Na última década, diante da grande demanda de acesso à internet, disponibilizar WiFi gratuito para clientes em estabelecimentos comerciais se tornou um item indispensável para as organizações.
Logo, muitas pessoas decidem os lugares que vão frequentar com base na
facilidade e
acessibilidade no acesso a internet. No setor de alimentação isso não é diferente, muita gente prefere comer e beber em restaurantes e bares que oferecem WiFi gratuito, seja para conferir as redes sociais ou para verificar o que está acontecendo no mundo.
Além disso, os clientes que estão conectados ao WiFi podem deixar avaliações online sobre o que acharam do seu restaurante ou bar enquanto finalizam seus pedidos e estão no ambiente.
Sendo assim, o acesso a uma conexão WiFi pode ser uma grande
vantagem tanto para os estabelecimentos comerciais, que gostariam de aumentar a visibilidade social, como para os clientes que podem compartilhar a experiência que teve no local nas redes sociais.
Se você quer saber mais a respeito da importância de disponibilizar internet gratuita para os visitantes do seu negócio, reunimos neste post 5 vantagens de ofertar WiFi para clientes em restaurantes e bares.
O WiFi Marketing consiste em uma
ferramenta de apoio estratégico e de
comunicação com seus clientes através da própria rede sem fio do estabelecimento comercial. Logo, a interação ocorre por meio do cadastro que a pessoa faz quando tenta acessar a rede WiFi do bar ou restaurante.
O WiFi marketing possui esse nome por ser uma
ferramenta de propaganda, ou seja, por meio do acesso, realizado com um simples cadastro, é possível coletar informações importantes sobre o seu cliente, além de veicular propagandas de vários produtos e serviços, o que pode proporcionar parcerias com outros estabelecimentos.
De uma maneira geral, quando o cliente se conecta à rede WiFi de restaurantes e bares, ele deve realizar um cadastro informando dados como CPF, e-mail ou um número de telefone para ter acesso.
Assim, o cliente conectado ao WiFi pode receber
anúncios no dispositivo através de ações instantâneas, estimulando ele a conhecer e consumir seus produtos ou serviços, por exemplo.
No que diz respeito à implantação do WiFi em restaurantes e bares, não existe complicação, sendo necessário contatar o provedor de internet e pedir a instalação do hotspot social. Além disso, os valores para fazer a instalação não são elevados.
Dessa forma, são necessárias três coisas nesse processo:
mão de obra especializada, uma
boa conexão com a internet
e
roteadores. Com isso, será possível oferecer WiFi gratuito para os visitantes do seu estabelecimento comercial, o que pode trazer diversas vantagens.
Agora que você já sabe o que é o WiFi marketing e como ele funciona, reunimos abaixo 5 vantagens na oferta de WiFi para clientes em restaurantes e bares. Saiba como essa ferramenta pode trazer benefícios consideráveis para o seu estabelecimento comercial.
A conexão à internet gratuita possibilita que estabelecimentos comerciais como restaurantes e bares atraiam consumidores que anteriormente não se interessavam por seus ambientes.
Como sabemos, sentar sozinho num restaurante ou bar pode ser algo desagradável para muitos. Mas, o fornecimento de WiFi gratuito no local transforma uma experiência que poderia ser ruim em algo positivo, pois a internet ajuda as pessoas a se conectarem com os amigos online.
Além disso, turistas são facilmente atraídos por espaços com WiFi gratuito. Disponibilizar esse serviço pode ser uma boa oportunidade para atrair essa clientela e explorar essa carência do mercado.
A conexão gratuita à internet pode ser um verdadeiro atrativo para os visitantes ficarem mais tempo em restaurantes e bares, uma vez que a internet pode facilitar a vida das pessoas auxiliando elas a resolver problemas a distância, trabalhar online ou até mesmo estudar .
Pesquisas indicam que cerca de 70% das pessoas afirmam ter permanecido mais tempo do que programaram em espaços que oferecem WiFi gratuito. Dessa forma, esse tempo a mais pode resultar no aumento do consumo.
Sendo assim, fornecer WiFi grátis em restaurantes e bares pode ser visto não só como uma comodidade para os clientes, mas como uma oportunidade de vender mais enquanto os consumidores estão conectados.
A partir do WiFi marketing você consegue descobrir qual o perfil do seu consumidor e, a partir disso, começar a criar campanhas de marketing com um retorno melhor. Assim, com um sistema de hotspot, você consegue traçar um perfil daqueles que visitam seu estabelecimento e se conectam à sua rede.
Dessa forma, ao identificar quem é seu principal cliente você pode desenvolver estratégias focadas no perfil do seu consumidor e voltadas para seu público-alvo, gerando assim maior precisão.
Além disso, também é possível observar os dias e horários com mais clientes, quantos deles são mais recorrentes, o que mais acessam, verificando assim o nível de fidelização do consumidor.
Determinadas pessoas podem ir até seu estabelecimento comercial e não consumir nada. Mas, no momento que o visitante se conecta ao WiFi, você pode oferecer promoções e condições especiais, convencendo ele a consumir no seu negócio.
Assim, quando o consumidor for se conectar ao WiFi, você pode mostrar banners com promoções para ele. Por meio desses anúncios, você consegue divulgar novos produtos, ofertas ou trazer informações.
Quando seus clientes forem acessar o WiFi gratuito em restaurantes e bares, é possível indicar que eles curtam e compartilhem a página do seu negócio no Facebook e façam check-in no seu estabelecimento. Com essas ações, você engaja seus clientes a divulgarem onde estão nas redes sociais.
Além disso, é muito comum que clientes tirem fotografias ou façam vídeos curtos dos pratos e bebidas que estão consumindo e postem nas mídias sociais. Tudo isso pode ser visto como propaganda gratuita para restaurantes e bares, que é estimulada pelo acesso à internet gratuita no local.
Portanto, você pode estimular seus clientes a compartilharem essas mídias e premiá-los com descontos, vouchers ou algum item do cardápio.
Como vimos, são inúmeros os benefícios que a oferta do WiFi em restaurantes e bares pode trazer. O WiFi social é uma forte ferramenta de marketing, uma vez que possibilita o
aumento do alcance da sua marca.
Assim, graças à conexão que você está oferecendo é possível atrair clientes para consumir, ao mesmo tempo que acessam as redes sociais. Outra dica é colocar elementos instagramáveis no ambiente, para que as pessoas sintam vontade de tirar fotos e postá-las, marcando seu estabelecimento comercial.
Além disso, é importante deixar claro que a conexão é gratuita. Pois, cobrar para usar a internet é algo em desuso, e as pessoas tendem a se afastar de estabelecimentos que querem lucrar com o uso de sua conexão a internet.
Portanto, ao permitir que seus clientes acessem o WiFi do seu estabelecimento, você faz com que eles se sintam mais confortáveis no seu negócio e voltem a frequentar outras vezes, virando verdadeiros fregueses.
Por isso, escolha uma boa rede de conexão WiFi, se for preciso use os repetidores de sinal e informe seus clientes sobre a disponibilidade do acesso gratuito. Lembre que o uso correto desse serviço pode contribuir para o sucesso do seu estabelecimento.
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