Você já parou para pensar o quanto seria interessante compreender melhor o comportamento do seu público em um site? Pois bem, é utilizando o heatmap que isso pode se tornar possível.
Na prática, quem gerencia um site ou blog reconhece a importância de obter o máximo de informações sobre os usuários que estão acessando os conteúdos oferecidos . É que quando os dados são coletados corretamente, eles serão utilizados em estratégias que vão servir para oferecer uma experiência de navegação cada vez melhor .
E oferecer uma experiência cada vez melhor é fundamental para gerar uma maior vantagem em um mercado extremamente competitivo, você não concorda? Com o passar do tempo, os usuários e consumidores estão se tornando mais exigentes, o que deve ser levado em consideração por todos os empreendedores que almejam destacar o seu produto ou serviço no ambiente digital .
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em heatmap, certamente já teve algum tipo de contato com a tecnologia. Além disso, caso ainda não tenha ficado claro o que significa um heatmap, não precisa se preocupar, pois, ajudaremos você a tirar diversas dúvidas sobre este assunto, compreendendo de uma vez por todas qual é a verdadeira importância do heatmap para analisar melhor o comportamento do seu consumidor no universo digital.
Tenha uma boa leitura!
O heatmap, ou mapa de calor, é uma representação visual que revela onde os usuários estão interagindo mais em um site ou blog . A tecnologia consegue compreender com bastante precisão como os visitantes da sua página estão interagindo com os elementos que ali estão .
Desta maneira, torna-se uma tarefa simples compreender em quais pontos do site ou blog os usuários estão gerando mais atividades, seja por meio dos cliques ou até mesmo através de rolagens da página .
Embora o termo não seja amplamente conhecido, o heatmap é utilizado em demonstrações gráficas em inúmeros setores do mercado. No esporte, por exemplo, a tecnologia pode ser utilizada para esclarecer como um atleta normalmente se desloca em uma partida de futebol, por exemplo. Contudo, seja qual for o setor do mercado que utilize o heatmap, o conceito continua sendo basicamente o mesmo.
No caso dos sites e blogs, se os usuários estão dedicando mais tempo e atenção a uma parte específica da página, o mapa de calor vai conseguir identificar . A partir disso, analisando essas informações, será possível criar estratégias eficientes com base no comportamento dos usuários .
Após conhecer o heatmap melhor, você já deve estar imaginando uma série de benefícios que podem ser gerados por meio da tecnologia, acertei? No entanto, além de melhorar o planejamento das estratégias futuras, algumas outras vantagens precisam ser consideradas por você.
Como foi falado anteriormente, o principal objetivo do heatmap consiste em entender melhor como o visitante está se comportando em uma página da internet. Se hoje é possível compreender que os usuários normalmente gastam cerca de 80% do tempo observando as informações que estão acima da dobra da página, saiba que sem o mapa de calor essa informação não seria tão concreta .
Porém, por mais que possa existir um padrão de navegação, existem muitos outros fatores que contribuem para que o relatório mude de um site para outro. Só para você ter uma ideia, somente as diferenças no layout são suficientes para mudar a forma com que os visitantes se comportam . Além disso, um site pode ter um público muito diferente do outro, o que também implica na maneira de navegação .
Isso significa que é extremamente importante investir em um heatmap próprio. Afinal de contas, será a partir disso que a sua empresa conseguirá obter as respostas certas para muitas perguntas estratégicas, como:
Essas são apenas algumas perguntas que podem ser respondidas por meio do heatmap, o que ajuda a entender por quais motivos a tecnologia vem sendo cada vez mais requisitada no mercado atual.
Por incrível que pareça, essa é uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é heatmap . Pois bem, caso você não saiba, é bastante recomendado que o heatmap seja utilizado o tempo inteiro .
Ele será uma peça fundamental para melhorar a tomada de decisões que vão ocorrer a partir da sua implementação. O melhor de tudo é que a ferramenta pode facilmente ser personalizada para que as ações desejadas sejam estimuladas . Ou seja, a sua empresa conseguirá induzir da melhor maneira possível o seu visitante a executar as ações pretendidas .
Se você ainda está indeciso sobre o investimento em heatmap, pode ter a certeza de que dificilmente não valerá a pena. Contudo, para obter os resultados esperados, é fundamental conhecer a tecnologia melhor, ou consultar alguém mais especializado no assunto para te ajudar.
No mercado atual, há boas ferramentas de heatmap, sendo que 3 delas se destacam mais: Mouseflow, Hotjar e ClickTale. Todas elas são bem completas e conseguem atender a maior parte das demandas . Elas também são bem intuitivas , possibilitando que pessoas com um menor conhecimento na área aproveitem suas funcionalidades sem maiores problemas.
E aí, preparado para alavancar o desempenho do seu site ou blog utilizando o heatmap? Caso tenha gostado deste conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outras informações importantes. Além disso, se você deseja conhecer melhor o nosso trabalho, basta dar um clique aqui.
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