O marketing pode trazer inúmeros benefícios para os mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais, como é o caso de supermercados. Por meio de determinadas ações, é possível atrair um grande número de clientes para vender mais.
Da mesma forma, por meio do marketing, também é possível
aproximar o cliente do negócio e transformar os consumidores em
compradores recorrentes, aumentando assim as chances de
fidelizá-los.
Diante do grande número de estabelecimentos, marcas e produtos, é necessário adotar
estratégias de marketing
para conquistar o cliente. Por isso, para se destacar dos demais, alguns supermercados buscam atrair os consumidores utilizando estratégias voltadas para a comunicação.
Para isso, é importante investir em ações focadas no cliente, como é o caso do email e SMS marketing. Por meio dessa estratégia, é possível trazer inúmeros benefícios para o negócio. Quer saber como? então continue lendo.
Antes de mais nada, é preciso entender o que é o email e SMS marketing. De forma geral, podemos dizer que o email marketing é uma
prática que
conecta empresas e consumidores por meio do canal de comunicação.
A estratégia consiste no
envio de emails para uma lista de contatos com o intuito de estabelecer uma comunicação com os consumidores e cumprir diversos objetivos de marketing.
Logo, por meio do email marketing é possível
estabelecer uma conexão direta com o público do supermercado,
estreitar o relacionamento com o consumidor,
fidelizar o cliente e
gerar vendas.
Já o SMS marketing consiste no envio de mensagens de texto para telefones celulares com o objetivo de divulgar ou vender produtos e serviços, de forma clara e objetiva. Dessa forma, o SMS é capaz de informar sobre promoções, novidades e oportunidades no negócio.
Apesar do surgimento de novos canais de comunicação, o SMS ainda é um importante canal de marketing. Isso porque, segundo o IBGE,
79% da população brasileira com 10 anos ou mais possui um aparelho de celular. Logo, a estratégia pode atingir um público amplo, sem a necessidade de internet ou custos por parte dos usuários.
Tanto o email quanto o SMS marketing costumam ser enviados por meio de ferramentas de automação. Logo, as duas alternativas podem ser vistas como rápidas e práticas para atingir um grande público.
Agora que você já sabe mais sobre email e SMS marketing deve ter entendido o motivo de utilizar estratégias como essas no supermercado. Nesses estabelecimentos, o marketing vai além da divulgação do negócio, ele pode influenciar na decisão dos clientes, incentivando para que comprem mais.
Assim, o acesso instantâneo e simplificado à informação por meio do email e do SMS marketing fez com que as pessoas utilizassem essas estratégias para conferir ofertas e preços antes de visitar estabelecimentos.
Dessa forma, as ações de marketing devem ser voltadas para
atrair o maior número possível de clientes para o seu supermercado, além de oferecer a eles uma
boa experiência de compras como forma de
fidelizá-los.
Outro motivo para investir em email e SMS marketing no seu supermercado é que ações como essas
não exigem grandes investimentos, possibilitando a utilização de orçamento com
flexibilidade.
Além disso, a adoção de algumas estratégias podem melhorar a experiência do cliente, firmando laços entre consumidor e supermercado. Sendo assim, as estratégias de marketing para supermercado podem possibilitar:
No entanto, é importante deixar claro que, para isso, é necessário que os consumidores deem permissão para o envio das mensagens e emails, para que seu supermercado não seja vista como invasivo.
Para construir um relacionamento com o consumidor, é necessário encontrar
formas de estabelecer uma comunicação do seu supermercado com o cliente, de forma a incentivar a compra e trazer benefícios para o público.
Além das redes sociais, que já são uma realidade quando o assunto é marketing digital, é importante
utilizar outras plataformas para atingir um público que não está ali, permitindo que o cliente acompanhe sua marca mais de perto, como é o caso do email e das mensagens de texto.
Por meio do SMS (mensagens de texto) é possível estabelecer comunicações diretas com os consumidores, informando sobre ofertas, ações promocionais e novidades da sua loja. Assim, é possível enviar alguns tipos de mensagens:
Além disso, existem alguns tipos de email marketing para incluir na estratégia do seu supermercado:
Abaixo, reunimos algumas dicas para utilizar na hora de enviar email ou SMS marketing para os clientes do seu supermercado:
Esperamos que tenham gostado do post e entendido a importância de utilizar estratégias de marketing no seu supermercado para estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente, como é o caso do email e do SMS marketing.
Assim, por meio dessas ferramentas, é possível impulsionar as vendas, fidelizar os consumidores e possibilitar a coleta de informações necessárias para a tomada de decisão dos gestores.
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