Segurança cibernética em shoppings: como o firewall protege dados e transações dos visitantes
Os shoppings centers são estabelecimentos comerciais muito conhecidos quando o assunto são compras e entretenimento em espaços físicos. No entanto, o advento da internet e das novas tecnologias, mudaram significativamente a forma que as pessoas fazem compras.
Esses espaços precisaram se adaptar aos novos recursos e passaram a implementar pontos de pagamento online,
disponibilizar internet sem fio e outras facilidades para melhor atender ao público, oferecendo assim
maior comodidade para o consumidor.
No entanto, essa transformação também trouxe pontos que merecem alerta, como é o caso dos
riscos cibernéticos, que podem consistir em
acesso a informações pessoais dos clientes
até
possíveis violações de dados financeiros nas transações comerciais.
Diante disso, a
segurança cibernética em shoppings deve ser vista como um fator prioritário. Uma das ferramentas que pode auxiliar como uma barreira de proteção virtual é o
firewall.
Neste post, veremos como o firewall atua e a importância de utilizá-lo para proteger as transações e dados de clientes que acessam a rede WiFi do estabelecimento.
O que é segurança cibernética?
A segurança cibernética consiste na prática de
proteger sistemas e informações
contra
ataques digitais. Por meio de algumas medidas, é possível proteger dados, combater ameaças contra sistemas e garantir a segurança da rede.
Normalmente, os cibercriminosos invadem as redes de internet na busca de
informações pessoais identificáveis e
dados bancários ou de cartão de crédito
para se beneficiarem de alguma forma, seja vendendo essas informações, seja extorquindo as pessoas.
Dessa forma, a segurança cibernética atua como uma forma de
prevenção contra crimes cibernéticos e também de proteção da rede de computadores contra intrusos. Portanto, é uma boa prática que deve ser adotada em estabelecimentos que utilizem a internet no dia a dia.
Qual a importância de utilizar firewall em shoppings?
Um dos elementos fundamentais para estabelecer a cibersegurança é o
firewall. Ele é a primeira linha de defesa contra ataques e a última contra vazamentos,
identificando a infiltração de agentes maliciosos e promovendo as restrições de acessos.
Como o próprio nome indica, ele atua como uma
parede de fogo, uma camada de proteção, auxiliando na segurança da sua rede e, consequentemente, dos dados e informações que passam por ela.
Por meio do firewall, é possível
visualizar o tráfego de uma rede corporativa e delimitar aquilo que pode ser acessado ou não, uma vez que essa tecnologia limita a porta de entrada e saída da conexão.
Além disso, o firewall permite o monitoramento e controle do tráfego interno, identificando o que as pessoas estão acessando na rede. Por isso, é uma ótima solução para
detectar ameaças.
Em shoppings centers, por exemplo, essa tecnologia é essencial, uma vez que esses estabelecimentos possuem um grande fluxo de pessoas, atuando assim com uma vasta quantidade de
dados sensíveis, como informações pessoais e financeiras de clientes e lojistas.
Sendo assim, a segurança cibernética pode ser vista como fundamental para que os shoppings possam utilizar a tecnologia garantindo a segurança das informações dos consumidores e colaboradores.
Dessa forma, a utilização de uma firewall ajuda a prevenir ataques como tentativas de invasão, protegendo a rede e minimizando os riscos de comprometimento e vazamento dos dados.
Como o firewall protege dados e transações dos consumidores?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre firewall e como ele funciona, a importância de utilizar o firewall para proteger informações pessoais e financeiras dos consumidores do seu shopping, destacamos abaixo algumas maneiras de como o firewall pode proteger dados e transações dos visitantes do seu estabelecimento comercial.
Filtragem de tráfego
Uma das características do firewall consiste na filtragem de tráfego da rede. Dessa forma, a tecnologia examina o que entra e sai da rede na busca de padrões suspeitos ou potencialmente maliciosos. Dessa forma, o firewall vai bloquear ou permitir o tráfego a partir de determinadas regras.
Além de analisar padrões de tráfego, os firewalls também conseguem examinar o conteúdo dos pacotes de dados. Em outras palavras, é possível bloquear algum conteúdo indesejado ou que aparenta ser perigoso, como é o caso de downloads suspeitos.
Segmentação de rede
Em shoppings centers, que possuem um grande fluxo de pessoas diariamente, é ideal contar com internet segmentada para que usuários, lojistas e gestores utilizem conexões de rede diferentes.
Nesses casos, os Firewalls também são utilizados para dividir a rede para cada grupo, cada um conforme suas necessidades e com regras próprias de acesso.
Por meio dessa atitude, é possível proteger dados e transações dos visitantes, uma vez que a atitude limita a propagação de ameaças, caso uma parte da rede seja comprometida, assim as outras partes ficam protegidas.
Flexibilidade
Outro benefício de contar com o firewall em shoppings centers diz respeito à flexibilidade. Isso porque, é possível adaptar a ferramenta conforme as políticas internas de segurança do estabelecimento e o perfil de tarefas de cada profissional.
Dessa forma, o gestor da rede consegue delimitar o que cada usuário pode acessar, permitindo apenas aquilo que realmente é necessário.
Conclusão
Deu pra entender a importância de investir na segurança cibernética e utilizar o firewall para isso? Além de fazer o monitoramento e filtragem de informações que entram e saem da rede, essa ferramenta também oferece uma série de outras vantagens.
Além disso, a diversidade de dispositivos conectados tanto por clientes quanto por funcionários, e o perigo de ataques cibernéticos exigem uma maior atenção quando o assunto é segurança da rede.
Portanto, é importante lembrar que um firewall deve fazer parte de uma estratégia de segurança mais complexa, com monitoramento constante, atualizações regulares e outras medidas de proteção.
Dessa forma, a segurança cibernética necessita de um esforço contínuo e constante, uma vez que as ameaças estão sempre se aprimorando.
Por isso, é importante contar com uma empresa especializada no assunto para promover a segurança cibernética no seu estabelecimento comercial, utilizando as melhores práticas para garantir a proteção dos dados e das transações dos visitantes do shopping.
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