A maioria das empresas – no post de hoje, abordaremos, de forma mais específica, os shoppings – já pratica a disponibilização de internet em seus espaços. O que nem todas sabem, contudo, são os benefícios e oportunidades
que implantar uma rede WiFi em shoppings pode trazer, no sentido de ampliar os negócios, melhorar o relacionamento com clientes, otimizar a experiência de compra e gerar novas oportunidades de marketing.
Mais do que optar por oferecer algo que a concorrência já faz, decidir pela instalação de uma rede Wi-Fi deve ser uma ação pensada
. Apesar de uma boa conexão de internet ter se tornado praticamente tão indispensável quanto água e energia elétrica, com a popularização dos pacotes de internet para celulares, a necessidade de uma rede pública não é mais tão alta quanto já foi há um tempo. Dessa forma, é preciso pensar para além da oferta de uma estrutura que gere facilidade, considerando também como esse passo pode contribuir na experiência do cliente em relação ao seu negócio.
Quando usada com um objetivo e através de uma estratégia definida, a rede WiFi pode se tornar uma vantagem competitiva, beneficiando quem visita o seu espaço e também utilizando essa facilidade para coletar informações relevantes ao seu negócio,
atraindo, mantendo e fidelizando seus clientes.
Nos posts anteriores, mencionamos alguns (ótimos) motivos para você instalar uma rede de conexão Wi-Fi no seu negócio, incluindo os resultados que essa ação pode trazer
. Hoje, separamos mais algumas razões pelas quais a implementação do Wi-Fi pode gerar resultados incríveis. Recomendamos fortemente que você considere essa possibilidade – mas claro, analisando a viabilidade de sua implementação. Acompanhe!
Por que instalar redes WiFi em shoppings?
- Para criar um canal de comunicação. Para além dos canais convencionais, como anúncios na televisão e rádio, outdoors e panfletos, você pode aproveitar a facilidade de um portal de internet para fazer a divulgação do seu estabelecimento e até mesmo de outros. Ao solicitar o login do usuário, é possível utilizar essa página para colocar imagens, vídeos e anúncios próprios ou de terceiros, ampliando o alcance das marcas e gerando, inclusive, um lucro a partir desta ação, pois a hospedagem do anúncio pode ser paga.
- Para coletar e armazenar dados, controlando o fluxo. Ao implementar uma rede pública de internet, é possível aplicar estratégias para beneficiar o seu negócio: além de oferecer uma facilidade aos usuários, a plataforma pode ser utilizada para aprofundar seu conhecimento sobre os clientes, identificando sua localização, sua forma de utilização, tempo de conexão, páginas mais acessadas, etc. Através dessa análise, você consegue entender como se dá a interação do usuário com o seu empreendimento, identificando pontos fortes, lacunas e pontos de melhoria. Essas informações podem ser relevantes para melhorar o fluxo de navegação no espaço virtual e aumentar as vendas no espaço físico – e, quem sabe, digital também!
- Para proporcionar uma melhor experiência do cliente ao visitar seu estabelecimento, já que é um diferencial atrativo. De forma lógica, oferecer uma conexão Wi-Fi em shoppings facilita a vida dos clientes que frequentam o seu espaço, podendo inclusive ser um fator decisivo entre optar pelo seu estabelecimento ou pelos concorrentes. Em shoppings, é possível gerar integração com as lojas e estabelecimentos pertencentes, unificando a comunicação e disponibilizando mapas e cupons, por exemplo. Através dessa atitude, os usuários conseguem conhecer melhor o shopping e usar a conexão para outras finalidades com agilidade e segurança, aumentando, também, a interação com o espaço.
- Para aumentar o período de permanência no estabelecimento. Ao contar com essa facilidade, os consumidores não precisam mais procurar outro lugar com conexão. Isso resulta em uma retenção de clientes por um período maior de tempo, que pode se transformar em uma venda ou um direcionamento, por exemplo, à praça de alimentação – afinal, muitos momentos de descanso e lazer ocorrem nestes espaços e, quanto mais o público circula pelo local, maiores as chances de o seu estabelecimento vender mais. O cliente se sente muito mais confortável naquele espaço, navegando livremente em seus dispositivos móveis e aproveitando as facilidades ao seu redor.
- Para identificar áreas com maior movimento. Ao acompanhar a localização dos usuários, é possível desenvolver um fluxo por eles seguido, entendendo quais áreas são mais frequentadas, e fazer ajustes de forma a oferecer mais atrações em espaços pouco frequentados. Além disso, é possível, inclusive, aumentar o aluguel de áreas mais “nobres”, sendo essa uma consequência das informações coletadas através da implementação da rede Wi-Fi.
- Para ampliar o alcance de público. Muitos shoppings já realizam eventos em suas áreas de circulação a fim de atrair mais consumidores aos seus espaços, incentivando o consumo nas lojas. Esses eventos também são úteis para gerar uma divulgação orgânica do local, visto que os consumidores usam as redes sociais para registrar esses momentos, fazendo uma propaganda gratuita do evento e do espaço, gerando maior visibilidade. Da mesma forma, é possível solicitar a realização de um check-in, por exemplo, toda vez que o usuário quiser acessar a Internet: assim, é feita uma troca onde ambos saem ganhando – o cliente ganha o acesso e o estabelecimento ganha uma pequena divulgação.
- Desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas. Um dos seus objetivos pode ser – e provavelmente é – a redução de custos ao divulgar seu negócio, evitando o desperdício de recursos em ações ineficazes ou direcionadas ao público alvo errado. Ao acompanhar e registrar o comportamento de um usuário, fica mais fácil identificar quem ele é, qual o seu comportamento, quais regiões e lojas do shopping despertam seu interesse, personalizando ofertas e sugestões para uma experiência mais direcionada e individualizada. Consequentemente, isso aumenta o tempo de permanência do cliente no shopping e muito provavelmente aumenta seu ticket médio, ampliando, como mencionamos, o valor que ele consome no espaço.
Ficou claro de entender alguns dos motivos pelos quais a instalação de uma rede Wi-Fi se torna praticamente uma exigência, certo? Todavia, é importante considerar alguns fatores antes de montar essa estrutura.
Em um primeiro momento, é necessário estudar a área
, evitando gastos desnecessários e instalações que não façam sentido para o propósito do negócio. Ainda mais importante é a localização dos pontos de acesso
, pois a navegação deve fluir de forma rápida e agradável, visto que problemas na conexão geram insatisfação por parte do usuário e podem levar ao efeito contrário, ou seja, ao desinteresse pelo seu espaço. Por isso, é fundamental fazer um mapeamento minucioso da área onde a rede será instalada.
Também é essencial ser transparente em relação à coleta de dados
. Por mais que a maioria dos usuários clique em “concordo com os termos de uso” sem prestar muita atenção no que está sendo dito, é importante esclarecer quais são as finalidades dos dados coletados. Por isso, todos os usuários devem ser avisados, garantindo uma maior confiança e prezando sempre pela segurança de suas informações.
Em relação a elas, devem ser utilizadas para desenvolver estratégias assertivas, utilizando uma metodologia para aplicá-las ao seu propósito. A equipe de TI pode, por exemplo, se encarregar de criar relatórios periódicos
dos indicadores de performance da sua rede, oferecendo materiais relevantes para solucionar problemas e identificar oportunidades, a fim de otimizar o crescimento do seu negócio.