Conforme as possibilidades no ambiente digital crescem dia após dia, a preocupação em relação a segurança na internet também aumenta, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes. É exatamente por isso que um dos papéis das escolas consiste justamente em dar importância e seriedade a esse assunto.
No entanto, isso ainda não vem acontecendo como deveria. De acordo com a pesquisa TIC Educação realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil ( CGI.br ), somente 44% dos estudantes aprendem sobre segurança na internet nas escolas brasileiras . Isso significa que as instituições de ensino ainda não estão dando a atenção necessária para essa questão.
Como você deve imaginar, essa falta de atenção gera pode gerar problemas graves na sociedade em que vivemos. E essas dificuldades são um motivo de preocupação para todo mundo, ainda mais quando levamos em conta a importância que a internet possui para os mais variados segmentos de nosso meio social.
Para Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação, “a tecnologia é uma forma de inclusão social, de acesso a serviços. Se a gente pensar nas desigualdades de uso, isso significa também o não acesso a diversos âmbitos sociais. A inscrição no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], por exemplo, não é feita sem acesso à internet”.
Portanto, se você deseja compreender como as escolas podem contribuir na melhoria da segurança na internet, não deixe de ler este texto até o final.
Tenha uma boa leitura!
Antes de entender como as escolas podem ajudar a diminuir os riscos dos jovens no ambiente digital, você precisa conhecer os principais riscos que os estudantes correm na internet.
Para começar, você precisa ter em mente que a falta de privacidade e segurança na internet durante a navegação, o que pode ocorrer até mesmo durante as aulas online, é um dos riscos que podem ser evitados ou minimizados quando os estudantes são preparados para lidar com certas questões.
É que os sites, aplicativos ou plataformas educacionais podem armazenar uma quantidade considerável dos dados dos alunos. O grande problema é que esses dados pessoais podem ser utilizados de forma criminosa por terceiros, principalmente quando os hackers e criminosos encontram brechas para ganhar dinheiro com o roubo de informações.
E não para por aí, já que existem diversas outras formas criadas pelos criminosos para enganar os usuários desavisados na internet. Uma delas é justamente os links atrativos que normalmente estão presentes em páginas da internet ou são enviadas por e-mail. Ao clicar nestes links desconhecidos, os usuários acabam caindo em uma cilada.
Agora que você conhece alguns dos principais riscos que os usuários estão correndo durante uma navegação no ambiente digital, chegou o momento de compreender como as instituições de ensino e os profissionais da educação podem contribuir para aumentar a segurança na internet entre os jovens.
Vamos lá?
O primeiro passo consiste em fornecer a capacitação necessária para que os profissionais da educação tenham as condições necessárias para orientar os alunos e mantê-los em alerta durante a navegação, seja durante as aulas ou fora da escola.
Mas, para isso dar certo, os profissionais da educação precisam compreender que a internet não pode ser enxergada como uma inimiga, e sim como uma forte aliada da educação. Na prática, a internet oferece uma infinidade de possibilidades que contribuem, e muito, para aumentar o dinamismo das aulas e até mesmo para facilitar a sede por conhecimento. E é por isso que as escolas estão investindo cada vez mais nessa tecnologia.
Se antes os estudantes precisavam batalhar para pesquisar conteúdos em livros e materiais conceituados, hoje é possível pesquisar uma infinidade de coisas com pouquíssimos cliques.
No entanto, é fundamental estar atento à veracidade das informações que estão disponíveis na internet , não é verdade? Além disso, os usuários precisam observar se a navegação é realmente segura nos sites que estão sendo visitados.
Muitas fakes news podem surgir em diversas redes sociais ou nos aplicativos de troca de mensagens, o que significa que os estudantes precisam ser orientados a não acreditar em tudo o que aparece para eles. Quando um site ou link desconhecido está sugerindo algo, seja duvidoso ou não, é necessário buscar uma confirmação em um outro site já conhecido e que seja, de fato, confiável.
Muitas vezes é necessário bater na mesma tecla de forma constante para que os estudantes percebam que a segurança na internet é algo que precisa ser levado a sério.
Portanto, é extremamente recomendável que as escolas relembrem dicas básicas de segurança constantemente para os alunos . As senhas, por exemplo, devem ser trocadas frequentemente para que os riscos de invasões diminuam. Os alunos também devem saber que as senhas precisam conter alguns aspectos para torná-las mais eficazes, como letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números misturados com letras.
Outro ponto importante é conferir se os sites possuem um certificado de segurança. Para isso, basta conferir se existe um cadeado próximo ao local onde o endereço do site é colocado. Normalmente o cadeado está presente antes de “https://”.
Quando o objetivo é manter os jovens atentos ao que encontram na internet, é fundamental que os familiares contribuam nos momentos em que os estudantes estejam fora da escola . Ou seja, esse papel não pode ser somente das escolas.
Desta maneira, os familiares precisam ser orientados a permanecerem atentos. Para isso, as escolas podem promover reuniões com os familiares para esclarecer as principais questões de segurança na internet, o que vai ajudar na percepção de determinados limites que precisam ser impostos.
E aí, o que você achou das nossas dicas? Caso tenha gostado deste conteúdo e queira aprender mais sobre outros assuntos importantes, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Lá você vai encontrar diversas informações sobre a eficácia da internet para os processos educacionais, bem como para os demais setores da nossa sociedade.
Até mais!
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech