Wifi como serviço: saiba como a Vagalume WiFi pode te ajudar com isso!

Que a conexão WiFi foi amplamente disseminada, tornou-se indispensável nos tempos modernos e é cada vez mais fácil encontrar uma rede você já sabe, né? Hoje, pensamos em trazer algumas dicas de como implementar a rede WiFi como serviço.

Se seu objetivo é obter uma boa infraestrutura de rede, seja no ambiente de trabalho, para aumentar a produtividade, ou como facilidade para seus clientes, o WiFi as a service traz benefícios como redução de custos e uma melhor gestão pela área de tecnologia responsável. No post de hoje, explicamos o que é o WiFi como um serviço, que pontos positivos ele pode oferecer para sua empresa e como fazer sua implementação. Uma dica: a Vagalume pode te ajudar com tudo isso!

O que é WiFi as a service

Não é raro que as empresas enfrentem dificuldades com os custos altos dos serviços de Internet e com a necessidade constante de manutenção e atualização de sistemas e dispositivos. Como o próprio nome em inglês diz, o WiFi as a service (WaaS) é a funcionalidade da rede WiFi como um serviço, especialmente para empresas que necessitam de internet sem fio. Essa conexão é importante para desenvolver as atividades cotidianas e combina três elementos principais: hardware, software e serviços, obtendo um maior controle da rede através da disponibilização de ferramentas adequadas e gestão por equipes capacitadas.

Nesse modelo de negócio, os empresários pagam apenas por aquilo que efetivamente utilizam, contando com acompanhamento contínuo da infraestrutura e obtendo um serviço constante, contínuo, seguro, descomplicado e sem interrupções. Sabendo que as empresas dependem do WiFi para uma infinidade de funções, como pagamentos bancários, coletas de dados, armazenamento de informações, vendas online e campanhas de marketing digital, o WiFi como um serviço é uma ótima alternativa aos sistemas antigos de Internet.

Quais os benefícios do WiFi como serviço? 

Um dos principais pontos é a redução de custos. Por não necessitar de uma grande infraestrutura e gastos para a sua implementação, a assinatura do serviço de WiFi se torna um grande benefício, permitindo a adesão a um pacote – que também pode ser personalizado – de serviços, condizente com as necessidades e a realidade financeira da empresa. 

O suporte contínuo é outra questão importante – diferentemente das demais empresas de telecomunicação, com o WiFi as a service os profissionais ficam à disposição em período integral, solucionando qualquer problema com rapidez.

Outro aspecto presente é a flexibilidade, pois o WiFi facilita a expansão da área de conexão, garantindo a escalabilidade. A quantidade de equipamentos é diretamente proporcional à demanda – e for necessário espalhar o alcance da rede, esse passo pode ser feito com mais facilidade e menos gastos.

Além disso, esse tipo de serviço oferece uma melhor experiência ao usuário – que, nesse caso, pode ser a empresa contratante ou até mesmo o cliente final, com acesso à facilidade ao visitar um estabelecimento ou empresa. Através de sua implementação, a solução de problemas se dá de forma mais ágil por uma equipe especializada e em constante atualização. 

Por esse mesmo motivo, o trabalho é otimizado, afinal, sabendo que a internet é uma parte fundamental das funções das equipes e que sua performance afeta o desempenho da empresa como um todo, a garantia de que a conexão. Por fim, com o WiFi como um serviço, não é necessário se preocupar com atualizações de sistemas e tecnologias, pois a empresa responsável se encarrega de oferecer os serviços mais modernos.

Não podemos deixar de mencionar, também, o aspecto da segurança; todos os tipos de conexão estão sujeitos a ataques de usuários mal-intencionados. Porém, com a estrutura e o controle adequados, torna-se possível implementar recursos adicionais de proteção de dados e informações, controlando os dispositivos que se conectam à rede e monitorando suas atividades.

Como implementar o WiFi como um serviço? 

Primeiramente, é preciso encontrar uma empresa provedora que seja confiável e qualificada. Os técnicos serão responsáveis por inspecionar o espaço onde a rede será implementada, analisando a infraestrutura e identificando possíveis problemas, customizando, assim, o serviço a ser oferecido.

Através dessa prestação de serviços, a empresa poderá contar com atendimento e suporte técnico sempre que necessário, garantindo a segurança e a manutenção da infraestrutura através de sua assinatura mensal. O contratante também consegue controlar a conexão, tendo acesso a informações importantes, controlando e monitorando os dispositivos que se conectam à rede.

O hardware, ou seja, os equipamentos físicos, como pontos de acesso e firewalls, são instalados no espaço, determinando a infraestrutura para que o software possa fazer o seu serviço, centralizando e gerindo dados em tempo real. A partir deles, é feito o serviço de monitoramento remoto, detectando problemas, elaborando relatórios e implementando soluções. 

Contar com uma equipe técnica experiente é muito importante para garantir o sucesso da implementação da rede WiFi como um serviço, permitindo que você concentre seus esforços em assuntos mais relevantes para o seu negócio e aproveitando uma conexão de Internet mais rápida, estável e segura. Aqui na Vagalume, temos dezenas de soluções personalizadas para o seu objetivo. Que tal entrar em contato e descobrir como podemos te ajudar?

vagalume banners rocketPrancheta 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados