das métricas. Além de promover uma boa conexão com a rede, também é importante acompanhar e analisar os resultados da sua estratégia de WiFi marketing. 


Por isso, fique atento às métricas como taxa de conversão, tempo médio de conexão e retorno sobre investimento. Por meio desses indicadores, você pode identificar o que está funcionando corretamente e ajustar sua estratégia conforme necessário.


Com isso, é possível observar a quantidade de pessoas que acessam a rede, verificar a audiência que seu negócio possui, além de avaliar o retorno financeiro obtido na campanha, além de outros fatores essenciais para perceber se a estratégia está dando certo.


Conclusão

Esperamos que tenham gostado do post e possam utilizar as informações e dicas apresentadas para garantir a eficiência do WiFi marketing no seu estabelecimento comercial.


Temos certeza de que ao utilizar as dicas de WiFi marketing elencadas no post, o seu negócio vai conquistar
resultados positivos.


Se quiser levar sua empresa a um novo nível, a Vagalume Wifi é a opção certa para você. Confira
nosso serviço de WiFi Marketing e todos os benefícios que oferecemos ao seu negócio!

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