De acordo com um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem no Brasil, 424 milhões de dispositivos digitais em uso, sendo que 234 milhões são smartphones. Dados como esse, vem fazendo com que diversos tipos de estabelecimentos comerciais utilizem estratégias para direcionar melhor os serviços por meio do acesso a internet.
Em
shoppings centers, por exemplo, a disponibilização de WiFi pode trazer
benefícios tanto para os
consumidores, quanto pode ser uma
ferramenta vantajosa para os gestores. Por isso, é indispensável contar com o
WiFi marketing no seu estabelecimento comercial.
Além disso, o WiFi pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar no
engajamento dos clientes. No entanto, não adianta fazer contato com os consumidores utilizando uma abordagem incorreta.
Portanto, destacamos neste post as melhores práticas para aumentar o engajamento e melhorar a experiência dos clientes em shoppings centers por meio do WiFi marketing. Quer saber como? então continue lendo.
O
WiFi marketing consiste em uma
ferramenta muito utilizada em
estratégias de comunicação, com o intuito de auxiliar empresas a se conectarem aos consumidores. Isso porque, essa é uma forma simples e precisa de disponibilizar o acesso a rede WiFi ao mesmo tempo que
obtém dados relevantes sobre os consumidores.
De forma geral, o acesso ocorre por meio de um rápido cadastro em que é solicitado informações básicas do consumidor (como nome, gênero e data de nascimento). Além disso, o usuário também consegue se conectar a rede a partir do login em plataformas de mídia social.
Por meio dessa estratégia, é possível obter informações sobre o
comportamento dos consumidores,
enviar ofertas que condizem com seus interesses, estabelecendo uma
comunicação efetiva, com maior probabilidade de
conversão.
Ao coletar dados pessoais e informações de acesso dos clientes, por meio do login para liberar o WiFi, é possível
segmentar o público
e
direcionar anúncios,
promoções e campanhas de marketing com base no perfil do consumidor.
Logo, ao oferecer produtos e serviços adequados para o consumidor, é possível obter mais
engajamento com o seu público e aumentar a possibilidade de conversão em compra.
Da mesma forma, essa estratégia também permite obter informações detalhadas do comportamento dos clientes, como o tempo de permanência no seu shopping.
Além disso, a disponibilização de WiFi auxilia na retenção dos consumidores. Pois permite entreter o público com o acesso a rede, contribuindo assim com o tempo de permanência no estabelecimento comercial.
Já quando o acesso a rede WiFi é feito por meio das redes sociais, é possível divulgar indiretamente seu negócio no perfil dos usuários, pois ao se conectar a rede, uma atualização é publicada no feed do usuário para os amigos e seguidores visualizarem.
Agora que você já sabe o que é o WiFi marketing e como ele contribui para o processo do engajamento dos consumidores, reunimos a seguir
5 práticas para melhorar o engajamento dos clientes por meio do WiFi.
Como vimos, é possível que o cliente se conecte ao WiFi do shopping por meio do acesso ao seu perfil na rede social. Esse login social é vantajoso e ajuda a melhorar o engajamento de consumidores com o seu estabelecimento.
Além disso, isso pode ser um impulso a mais para que os clientes sigam suas redes sociais e compartilhem sua experiência nas mídias sociais ao se conectarem ao WiFi, contribuindo assim para atrair mais clientes.
Por isso,
estimule os clientes a compartilhar suas experiências nas redes enquanto estão no shopping center, para isso indique hashtags, incentive a marcarem e curtirem o perfil do shopping e indique formas de compartilhamento.
Outro ponto que merece destaque na hora de incentivar o engajamento dos consumidores com o shopping, consiste na
criação e exibição de ofertas personalizadas. Assim, os clientes que acessarem o WiFi marketing podem receber ofertas personalizadas.
Para isso, é necessário utilizar as informações coletadas durante o cadastro para personalizar a experiência do consumidor. Além disso, é possível enviar ofertas relevantes e com maior possibilidade de conversão com base nas preferências do usuário e no comportamento de compra.
Outra forma de incentivar o engajamento e melhorar a experiência do cliente por meio do WiFi, consiste na
oferta de recompensas para aqueles que acessarem a rede do shopping center.
Para isso, faça com que o acesso ao WiFi se transforme em uma oportunidade de oferecer descontos especiais ou promoções exclusivas aos clientes que se cadastrarem. Esse tipo de incentivo, faz com que eles sintam o desejo de se conectar e, consequentemente, vão comprar mais.
Por meio da oferta de recompensas, é possível aumentar o engajamento nas redes sociais e aumentar a exposição da marca nessas plataformas.
Também é possível incentivar o engajamento dos clientes por meio do WiFi a partir da
disponibilização de informações na página inicial da conexão. Para isso, forneça informações importantes sobre o estabelecimento, como horários de funcionamento, preços do estacionamento e novidades para manter os clientes bem informados.
Outra sugestão consiste em disponibilizar mapas interativos do shopping para ajudar os clientes a encontrar lojas e serviços com facilidade, sempre que for necessário. Além disso, você pode indicar promoções relâmpago e eventos que estejam acontecendo no shopping.
Uma outra sugestão para melhorar o engajamento dos consumidores por meio do WiFi é
disponibilizar um assistente virtual para responder as perguntas mais frequentes dos consumidores.
Isso pode ser feito por meio da integração de um chatbot ao sistema de login do WiFi do shopping. Assim, ao se conectar ao WiFi, o cliente pode iniciar uma conversa com o chatbot para tirar dúvidas.
Além disso, os consumidores podem receber informações instantâneas ou algum tipo de assistência.
Esperamos que tenham gostado do post e entendido como o WiFi marketing auxilia na experiência do cliente e na melhora do engajamento do consumidor com o seu estabelecimento comercial.
Como vimos, o WiFi marketing é uma excelente alternativa para isso, pois cria uma melhor experiência de compra para o cliente, uma vez que possibilita comunicação personalizada com o consumidor.
Assim, além de permitir o acesso gratuito a rede, é possível coletar informações valiosas sobre o usuário e oferecer campanhas de marketing precisas para cada perfil de usuário, permitindo o engajamento. Dessa forma, ao manter os clientes engajados você consegue criar um vínculo do consumidor com o negócio, criando uma experiência positiva e ajudando a promover a fidelização.
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