Como montar uma estratégia de e-mail marketing com a sua rede Wi-Fi

28 de junho de 2022

Não é novidade para ninguém que o e-mail marketing é uma das mais eficientes estratégias de marketing existentes nos dias atuais. De uma maneira resumida, podemos afirmar que trata-se de uma prática da comunicação que possui o objetivo de aproximar as organizações do seu público .

Caso você possua uma empresa e não saiba como estreitar a relação com o seu público no ambiente digital, saiba que o e-mail marketing é uma das alternativas mais recomendadas. É utilizando o instrumento que a sua organização conseguirá nutrir leads e, consequentemente, gerar uma maior quantidade de vendas. Tudo isso com uma das melhores taxas de ROI .

Porém, se hoje o e-mail marketing é um sucesso, é importante levar em consideração que nem sempre foi assim. A alternativa sempre despertou uma série de críticas por parte de diversos profissionais de marketing, mas isso mudou bastante.

De certa forma, o e-mail marketing era enxergado como um sinônimo de spam, mas com o avanço de diversas ferramentas, o cenário agora é outro. Hoje é possível fazer com que a mensagem chegue para a pessoa certa e no momento certo . Para isso, basta saber lidar corretamente com a solução.

E se você pretende montar uma estratégia de e-mail marketing, saiba que iremos te ajudar. Continue lendo este texto até o final para aprender de uma vez por todas a lidar melhor com esta importante solução.

Tenha uma boa leitura!

Em primeiro lugar, como o e-mail marketing pode ser definido?

Como você já deve imaginar, será conhecendo o e-mail marketing melhor que você conseguirá montar uma boa estratégia. Portanto, antes de qualquer coisa, é indispensável compreender melhor como a solução funciona.

Pois bem, o e-mail marketing pode ser definido como uma estratégia que atua enviando emails repletos de informações importantes para uma determinada lista de contatos. O objetivo consiste em estabelecer uma comunicação mais direta com cada um dos destinatários, além de cumprir com uma série de outros objetivos que envolvem o marketing .

Já que uma grande quantidade de pessoas podem ser colocadas em uma mesma lista de contatos, o disparo normalmente é realizado por meio de uma ferramenta de automação. Isso faz com que os e-mails cheguem aos destinatários no momento mais adequado possível, despertando com mais facilidade o interesse para que o público-alvo interaja com o conteúdo que foi enviado.

Em uma sociedade cada vez mais digital, é bastante difícil encontrar alguém que não utilize o e-mail, o que ajuda a explicar por quais motivos esta solução vem sendo cada vez mais requisitada no mercado. Desta maneira, muito provavelmente você se deparou com um e-mail marketing recentemente, assim como a grande maioria dos consumidores .

Mas, afinal, como montar uma boa estratégia de e-mail marketing?

Para montar uma boa estratégia de e-mail marketing, você deve ter em mente que existem algumas opções para atrair os destinatários, sendo elas: newsletter, e-mail promocional, e-mail sazonal, e-mail de boas-vindas, e-mail para clientes e leads inativos, e-mail para e-commerces e por aí vai .

Porém, não precisa se preocupar, pois separamos dicas que provavelmente vão conseguir te ajudar independente de qual for a opção escolhida.

1- Comece compreendendo melhor o seu público

Não dá para atingir corretamente um público sem conhecê-lo bem, você não concorda? Desta maneira, para não desperdiçar tempo e dinheiro, você deve compreender quem realmente é o público da sua empresa .

Se as pessoas que normalmente consomem o seu produto ou serviço possuem uma idade mais avançada, por exemplo, a linguagem precisa ser diferente da que é utilizada por jovens. A partir disso, você conseguirá definir quais ações pretende realizar com o e-mail marketing, levando sempre em conta a forma de comportamento dos consumidores .

Além disso, ficará mais fácil estabelecer o que pode ser conquistado com a solução. Caso a sua meta seja educar 20 leads em um disparo, você deve utilizar uma linguagem mais direta, ou tentar atrair a atenção dos destinatários de outras maneiras.

2- Não menospreze a importância dos templates

Assim como a linguagem possui a sua importância, os templates também desempenham um papel fundamental na boa impressão que pode ser gerada. Portanto, não deixe de dar a atenção necessária a isso.

Lembre-se que uma comunicação visual contínua é altamente recomendada . Afinal de contas, ao fazer isso, sempre que o destinatário abrir os e-mails, ele perceberá rapidamente de qual empresa se trata, além de imaginar qual conteúdo está por vir .

E para potencializar ainda mais esse processo, tenha em mente que a grande maioria dos especialistas recomendam que a proporção ideal a ser utilizada seja de 40% com imagens, enquanto os demais 60% sejam de textos . Isso ajuda a tornar o e-mail mais leve e a leitura mais fácil.

3- Não exagere na frequência de envios

Caso um disparo não tenha dado os resultados esperados, não envie outro logo em seguida. É preciso ter cautela para compreender o que houve e, após isso, decidir o que pode ser aprimorado .

O jeito mais eficaz é estabelecer um calendário , otimizando da melhor maneira possível o relacionamento da sua organização com o público. Para isso, busque um ponto de equilíbrio, o que deve ocorrer sem exageros e sem escassez .

Quando muitos e-mails são enviados, a sua base de clientes pode saturar rapidamente . Da mesma forma, quando existe uma ausência, as pessoas podem acabar esquecendo que a sua empresa pode ser uma boa opção para solucionar os problemas delas .

4- Segmente bem o seu público

Não adianta muito enviar um e-mail errado para a pessoa errada. Para evitar situações assim, basta analisar bem o público e dividi-lo em nichos .

Isso vai permitir que a sua empresa consiga estabelecer uma comunicação mais segmentada , o que normalmente resulta em resultados melhores . Se você não sabe como prosseguir com essa segmentação, saiba que existem muitos fatores que podem ser utilizados, como:

  • Estágio da compra;
  • Pessoas que já demonstraram interesses por determinados produtos ou serviços;
  • Personas;
  • Pessoas que já realizaram conversões recentemente;

E aí, preparado para alavancar o desempenho da sua marca no mercado digital? Caso tenha gostado deste conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outras informações importantes.

Até mais!

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