O aumento da utilização da tecnologia nas empresas de diversos ramos e tamanhos já é uma realidade. Por isso, as organizações devem ser ainda mais vigilantes com a movimentação dos dados.
Diante dos avanços tecnológicos, é preciso dar maior importância para os dados e para a
análise adequada deles, de forma a tomar decisões que contribuam para a melhoria dos resultados do negócio.
Por isso, neste post vamos falar sobre o conceito de
data driven e como ele pode te ajudar a melhorar o manuseio de dados da sua organização.
Além disso, vamos mostrar os benefícios que essa prática pode trazer para as empresas e como implementar esse conceito no seu negócio. Quer saber mais? então continue lendo!
De uma forma geral, o conceito de data driven se resume a
“orientar-se por dados”, ou seja, consiste na prática de coletar, analisar e utilizar dados para
guiar as estratégias e decisões de uma organização.
A partir dessa metodologia, as organizações conseguem ter uma ideia mais precisa do seu negócio, de forma a aproveitar melhor as oportunidades, além de antecipar possíveis problemas.
Dessa forma, são coletadas informações de diversas fontes, desde diferentes departamentos e fontes internas da organização, até dados externos ligados ao mercado, à concorrência ou ao contexto social.
Com esses dados, as informações são cruzadas de modo a oferecer um panorama mais completo dos clientes, produtos, concorrentes, fornecedores e da própria organização em si.
Além disso, por meio do data driven, é possível transformar tudo em fontes de informações, otimizar recursos, investimentos e esforços, aproveitando todas as oportunidades de negócio.
Dessa forma, as informações podem indicar os caminhos possíveis a seguir, a partir da análise e processamento dos dados que revelam muito sobre o perfil e o comportamento dos clientes.
Quando falamos em redes e franquias, o data driven é um grande aliado, já que pode trazer maior assertividade para o gerenciamento do negócio, facilitar o monitoramento das métricas, aumentar a escalabilidade, e impulsionar os resultados conjuntos e individuais das filiais.
Uma das principais diferenças entre empresas que utilizam a cultura data driven e organizações tradicionais é o uso dos dados de forma integrada nos processos e operações.
Sendo assim, as informações da empresa não ficam armazenadas em computadores individuais, mas em um
sistema centralizado (geralmente em nuvem), para que todos os colaboradores da empresa tenham acesso.
Dessa forma, os resultados dependem menos do desempenho individual de cada pessoa e se baseiam mais na
inteligência coletiva, garantindo assim mais agilidade à rotina empresarial.
É interessante que a empresa conte com profissionais capacitados em data driven para lidar com a nova realidade orientada a dados, como é o caso dos cientistas de dados.
Dessa forma, ao trabalhar com pessoas especializadas no assunto, será possível proporcionar as transformações necessárias na organização.
Como destacamos, os dados são o alicerce para construir uma empresa data driven. Logo, para essa metodologia funcionar, é preciso contar com dados organizados, acessíveis e integrados.
A partir disso, as ferramentas e os profissionais vão conseguir extrair o máximo de cada dado coletado, gerando uma melhoria para o negócio.
Para utilizar a metodologia data driven, é preciso contar com tecnologias robustas, ferramentas precisas e soluções eficientes.
Com isso, vai ser possível sustentar essa transformação organizacional, trazendo impactos positivos para todas as áreas envolvidas, o que é crucial para a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Ao criar uma estratégia data driven também é interessante proporcionar maior autonomia aos colaboradores, permitindo que suas decisões sejam sustentadas pelos dados.
Dessa forma, cada equipe precisa de ferramentas que permitam o acesso aos dados de maneira ágil e simplificada, disponibilizando recursos e fornecendo facilidades.
Agora que você já sabe o que é a metodologia
data driven
e como ela funciona, reunimos abaixo algumas dicas para aqueles que desejam implementar a cultura data driven em conjunto com a rede WiFi no seu negócio. Vamos conferir?
Como vimos, a base de uma boa estratégia de data driven está na coleta de dados. Mas, é importante coletar apenas informações que sejam relevantes para o objetivo do seu negócio, evitando assim o armazenamento de informações desnecessárias.
Para uma melhor coleta, os dados devem ser claros, imparciais e confiáveis. É interessante destacar que apenas coletar informações não torna sua empresa orientada por dados, mas sim, o que será feito com eles.
Na metodologia data driven, os dados coletados precisam ser acessíveis e facilmente consultados. Além disso, quando for necessário, as informações relevantes precisam ser facilmente agregadas a outros dados da empresa.
Dessa forma, o compartilhamento precisa ser uma realidade. Pois, quando toda a equipe consegue consultar o histórico de informações, a tomada de decisão fica mais precisa.
A partir das informações coletadas, é possível monitorar o desempenho da empresa. Mas para transformar esses dados em percepções competitivas, que vão conduzir as decisões da empresa, é necessário fazer a análise dos dados.
Logo, a análise vai possibilitar a sugestão de ações do que pode ser feito a partir do que foi coletado. Dessa forma, você vai conseguir tomar decisões estratégicas com base em conhecimento concreto.
Investir em soluções tecnológicas também é outro ponto necessário. Pois, são as ferramentas tecnológicas que vão realizar a coleta, o armazenamento e o cruzamento dos dados para gerar relatórios.
Dessa forma, é interessante que a empresa passe por uma revolução digital e passe a contar determinadas tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial para a análise de grandes volumes de dados.
Assim, utilizar o data driven em conjunto com a rede WiFi pode te ajudar na construção de estratégias orientadas por dados, a partir de ferramentas de captura de leads via Hotspot WiFi, marketing de relacionamento, WiFi Marketing, pesquisa de satisfação.
Você sabe quais são os
benefícios de utilizar o conceito data driven no seu negócio? Existem muitos. Um deles é que as decisões tomadas a partir da análise de dados são melhores do que as baseadas em experiência ou intuição.
Logo, ao utilizar a cultura data driven, a gestão da sua empresa será baseada em informações confiáveis e sistemas analíticos poderosos. Além disso, empresas data driven possuem inúmeras vantagens competitivas:
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado deste post. Agora que você já conhece melhor o universo data driven e já sabe como guiar seu negócio a partir de dados concretos, deve ter entendido o motivo de utilizar essa metodologia.
Desta forma, coletar, analisar e interpretar dados para transformá-los em conhecimento estratégico resulta em estar
um passo à frente dos concorrentes. Por isso, investir nessa metodologia é uma boa opção.
Mas, para isso acontecer é preciso capacitar os colaboradores da empresa, contar com profissionais qualificados e utilizar tecnologias adequadas para tomar melhores decisões, aumentar a capacidade preditiva e dar mais autonomia aos processos internos.
Tá esperando o que para implementar a cultura data driven a sua organização? Esse é o ponto de partida para a construção de uma estratégia certeira e rentável em um mercado que está em constante mudança.
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