É preciso ter cautela na hora de utilizar a internet, atentando para a deixar a sua internet WiFi mais segura tanto no momento de se conectar a uma rede, quanto no momento de configurar o seu próprio roteador. Pois, uma rede vulnerável pode expor você e os arquivos presentes nos seus dispositivos .
Afinal, nos dias atuais, a internet WiFi se tornou indispensável para a realização de inúmeras tarefas, seja para trabalhar, estudar, fazer compras ou até mesmo se conectar com aqueles que estão distantes.
A partir dela é possível efetuar diversos afazeres, de forma simples, sem ser necessário usar um computador. Isso porque a rede sem fio proporciona uma mobilidade que não é possível com a conexão por cabos.
Outra vantagem dessa tecnologia, é que você pode utilizar dispositivos como celular, notebook, tablet, ou qualquer outro instrumento conectado a uma internet Wi-Fi , para se mover livremente no raio de alcance da rede sem perder a conexão. Possibilitando assim uma experiência mais confortável e dinâmica.
Com a tecnologia WiFi também é possível fornecer internet de qualidade e gratuita aos clientes do seu estabelecimento comercial , o que se torna um atrativo a mais em tempos de grande conectividade.
No entanto, mesmo com tantos benefícios, é preciso ter cautela na hora de utilizá-la. Sabemos que nada garante a segurança total da sua rede. Contudo, existem medidas que, ao serem tomadas, podem aumentar consideravelmente o nível de proteção do roteador a fim de manter sua vida digital preservada .
Quer saber como evitar possíveis dores de cabeça e acessar a internet-wifi de maneira mais segura? Confira abaixo 5 dicas que reunimos para te proporcionar uma melhor experiência na hora de se conectar.
De uma maneira geral, podemos dizer que o roteador é um dos principais componentes de uma rede WiFi . Pois, ele é o responsável pela captação do sinal que chega pelo cabo do provedor de internet e também possibilita o compartilhamento desse sinal com os dispositivos eletrônicos da sua casa ou empresa.
Dessa forma, os roteadores proporcionam muito mais do que a distribuição do sinal da internet WiFi. Eles possuem diversos recursos que podem melhorar a qualidade da rede e também a experiência do usuário.
Diante da integração com tantos dispositivos eletrônicos, é indispensável que o seu roteador trabalhe com estabilidade e segurança , para evitar possíveis ataques cibernéticos e invasões na rede. Assim, proporcionando o bom funcionamento dos seus aparelhos, seus dados estarão mais protegidos.
No tópico a seguir vamos mostrar de que forma você pode deixar sua internet wi-fi mais segura, de forma a te ajudar a manter sua casa e sua empresa longe dos ataques cibernéticos.
Agora que você já sabe os benefícios da internet com WiFi e como ela funciona, separamos algumas maneiras de melhorar a segurança da sua rede e evitar futuros problemas de privacidade .
Redes abertas são mais vulneráveis, uma vez que pessoas mal intencionadas não teriam nenhum trabalho para acessá-las. No caso das redes protegidas por senha, os cibercriminosos precisariam primeiro descobrir a senha de acesso antes de entrarem na rede.
Ao estabelecer uma rede com senha ou criptografia, as informações de quem acessa aquela rede sem fio estarão codificadas , ou seja, os dados não serão identificados facilmente em caso de interceptação . Seria como escutar uma ligação telefônica e não entendesse nada do que foi dito, pois as pessoas falariam por códigos, por exemplo.
Dessa forma, todos os roteadores sem fio contam com opções de criptografia. O mais comum é o padrão de criptografia WPA2. Para ativar esse padrão, você deve acessar as configurações do roteador e definir uma senha.
Geralmente os roteadores WiFi são configurados com nome de usuário e senha padrões , permitindo o acesso total às configurações. Por isso, os fabricantes alertam para o perigo de manter os dados originais, mas, mesmo assim, muitas pessoas deixam eles inalterados.
Alterar os padrões já pré-estabelecidos, ajuda a evitar que pessoas com bom conhecimento técnico acessem os seus dispositivos sem a sua permissão.
Assim, o ideal é modificar quanto antes essas informações, assim como mudar o nome de usuário do administrador para algo não óbvio, mas de fácil memorização para você. O mesmo se aplica para a senha.
Nesses casos, uma dica muito útil é incluir na senha, além de letras e números, caracteres especiais (como o asterisco, cifrão ou hashtag). Outra recomendação é alterar essas informações constantemente, como diz a próxima dica.
Outra dica é mudar frequentemente a senha e o login da internet wi-fi. Essa medida de caráter preventivo é útil não só para evitar possíveis invasões, mas também para que ninguém consiga se conectar automaticamente ao roteador, roubando link de internet. Elaborando uma senha forte e única você terá menos chances de estar vulnerável .
Uma boa dica é ser criativo e evitar colocar um nome de rede muito chamativo. Uma conexão que tenha nomes como “não entre aqui” pode ter o efeito contrário e servir como um estímulo para que as pessoas tentem decifrar a senha.
Pois, dependendo do nível de segurança, é possível que a pessoa que acesse a rede doméstica possa visualizar ou modificar arquivos de computadores conectados na mesma rede. Para evitar isso, acesse as configurações do roteador, escolha a opção Wireless e altere a senha.
De forma padrão, o nome da rede WiFi é visível para todos aqueles que possuam um dispositivo compatível com a conexão. Mas, o nome da rede pode ser ocultado de forma a garantir que apenas aqueles que tenham o nome e a senha possam acessá-la.
Assim, essa técnica se torna muito útil, pois impede que outras pessoas saibam da existência da sua internet wi-fi , o que, consequentemente, impede possíveis invasões. Para ativar esse recurso, procure nas configurações de rede sem fio uma opção como “ocultar SSID” ou desmarcar a opção de difusão do SSID.
O firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software que analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas . Em outras palavras, ele atua como uma porta de entrada e saída entre uma rede de computadores e a internet.
O firewall possibilita que apenas usuários e aplicações autorizadas possam se comunicar entre si. Dessa forma, o firewall se torna um bom aliado para fazer uma primeira triagem dessas ameaças.
Nem todo roteador possui um firewall embutido, mas se o seu possui, ative-o. Essa solução pode servir como sua primeira linha de defesa, além de bloquear tentativas de obter acesso através de portas não utilizadas.
Como você pôde perceber, a segurança de rede sem fio é um assunto técnico, mas qualquer pessoa que usa internet WiFi deve estar ciente das dicas básicas de segurança para que não se torne alvo de hackers .
A segurança na conexão sem fio é um assunto essencial, pois quando você está usando uma rede WiFi desprotegida, praticamente qualquer pessoa pode interceptar seu tráfego de Internet , inclusive pessoas mal intencionadas.
Depois de todas as dicas que demos acima e colocando em prática todos esses cuidados, a segurança da sua internet WiFi estará ainda mais confiável. Mesmo assim, continue alerta e fique atento a qualquer atividade suspeita.
Para tornar sua rede mais segura ainda, você pode gerenciar a sua internet WiFi. Caso tenha gostado do conteúdo, confira outros sobre a mesma temática no nosso blog ou entre em contato conosco !
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech