Com o rápido avanço tecnológico visto nos últimos anos, as redes WiFi estão cada vez mais inseridas em vários setores da sociedade, o que inclui os hospitais.
Na prática, o WiFi é considerado a tecnologia sem fio mais utilizada na área da saúde. E é exatamente por isso que o seu funcionamento precisa acontecer com total segurança e agilidade , não é verdade?
Afinal de contas, uma boa rede WiFi permite que os hospitais tenham uma série de possibilidades , incluindo uma comunicação mais completa entre a equipe, equipamentos de saúde que permitem fiscalizar e sustentar a saúde dos pacientes, redes destinadas aos clientes que estão recebendo atendimento e por aí vai.
Ou seja, a implementação de uma rede WiFi realmente eficaz nos hospitais se tornou mais do que uma necessidade.
Por outro lado, quando se leva em consideração que grande parte dos hospitais possuem vários andares, paredes de concreto, dispositivos IoT e aplicativos que funcionam dia e noite, percebemos que realizar a gestão de tudo isso acaba sendo uma tarefa bastante complexa .
Para facilitar essas questões para você, separamos algumas dicas importantes que vão servir para ajudar a melhorar a gestão e segurança das redes WiFi nos hospitais.
Vamos conferir? Tenha uma boa leitura!
As necessidades de capacidade são fundamentais para o sucesso de uma rede WiFi, seja nos hospitais ou em qualquer outro ambiente.
Quando você está pensando em colocar uma rede WiFi em uma universidade, por exemplo, é preciso considerar onde e quando os frequentadores se reúnem em sua área de cobertura durante o dia.
No caso dos hospitais, as redes WiFi são utilizadas durante 24 horas , o que necessita ser levado em consideração pela empresa responsável por fazer a instalação, manutenção ou gerenciamento.
Desta maneira, torna-se fundamental realizar o planejamento de uma rede WiFi completa para os hospitais. E ela deve ser projetada para acomodar alta densidade em todos os espaços, além de uma grande quantidade de dispositivos IoT e wireless . Caso contrário, essa mesma rede pode acabar virando um problema que gera prejuízos ao cotidiano do hospital na totalidade.
E não é isso que ninguém quer, não é verdade? Pois bem! Se você for gestor de algum hospital e queira evitar transtornos do tipo, procure uma empresa realmente especializada nesse sentido . Muitas vezes o barato pode sair bem caro, ainda mais quando nos referimos aos setores da sociedade que dependem bastante das redes WiFi.
Conforme foi falado anteriormente, as necessidades de cobertura são diferentes para cada lugar , já que a metragem quadrada e os materiais de construção são fatores que interferem no planejamento de cobertura.
Em decorrência disso, muitos problemas de redes WiFi implementadas em hospitais ocorrem justamente em virtude de uma cobertura mal projetada . Diversos obstáculos, como a regulação do wireless, geralmente se resumem a cobertura.
É exatamente por isso que a obtenção de um design de rede WiFi que se encaixe corretamente nas características do hospital se faz tão necessário.
Por exemplo, caso uma determinada empresa tenha alguns prédios em sua rede de hospitais que precisam de cobertura, todas as informações detalhadas de cada um desses prédios precisam ser repassadas aos responsáveis pela rede WiFi.
A grande quantidade de dispositivos wireless conectados ao mesmo tempo à rede pode ser um enorme desafio para a equipe de TI responsável pelo gerenciamento. Isso acontece por causa da incerteza de que esses dispositivos estão se conectando da maneira correta, bem como em virtude da contabilidade de todos eles.
Você também deve levar em consideração que as infraestruturas de rede WiFi estão se tornando ultrapassadas a cada 4 anos . E quando observamos o segmento da saúde, onde a tecnologia que pode salvar a vidas das pessoas evolui a cada dia, esse tempo geralmente é ainda menor.
Ou seja, atualizações de softwares e tecnologias novas de dispositivos estão sendo inseridas no mercado a todo momento , o que torna necessário estar sempre atento para evitar problemas.
Se a rede WiFi foi implementada há mais de 3 ou 4 anos, é provável que o hospital enfrente desafios de desempenho wireless.
Com isso, atualizar a rede wireless ao menos a cada 48 meses é uma tarefa bastante recomendada nesse sentido, já que promove uma série de benefícios para o hospital, incluindo novas ferramentas e um melhor gerenciamento.
A internet das coisas (IoT) está cada vez mais presente em todos os setores da sociedade, algo que inclui a área da saúde.
Dispositivos que salvam vidas, aperfeiçoam a comunicação, modernizam a segurança e vários outros estão sendo implementados em hospitais de todas as partes do mundo. Portanto, uma coisa podemos afirmar sem medo de errar: o número de dispositivos IoT não para de crescer em instalações médicas .
E esse processo está apenas começando. Na prática, isso gera diversos benefícios, mas a pressão colocada no setor de TI termina sendo bem grande.
Para evitar possíveis problemas de gerenciamento, o hospital precisa pensar no futuro. Não hesite em melhorar as condições de wireless para você poder participar da cada vez maior demanda de internet das coisas.
No que se refere a utilização do WiFi, você já imaginou uma situação em que o visitante na sala de espera do hospital esteja recebendo o mesmo tratamento que a equipe médica na sala de cirurgia? Pois bem! Não precisa nem responder qual deve ser a prioridade, nós já sabemos a resposta.
Quando um hospital não realiza a segmentação do tráfego em redes diferentes, essa situação termina acontecendo. Desta maneira, manter esses usuários e dispositivos separados é algo que precisa ser visto como uma prioridade.
Fazer essa segmentação em diferentes redes possibilita que o hospital atribua permissões distintas a usuários e dispositivos distintos. Pode-se chamar isso de controle de acesso baseado em função .
Dentre os benefícios de realizar essa segmentação, a priorização de dispositivos realmente importantes para salvar vidas acaba sendo uma realidade. Mas não para por aí, já que a segurança é outra vantagem importante. Todos os usuários e informações importantes são protegidos com mais eficácia.
Mas para isso dar certo, a implementação de uma rede WiFi destinada aos visitantes é uma ótima maneira de realizar essa segmentação.
Embora os hospitais precisem lidar com uma situação tecnológica mais complexa, as redes WiFi são de extrema importância para o funcionamento desses espaços .
Uma boa rede WiFi possibilita que o trabalho dos profissionais da saúde nos hospitais seja executado com mais eficiência e praticidade. Quando um hospital não prioriza o bom funcionamento da sua rede WiFi, é bem provável que uma série de obstáculos apareçam no seu caminho, o que pode comprometer o seu funcionamento.
Em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia, percebemos o quanto esse avanço tem ajudado os mais diferentes setores da nossa sociedade, incluindo a área da saúde. É exatamente por isso que devemos buscar empresas e profissionais capacitados quando desejamos implementar um serviço que atenda nossas necessidades, algo que deve ocorrer sem abrir mão da segurança e eficiência.
E aí, o que você acha de tudo isso? Para saber mais sobre o nosso trabalho, basta dar um clique aqui. Caso queira aprender mais sobre outros assuntos, você só precisa clicar aqui. Até mais!
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech