Não é novidade para ninguém que as estratégias de marketing são fundamentais para alavancar o desempenho de qualquer empresa no mercado. Por outro lado, nem todo mundo sabe que o WiFi pode se tornar um grande aliado nesse sentido, proporcionando uma maior facilidade na elaboração de boas estratégias.
Se você já visitou um restaurante, por exemplo, e teve que preencher um cadastro para que o WiFi do local fosse liberado gratuitamente no seu dispositivo, saiba que você foi alvo de uma estratégia de marketing bastante eficaz.
O melhor de tudo é que o custo para viabilizar estratégias de marketing utilizando o WiFi é bem inferior quando comparado aos demais mecanismos tradicionais de divulgação. Portanto, não deixe de considerar a utilização desta tecnologia para potencializar ainda mais as estratégias de marketing do seu negócio.
Só para você ter uma ideia, o número de smartphones em circulação no país é maior do que o número total de habitantes no Brasil, fora os demais dispositivos que dependem da internet para funcionar. Em uma pesquisa realizada em dezembro de 2020, a Anatel estimou que havia 234 milhões de dispositivos com acesso móvel à internet, enquanto a população brasileira era de 212,3 milhões.
Esse número deve ser ainda maior atualmente, e isso não pode ser desconsiderado por uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado atual, não é verdade? Portanto, caso você queira descobrir como montar estratégias de marketing utilizando o seu projeto de WiFi, não deixe de ler este texto até o final.
Tenha uma boa leitura!
Como você já sabe, o WiFi desempenha um papel extremamente importante na facilitação dos mais variados processos existentes na sociedade em que vivemos. Porém, por mais que a tecnologia esteja cada vez mais presente nos espaços de convivência das empresas, nem todos os gestores sabem que a ferramenta pode ser utilizada para a elaboração de boas estratégias de marketing.
Na prática, o WiFi possibilita que campanhas segmentadas sejam desenvolvidas por meio da captação de dados. Não bastando isso, a tecnologia também contribui para o desenvolvimento de diversos outros tipos de planejamento.
Talvez você esteja se perguntando como isso pode ser possível, acertei? Pois bem, em primeiro lugar, a sua empresa deve garantir que um cadastro seja feito antes da liberação do acesso. Ou seja, o usuário preenche um rápido formulário com algumas informações pessoais e, logo em seguida, o acesso é liberado para que ele consiga navegar gratuitamente na rede sem fio da sua empresa.
A partir disso, as informações coletadas poderão fazer parte das próximas estratégias do seu negócio, contribuindo para a melhor tomada de decisões.
Quando o chamado WiFi Marketing é utilizado de uma forma mais avançada, as possibilidades são ainda maiores, já que as organizações passam a mensurar métricas importantes, como o número de visitantes, número de visitantes que retornaram, número de novos visitantes, quantidade de vezes que uma determinada campanha foi vista, tempo de permanência dos usuários, quantidade de conversões e por aí vai.
Porém, para tornar o WiFi uma forte aliado do marketing, recomenda-se a utilização do captive portal, uma ferramenta que possibilita que a tela de cadastro seja exibida antes da liberação do acesso, além de contribuir de muitas outras maneiras. Caso você queira conhecer o captive portal melhor, basta dar um clique aqui.
E para não cometer nenhuma irregularidade, lembre-se de levar em conta a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o Marco Civil da Internet.
Agora que você conhece os motivos que tornam o WiFi um grande aliado do marketing, chegou o momento de descobrir como montar boas estratégias por meio desta tecnologia.
Vamos conferir?
Como foi visto anteriormente, é possível coletar dados pessoais dos seus clientes para que novas estratégias possam ser elaboradas com mais precisão e êxito. Sabendo disso, muitas empresas utilizam essas informações para fidelizar o consumidor.
Vamos supor que o seu cliente tenha fornecido o telefone e a data de nascimento durante o cadastro, certo? Pois bem, quando for o dia do aniversário dele, a sua empresa poderá mandar um cupom de desconto exclusivo, além de parabenizá-lo na data comemorativa.
Esse é apenas um exemplo daquilo que pode ser feito, principalmente quando levamos em conta que as possibilidades surgem a todo momento, o que ocorre de acordo com o avanço da tecnologia.
Se o cliente está visitando as instalações da sua empresa, saiba que este é um ótimo momento para divulgar os produtos, serviços e promoções por meio do WiFi.
Assim que o cliente faz o login, ele já pode receber as ofertas, incluindo conteúdos personalizados de acordo com o perfil dele. Afinal de contas, a sua empresa já coletou os dados do usuário, o que significa que um determinado conteúdo pode ser enviado levando em conta as informações fornecidas. Incrível, não é verdade?
Para o processo de fidelização ser ainda mais potencializado, a sua empresa pode oferecer recompensas que consigam chamar a atenção do cliente.
Por exemplo, é possível redirecionar o usuário para as redes sociais do seu negócio durante a navegação dele no WiFi. Caso ele siga ou interaja com as redes, a sua empresa pode oferecer algum tipo de recompensa, como um desconto em produtos ou serviços.
Desta maneira, ficará mais fácil fidelizar o cliente, ainda mais quando ele estiver acompanhando diariamente tudo o que é compartilhado nas redes sociais do seu negócio.
E aí, preparado para potencializar as estratégias de marketing da sua empresa utilizando o WiFi? Se você gostou deste conteúdo e deseja aprender mais, basta dar um
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