Se existe uma tecnologia capaz de tornar a educação mais acessível, inclusiva e dinâmica, essa tecnologia é a internet. Na prática, trata-se de uma solução capaz de abrir inúmeras outras portas para diversas tecnologias que não param de surgir no mercado , e é exatamente por isso que a internet gratuita deve fazer parte da realidade de uma instituição educacional, seja ela pública ou privada.
No entanto, essa adesão à internet vem ocorrendo com mais rapidez nas instituições de ensino privadas, enquanto os ambientes educativos públicos encontram maiores dificuldades para modernizar o ensino ao redor do país.
De uma maneira geral, os especialistas são unânimes em afirmar que o acesso à internet é uma demanda urgente quando se trata de educação. O problema é que existem inúmeros obstáculos que dificultam a redução da desigualdade digital, o que fica mais perceptível quando levamos em conta que muitos gestores e autoridades não dão a devida importância para essa tecnologia.
Se você é o gestor de uma instituição de ensino e deseja seguir por um outro caminho, não deixe de ler este texto até o final para compreender de uma vez por todas o quanto a internet gratuita é fundamental para melhorar a qualidade do ensino.
Tenha uma boa leitura!
Por mais que boa parte das pessoas enxerguem a internet como uma forte aliada da educação, outras ainda têm um pouco de ceticismo quanto a isso. Muitos acreditam que a ela é uma tecnologia que causa dispersão nos alunos, ou que atrapalha muito mais do que ajuda em decorrência de determinados fatores, mas não é bem assim que funciona.
Na prática, esse pensamento é bastante obsoleto, e você vai conferir a partir de agora os motivos pelos quais esse ceticismo precisa ser deixado de lado.
Vamos lá?
Você já parou para pensar que os alunos que praticam o estudo por conta própria são justamente aqueles que tendem a aprender muito mais? Pois bem, esse é um dos maiores benefícios da internet nas instituições de ensino, já que a facilidade de buscar o conhecimento com poucos cliques faz com que os estudantes não se limitem tanto.
Contudo, é fundamental ter em mente que a internet não forma um autodidata, mas facilita o caminho para que o estudante se torne um. Ou seja, se antes o autodidatismo era um desafio a ser enfrentado por todas as pessoas que buscavam conhecimento, hoje esse caminho é muito mais simples e prático. Em poucos segundos os estudantes conseguem ter acesso a uma infinidade de coisas.
Antigamente era bastante comum observar alunos nas salas de aula que estavam ali perdendo tempo. Eles não conseguiam aprender por meio dos métodos tradicionais e precisavam ralar para aprender de outras maneiras.
A boa notícia é que esse cenário mudou muito de uns anos para cá. A internet vem contribuindo bastante para tornar as aulas mais interativas, o que ocorre em todas as fases e períodos dos processos educacionais, dos estudantes que estão dando os primeiros passos aos que já estão fazendo cursos superiores nas faculdades.
Isso significa que, quanto mais maçante for o processo educacional, mais fácil os alunos perdem o interesse em aprender.
E não é isso o que você quer para a sua escola, não é verdade? Pois bem, para evitar que a monotonia atrapalhe o desenvolvimento de alguns alunos, é fundamental ter em mente que a interatividade proporcionada pela internet é um investimento altamente eficaz para qualquer tipo de instituição educacional.
Se existe dinâmica entre professores e alunos, o interesse em aprender flui naturalmente. Além disso, engana-se quem pensa que a internet contribui somente para gerar uma maior participação ativa por parte dos estudantes. Na prática, a tecnologia também influencia em muitos outros aspectos, como no estímulo ao senso crítico e na coragem dos alunos exporem os seus pensamentos ou dúvidas.
Despertar o interesse dos alunos com necessidades especiais nunca foi uma tarefa simples para as instituições de ensino, mas a internet está contribuindo bastante para mudar esse cenário.
Esses estudantes precisam ter o direito de aprender garantido, e muitas vezes os locais de ensino não estão preparados para atender corretamente às necessidades dessas pessoas. O fato é: muitas vezes os gestores das instituições de ensino acreditam que é um investimento extremamente alto oferecer um ensino acessível.
Porém, esse tipo de pensamento precisa ser deixado de lado, ainda mais quando levamos em conta que a internet é capaz de baratear bastante esse processo.
Os recursos tecnológicos que podem ser utilizados quando há o acesso à internet nas salas de aula contribuem, e muito, para suprir diversas necessidades dos alunos especiais. Caso você não saiba, existem diversos softwares e hardwares ideais para promover acessibilidade, além de muitas outras alternativas.
Desta maneira, a sua instituição de ensino estará mais bem preparada para oferecer um ensino com mais qualidade para todos os tipos de estudantes.
Ao contrário daquilo que muitos acreditam, a internet também é capaz de promover um maior estímulo à leitura e escrita. É claro que existem algumas exceções, mas quando as instituições de ensino trabalham o uso da tecnologia corretamente, os alunos acabam lendo e escrevendo mais, o que garante um melhor aprendizado.
Você pode estar se perguntando o que deve ser feito para provocar esse maior estímulo, acertei? Pois bem, o primeiro passo é oferecer uma boa internet gratuita para que os alunos tenham acesso a diversas ferramentas tecnológicas. A partir disso será possível oferecer soluções que se adequem a tudo aquilo que os alunos precisam para desenvolver suas habilidades.
Um bom exemplo nesse sentido são os blogs, já que as pessoas que possuem um blog precisam pesquisar, ler e escrever. Sabendo disso, muitas escolas estão sugerindo que os seus alunos tenham blogs onde possam pesquisar mais, ler mais, escrever mais e, consequentemente, aprender mais.
No entanto, para isso dar certo, é importante levar em consideração que os profissionais da educação são as pessoas mais recomendadas para sugerir alternativas que venham a se encaixem às necessidades dos seus alunos. Ou seja, a opinião deles sempre precisa ser levada a sério pelos gestores das escolas.
Como foi possível observar, as instituições de ensino que investem em uma boa internet gratuita conseguem oferecer uma educação com muito mais qualidade para os seus alunos.
Se você acreditava que um investimento desse tipo seria desperdício de recursos, agora você já sabe que estava completamente enganado. A internet é capaz de gerar economia de muitas formas, principalmente por provocar a redução dos gastos com papéis e inúmeras outras ferramentas que podem ser facilmente substituídas por dispositivos eletrônicos.
E então, preparado para alavancar o desempenho da sua instituição de ensino por meio de uma boa internet gratuita? Caso você queira conhecer melhor o trabalho da Vagalume, uma empresa que possui uma ampla experiência provendo internet sem fio nas mais variadas instituições de ensino, basta dar um clique aqui.
Além disso, se você deseja aprender mais sobre esse e outros assuntos importantes, basta clicar aqui para acessar o nosso blog.
Até mais!
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech