Quem nunca ouviu a pergunta “Qual é a senha do WiFi?”, que atire a primeira pedra. Quando nos deparamos com um estabelecimento que disponibiliza essa facilidade, já ficamos mais otimistas, afinal, encontramos um espaço que preza por uma boa experiência do cliente e essa conveniência acaba se tornando um grande diferencial.
Muitas vezes, para conectar-se à internet, é necessário o uso de uma senha; em outros casos, é possível solicitar o check-in ou um cadastro manual ou automático para que o usuário possa desfrutar da conexão através desse cadastro no WiFi . Essa última alternativa é um ótimo recurso para que o cliente se conecte com autonomia, sem precisar de ajuda de outras pessoas, mas a primeira é mais completa no sentido em que permite à empresa construir uma base de dados que pode ser muito conveniente em ações futuras.
Acompanhe o post de hoje para entender como você pode utilizar o cadastro de clientes através da rede WiFi a seu favor!
Saber quem são, seu gênero, idade, região e preferências de consumo são apenas algumas das informações que você pode conseguir pelas etapas de cadastro no WiFi . Conquistar clientes é um dos principais fatores que levam um negócio ao crescimento, e isso não precisa ser uma etapa custosa ou demorada: a simples solicitação do preenchimento de informações pessoais já oferece dados objetivos que podem te ajudar na construção da sua estratégia de marketing.
Com eles, é possível definir, caso ainda não tenha, um público-alvo, criando a buyer persona que representa o seu cliente ideal. Além disso, essas informações permitem conhecer um pouco mais o usuário dos seus produtos ou serviços, permitindo que você crie uma conexão mais profunda ao enviar convites e ofertas personalizadas. Assim, a conexão WiFi funciona como uma moeda de troca: você oferece o acesso à internet enquanto o usuário lhe fornece dados relevantes para o seu negócio.
Como mencionamos, realizar a implementação de um cadastro no portal de conexão WiFi é uma ação bastante simples, mas que pode ser customizada de acordo com os objetivos do seu negócio.
Basicamente, ao invés de utilizar uma senha, o usuário é redirecionado a uma página do navegador para preencher um cadastro. Após essa ação, a conexão será liberada. Em relação ao cadastro, é possível optar pelo formato manual, onde o usuário deve responder às perguntas solicitadas, ou escolher o formato automático, onde basta fazer o login ou check-in em uma rede social. Veja, a seguir, as diferenças entre essas duas opções:
Na primeira alternativa, é possível personalizar o cadastro de acordo com informações que sejam relevantes para a sua empresa, assemelhando-se a um formulário físico que seria preenchido no papel. Aproveite esse momento para conhecer melhor o seu cliente!
Se você precisa de informações mais específicas , é através desse modelo de cadastro que você as obterá; por outro lado, é importante lembrar que, por ser mais trabalhosa, essa etapa pode fazer com que os usuários desistam de acessar a rede WiFi , seja por impaciência para preencher o formulário, seja por precaução com o uso dos seus dados. Por isso, é possível usar o cadastro progressivo, onde o usuário visualiza apenas uma pergunta por vez – à medida que vai respondendo, as perguntas seguintes vão aparecendo.
Além dessa possibilidade de progressão, uma alternativa ainda mais rápida, mas com a mesma proposta, é fazer uma pergunta a cada acesso , ou seja, seu cliente vai respondendo às suas questões por vários dias, ou, caso a conexão tenha um limite de tempo, sempre que ele precisar se reconectar.
Ainda sobre o cadastro manual, ressaltamos a importância de selecionar as perguntas mais apropriadas para os seus objetivos – não há razão para coletar informações que não são relevantes para a estratégia de marketing que você pensa em aplicar. Esse planejamento cuidadoso e direcionado evita que você solicite informações em excesso, causando desconfiança ou desistência por parte dos usuários. Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados argumenta que apenas dados com utilidade justificada sejam utilizados e armazenados pelas empresas – por isso, limite-se às informações realmente necessárias .
A segunda opção mencionada é o cadastro automático, que ocorre através da solicitação de login, que pode ser realizado em diferentes redes sociais. Por meio desse modelo, sua empresa obtém
acesso ao nome, imagem, email e demais informações públicas daquele perfil na rede social. Todavia, essa alternativa não permite a
personalização das informações desejadas; por outro lado, ela é a forma
mais prática e rápida para o usuário se conectar à rede sem fio, o que aumenta a probabilidade de ele continuar usando seu serviço.
Sugerimos que essa ação seja feita através da implementação de um HotSpot, ou seja, um ponto de conexão aberto e gratuito, normalmente realizada através de um login . Esses elementos costumam ser de fácil instalação e configuração, possibilitando alterar a forma de autenticação e as informações para a personalização do acesso e do cadastro dos usuários.
Você, como usuário de uma rede pública de Internet, já deve ter recebido anúncios, emails ou SMS promocionais após pesquisar o preço de algum produto, ou visitar algum site, correto? Normalmente, esses contatos costumam ser personalizados, indicando o exato produto que buscou anteriormente ou contendo seu nome no corpo do texto. Essa é uma prática comum e os dados são coletados por meio de cookies de rastreio .
Estes cookies servem para personalizar a experiência do consumidor e, no seu caso, esse acompanhamento próximo do cliente coletará dados que serão utilizados em sua estratégia de marketing posterior. A partir deles, é possível desenvolver ações promocionais, implementar programas de fidelidade, receber feedback dos clientes e promover o seu negócio de forma generalizada .
Ou seja, através de uma etapa bastante simples, você consegue obter informações valiosas , que de outra maneira só seriam coletadas por meio de uma pesquisa de mercado , por exemplo. Por isso, a equipe do Vagalume recomenda que você aproveite a facilidade de implementar o cadastro para acessar a rede WiFi, o que não só protege a conexão, identificando os usuários que a ela se conectam, mas também oferece novas possibilidades e, especialmente, novos clientes para o seu negócio!
Disponibilizar o WiFi para clientes é importante de diversas maneiras. Se ainda está na dúvida, confira os 6 motivos para investir nisso!
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