Coleta de dados: como o Vaga+ pode auxiliar nas estratégias de marketing da sua empresa!

5 de novembro de 2022

Com a grande quantidade de dispositivos móveis presentes em nosso cotidiano, ficou cada vez mais fácil utilizar o WiFi Marketing nos estabelecimentos comerciais. Isso porque, as pessoas se conectam a partir dos notebooks ou celulares e, ao mesmo tempo, fornecem informação.


Assim, com a evolução da tecnologia, a utilização de ferramentas e propagandas para alcançar um público maior também se expandiram, gerando assim diversas
possibilidades simples, mas que possuem grande impacto.


Dessa forma, por meio do WiFi Marketing, é possível fazer a
coleta de dados e estar em contato com o público-alvo, levando promoções, campanhas eficazes e avaliando o desempenho da sua empresa na opinião dos clientes.


Neste post, você vai entender por que a coleta de dados é tão importante para o marketing do seu negócio e vai descobrir como o Vaga+ pode auxiliar nas estratégias de marketing. Quer saber mais? então continue lendo


Por que utilizar a coleta de dados no marketing?


Trabalhar com dados pode ser entendida como uma das formas mais precisas de
gerar resultados positivos. Isso porque, as informações coletadas indicam o público que está consumindo seu produto, reforçam quando e por que você perde clientes, além de ajudar a medir a satisfação do consumidor.


Dessa maneira, todas essas informações podem ser alcançadas através da coleta de dados e de sua análise eficaz para o marketing. Sendo assim, a coleta de dados possibilita o
armazenamento e análise de informações importantes sobre os clientes existentes, os hábitos de consumo deles e outros aspectos essenciais. 


Assim, a coleta de dados é uma forma de garantir algumas
vantagens competitivas essenciais, diferenciando seu negócio das demais empresas concorrentes. Pois, uma organização que conhece seu público e sabe o que ele pensa, sai na frente.


Portanto, a coleta de dados é importante uma vez que permite
armazenar informações necessárias sobre seu público-alvo e ajuda a economizar o dinheiro da empresa, ao criar um banco de dados de clientes para futuras campanhas de marketing e relacionamento.


Logo, com os dados coletados, você não precisa ir em busca de uma estratégia ampla para alcançar potenciais consumidores. Pois, com ela, você pode investir nas pessoas com maior chance de adquirir seus produtos ou serviços.


Quais dados são importantes de coletar e para que usá-los?


A coleta de dados é importante, mas é preciso coletar as informações necessárias, que vão
servir para o seu objetivo. Dessa forma, a coleta de dados pode identificar inúmeros aspectos comportamentais do seu consumidor. 


Logo, você pode ter acesso aos dados de quem interage com sua marca de várias formas:


  • Pela conexão com o WiFi do estabelecimento comercial;
  • Formulários de contato.
  • Cadastros no site da sua empresa;
  • Download de e-books;
  • Assinaturas de newsletter;


Assim, se você tem um site ou um aplicativo, pode descobrir se o seu cliente não está clicando nas ofertas do seu site. Se o consumidor não clica nos anúncios, isso pode indicar  a necessidade de mudar o texto ou a imagem do banner para que impacte de forma positiva.


Se o e-mail marketing também não é aberto, também pode ser um indício para mudar a chamada ou modificar a estrutura do texto como forma para gerar maior engajamento dos clientes. 


Logo, para
construir estratégias eficazes, é preciso fazer a coleta de dados, analisá-los e estudá-los. Uma boa dica para colher essas informações é oferecer algum benefício ao consumidor, como cupons, descontos e ofertas especiais.


Com estratégias de marketing focadas no público-alvo identificado, fica mais fácil impactar as pessoas certas, que terão mais probabilidade de frequentar o seu comércio e adquirir seu produto ou serviço.


Como o Vaga+ pode auxiliar nas estratégias de marketing da sua empresa?


A plataforma
Vaga+ da Vagalume WiFi, permite que você tenha contato constante com seus clientes e visitantes. Assim, por meio dela é possível coletar informações preciosas para o seu estabelecimento comercial.


Da mesma forma, o Vaga+ abre oportunidades para comunicação com o seu cliente, disponibilizando outros canais de publicidade, verificando por onde seu público mais passa, além de alertar se houve aglomeração em qualquer ponto do seu estabelecimento.


Com a plataforma, também é possível observar a infraestrutura instalada e descobrir onde estão os maiores fluxos de uso para tomar decisões operacionais precisas, com base na coleta de dados.


Além disso, o Vaga+ permite o acesso a serviços avançados de WiFi de forma produtiva, divertida e segura. Da mesma forma, a plataforma auxilia nas seguintes estratégias de marketing:


Opções de acesso com segurança de dados e aderência à LGPD


Apesar da coleta de dados trazer uma série de benefícios, ela precisa ser feita com
cuidado para garantir segurança ao consumidor. Da mesma maneira, é importante ser transparente sobre o que você fará com esses dados.  Informações simples e objetivas como “Não compartilharemos suas informações” vão ajudar que o consumidor forneça os dados solicitados.


Além disso, com a vigência da  LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), o processo de coleta de dados, armazenamento, compartilhamento das informações e análise de dados do consumidor, deve se adaptar às novas regulamentações.


Dessa forma, todos os dados pessoais, como nome, idade e estado civil só podem ser coletados com o consentimento do usuário. Também é necessário informar ao cliente que, ao fornecer os dados, ele também estará permitindo o armazenamento das informações e utilização para fins destacados no momento da coleta.


Assim, o Vaga+ oferece opções de acesso com segurança de dados e aderência à LGPD.


Realização de enquetes e pesquisas


A coleta de dados também possibilita a realização de
enquetes e pesquisas, como o NPS. Por meio desse método, é possível obter uma avaliação do cliente com base nos seus produtos ou serviços.


Essa pesquisa poderá ser aplicada no processo de login do WiFi, quando o cliente for acessar a rede, o que facilita ainda mais a coleta de respostas e informações relevantes para o negócio.


Outro método de aplicar a pesquisa é enviando ela por e-mail, após o cliente ter se cadastrado para utilizar a internet.


Permite publicidade de seus parceiros e fornecedores


Com o Vaga+ também é possível realizar propagandas pelo WiFi para divulgação de novos produtos ou para indicar alguma promoção. Com isso, você poderá informar o consumidor no momento em que ele está no estabelecimento, incentivando ele a consumir mais.


Na tela de login, também é possível divulgar eventos específicos, datas comemorativas e permitir a publicidade de lojas parceiras ou fornecedores. Logo, essa estratégia ajuda na fidelização de um cliente, incentivando ele a voltar ao seu estabelecimento ou conhecer marcas parceiras.


O Vagas também permite o direcionamento a Landing Pages e sites estratégicos.


E-mail e SMS Marketing através de Push Notifications


Além disso, na coleta das informações dos seus clientes é possível ter acesso ao email dos consumidores e criar campanhas de
e-mail marketing e envio de newsletters, fortalecendo o relacionamento do seu negócio com o público.


Dessa forma, além de divulgar seu produto, empresa, ou serviço, você consegue ouvir os feedbacks dos clientes e analisar avaliações sobre o seu estabelecimento comercial.


O Vaga+ também permite a publicação fácil de mídia, como banners e vídeos curtos baseada em perfil, gênero, idade, local e hora, além de estar disponível para empreendimentos de todos os segmentos e tamanhos.


Conclusão


Viu como disponibilizar um serviço WiFi em troca de informações é realmente uma estratégia eficaz? Ela pode trazer resultados eficientes e objetivos baseados em informações verídicas.


A cada dia que passa estamos cada vez mais dependentes do acesso a internet, seja em casa, no trabalho ou quando vamos a algum lugar, é comum observarmos as pessoas sempre conectadas. Por isso, essa é uma boa oportunidade de coletar dados para auxiliar no marketing da sua empresa.


Como vimos,
ter informação é indispensável para quem quer se destacar no meio dos consumidores. Pois, quando conhecemos nosso público, fica mais fácil criar e aplicar estratégias precisas, proporcionando melhores experiências aos consumidores, e direcionando as ações com base nos dados fornecidos por eles.


Assim, o WiFi marketing junta o melhor dos dois mundos, por ao mesmo tempo que oferece o acesso a internet, também é uma forma econômica de coletar informações dos seus clientes para utilizar futuramente.

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