3 formas de monetizar sua rede Wi-Fi

Além de ser um diferencial para seus clientes ou funcionários, disponibilizar uma rede de acesso sem fio pode trazer vários benefícios para você. Muito mais do que ser uma conveniência para quem usa, fazendo com que as pessoas optem pelo seu estabelecimento em relação a outros que não possuam rede Wi-Fi, você pode criar estratégias de vendas e marketing com base nas informações coletadas através da conexão sem fio. 

Ao frequentar um ambiente com grande circulação de pessoas, como shoppings, restaurantes, aeroportos, hospitais e rodoviárias, os clientes normalmente encontram um acesso aberto à internet, que muitas vezes é liberado mediante a inserção de uma senha ou através do cadastro em uma plataforma. No post de hoje, explicaremos algumas maneiras de tornar a disponibilização da rede Wi-Fi ainda mais vantajosa para você. Acompanhe!

Por que monetizar a rede Wi-Fi?

O objetivo dessa estratégia, para além de possibilitar uma nova fonte de receitas para o seu negócio, é ampliar a divulgação de uma marca através da sua representação no portal de acesso. Através da monetização, torna-se possível bancar essa estrutura comercial ou terceirizar essa responsabilidade, delegando a divulgação a uma empresa parceira. 

Ao preencher um formulário para obter o acesso à internet, os clientes costumam informar seu nome, email e CPF. O portal Captive coleta estes dados em redes corporativas com o objetivo de criar estratégias, que serão direcionadas ao perfil que melhor se adapta a certo tipo de consumo. Nestas telas iniciais de acesso, é possível exibir mídias pagas, como propagandas, banners e vídeos institucionais, tornando o usuário dependente dessa visualização para atingir o seu objetivo de utilizar a rede e familiarizando-o com a marca que está usando essa estratégia. Para isso, a empresa que quer ser divulgada pode procurar parceiros ou patrocinadores para monetizar essa ferramenta.

Confira alguns dos motivos pelos quais pode ser vantajoso monetizar sua rede:

  • Para entender os hábitos dos usuários e personalizar a experiência de consumo: ao enriquecer a base de clientes da empresa através da solicitação de dados, é possível criar ações de vendas e promoções mais eficientes, aproximando-os da marca, até porque você agora possui seu contato e pode aproveitá-lo para enviar e-mails marketing, informando sobre novidades e oferecendo condições especiais. 

Esse tipo de conhecimento leva a uma análise mais aprofundada do perfil de consumo, das preferências dos clientes, do tempo de permanência no seu espaço e também se ocorreu algum problema ou insatisfação na utilização do serviço, levando a medidas que deixem o cliente contente em interagir com o seu produto, serviço ou espaço.  

  • Para gerar lucros: você pode cobrar uma taxa para o uso da rede, reduzindo seus custos de manutenção da mesma e obtendo uma nova fonte de receitas.
  • Para aumentar sua visibilidade: principalmente com públicos mais jovens, é possível oferecer o acesso em troca da divulgação nas redes sociais, como ao solicitar a realização do check-in no seu espaço ou sua página em redes como o Facebook. Isso também nos leva à importância de ter uma presença forte nas redes, criando conteúdos interessantes e interagindo com seus clientes por lá. 
  • Para mensurar a satisfação do cliente com a sua marca: ao final do acesso, é possível solicitar o preenchimento de uma pesquisa de satisfação a fim de avaliar a infraestrutura oferecida pelo seu espaço e os serviços ali disponibilizados. Ao perguntar como você pode melhorar seus serviços ou atendimento, você obtém um feedback qualificado sobre pontos a serem ajustados em seu negócio. 

É necessário controlar o acesso dos usuários, identificando cada um deles internamente e criando um cadastro para evitar o mau uso da conexão. Lembre-se de que, para oferecer um acesso à internet de qualidade, seu servidor deve estar preparado para a demanda. Caso contrário, a frustração ao utilizar um serviço instável pode prejudicar a percepção do seu negócio por parte dos consumidores, então fique de olho! 

Como monetizar a rede Wi-Fi?

Agora que entendemos as diferentes formas por meio das quais a disponibilização do acesso à internet pode ser benéfica para o seu negócio, confira algumas estratégias para obter ganhos por meio da oferta de Wi-Fi ao seu público:

  1. Vender o espaço da sua página de conexão para que outra empresa utilize a visibilidade através do uso de propagandas: antes de efetivar a conexão, é possível personalizar a tela de login expondo imagens, vídeos e banners e divulgando produtos ou serviços de parceiros, cobrando, logicamente, por essa exposição. Além de transferir os custos de manutenção de uma rede para o parceiro, essa é uma oportunidade na qual os acessos à rede são constantes, o que aumenta consideravelmente o alcance de uma marca. Isso,  através do uso de métricas adequadas, leva a um armazenamento de dados que permite a elaboração de estratégias de venda e divulgação e aproxima a empresa dos seus consumidores. 

Através dessa transação com outras empresas, você pode oferecer acesso gratuito aos usuários, ao mesmo tempo em que cede um espaço publicitário pelo qual você cobra.

  1. Cobrar o usuário pelo uso da rede: para acessar a internet, você pode cobrar o acesso e solicitar o pagamento através do cartão de crédito. Outra alternativa é estabelecer assinaturas mensais ou planos pré-pagos, gerando um vínculo mais duradouro com a sua rede e otimizando os custos para o consumidor final através de pacotes. 
  2. Estabeleça um valor mínimo de consumo dos seus bens ou serviços para acessar a internet: essa é uma maneira de aumentar suas vendas internamente com o apoio do acesso à rede Wi-Fi: você pode, por exemplo, conceder o uso a partir de compras feitas com um determinado valor mínimo. É uma ação um pouco mais sutil do que cobrar diretamente pelo uso da rede e, em casos extremos, como alguém com urgência para acessar a internet, colocará esse tipo de usuário em contato com o seu produto ou serviço, o que pode gerar um interesse posteriormente. 

Em uma realidade onde praticamente tudo pode ser feito através das redes e nossa dependência da conexão à internet só aumenta, é possível utilizá-la para as mais diversas finalidades, inclusive lucrar com sua oferta.

Dessa forma, a conectividade, além de oferecer uma melhor experiência do usuário com seu negócio, espaço ou marca, promove o desenvolvimento de negócios através da melhoria da experiência de consumo, personalizando ofertas com base nos perfis e hábitos dos clientes.

Entre em contato com a Vagalume e descubra como podemos te ajudar em mais esse passo! 

Se gostou do conteúdo, não deixe de conferir o nosso blog.

vagalume banners rocketPrancheta 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados