Atualmente, o acesso à internet tem se tornado um item indispensável no cotidiano. Em estabelecimentos comerciais como shoppings centers, ter um ponto de conexão à rede já é algo esperado pelos consumidores.
No entanto, instalar WiFi em shopping center deve ser uma
ação planejada. Uma vez que além do acesso a internet, os clientes esperam contar com uma conexão fácil de acessar, rápida, estável e segura.
Dessa forma, é importante levar em conta atributos como esses, pois eles podem impactar diretamente na
experiência do cliente e em como esse ele pode enxergar e falar sobre o seu negócio.
Neste post vamos falar sobre o
funcionamento do WiFi marketing, quais os benefícios de utilizá-lo em shoppings centers e destacar como o WiFi marketing pode estimular vendas por meio de
promoções direcionadas.
Em estabelecimentos com um grande fluxo de pessoas, é interessante disponibilizar WiFi por formas mais rápidas, seguras e estáveis. Dessa forma, o WiFi marketing pode ser visto como a melhor opção.
De forma geral, o
WiFi Marketing consiste na
disponibilização da rede WiFi do estabelecimento por meio de um cadastro, que pode ser feito a partir da disponibilização de
dados pessoais, como nome, e-mail e telefone, ou por meio do acesso a rede social.
A partir desses dados fornecidos no cadastro, você pode criar uma lista de e-mails ou números de telefone para enviar campanhas de marketing, promoções e ofertas para os clientes que acessaram a rede.
Além disso, com os dados coletados, é possível identificar
quem são seus clientes
e segmentá-los para enviar informes conforme o perfil de cada um. Com ações como essas, você consegue utilizar estratégias de fidelização do cliente, além de ser uma forma de impulsionar as vendas.
Agora que você sabe como funciona o WiFi marketing, deve ter entendido que essa ferramenta pode auxiliar o shopping center de diversas formas, trazendo
vantagens
tanto para os clientes quanto para o negócio.
No que diz respeito ao consumidor, uma grande vantagem em ter acesso a uma rede WiFi é que ela pode
melhorar a experiência do cliente no local. Isso porque, ele vai poder navegar na internet, acessar as redes sociais e realizar outras atividades online enquanto está no shopping.
Aliado ao ponto destacado anteriormente, oferecer WiFi gratuito contribuiu para o aumento de tempo do consumidor no shopping center. Pois, quando os clientes têm acesso a conexão, eles tendem a ficar mais conectados e entretidos nos celulares, aumentando assim a probabilidade de que permaneçam no local por mais tempo.
Da mesma forma, o aumento do tempo de permanência do consumidor no estabelecimento pode resultar em um aumento nas vendas do shopping, já que o consumidor pode se interessar por coisas que nem procurar enquanto está no local.
Oferecer acesso a internet no shopping também é um grande benefício para o estabelecimento comercial. Pois, é uma forma de atrair clientes e também de
fidelizá-los a partir do envio de ofertas e promoções.
Essa disponibilização de WiFi também pode resultar na
melhora da reputação do shopping, uma vez que os clientes podem se sentir mais confortáveis e satisfeitos no seu estabelecimento ao ter acesso a internet grátis, rápida e confiável.
Como vimos, o WiFi marketing é uma tecnologia que pode trazer inúmeros benefícios para o shopping center e para os clientes. Além das vantagens que citamos acima, por meio dos dados coletados, é possível criar campanhas de marketing direcionadas a públicos específicos.
Dessa forma, é possível estimular as vendas a partir do envio de
promoções personalizadas e assertivas para os usuários conectados ao WiFi do shopping. Assim, as promoções direcionadas para cada público serão exibidas, aumentando assim as chances de chamar a atenção do cliente das seguintes formas:
Uma das estratégias utilizadas para estimular as vendas em shoppings centers, por meio de promoções direcionadas, consiste na
criação e divulgação de programas de fidelidade.
Assim, ao acessarem a rede, os clientes podem ter conhecimento sobre os programas de fidelidade e ganhar pontos, descontos ou recompensas ao fazerem compras em alguma loja do estabelecimento comercial.
Com o WiFi Marketing também é possível estimular as vendas no shopping por meio de promoções direcionadas a partir da localização do usuário. Dessa forma, o WiFi pode utilizar a
tecnologia de geolocalização
para enviar promoções de lojas que estejam situadas nas proximidades do cliente que está dentro do shopping.
Por exemplo, se um consumidor estiver próximo de uma loja de sapatos, ele vai receber ofertas desta loja, o que o incentiva a entrar e saber mais a respeito das promoções.
Outra forma de impulsionar as vendas com o WiFi diz respeito ao
envio de mensagens para o usuário. Dessa maneira, os estabelecimentos podem enviar mensagens em tempo real, sobre vendas relâmpago, descontos, eventos ou novidades no estabelecimento, o que pode atrair os consumidores.
Além das estratégias citadas anteriormente, as ferramentas de WiFi marketing podem trazer
números e análises sobre o comportamento dos clientes no seu estabelecimento. Assim, é possível saber quais as áreas mais visitadas, o tempo médio de permanência e taxa de conversão das promoções.
Essas métricas ajudam a entender se as estratégias estão sendo bem aplicadas, melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas.
Por meio deste post você deve ter entendido que o WiFi marketing é uma ferramenta essencial para aumentar o tempo de permanência do consumidor, melhorar as vendas, fidelizar o público e garantir a qualidade da rede.
Porém, é importante lembrar que essa estratégia deve ser utilizada com responsabilidade e transparência, para que os consumidores, ao acessarem a rede, saibam que seus dados estão sendo coletados.
Portanto, o WiFi, quando usado de forma estratégica, pode beneficiar tanto os usuários que vão acessar a rede, quanto os gestores do estabelecimento, que vão poder coletar informações relevantes para o negócio.
Esperamos que tenham gostado das nossas dicas. Entre em contato com a
Vagalume para implantar o WiFi marketing no seu empreendimento e conhecer mais sobre os nossos serviços!
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