Com o avanço da tecnologia, o mercado tem focado cada vez mais na análise de dados. Dessa forma, as informações têm se tornado valiosas para as organizações. Uma delas, a localização, pode ser vista como uma das mais importantes para entender o consumidor e aprimorar as estratégias de marketing.
Sendo assim, graças ao
desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, a coleta de dados baseada no
posicionamento geográfico e nos
hábitos do consumidor tem se tornado mais fácil.
Logo, o
geomarketing
diz respeito a uma
solução para melhor compreender os
dados referentes a localização e utilizá-los a favor da empresa. Portanto, gerando inúmeros benefícios.
Se você quer saber mais sobre o que é geomarketing, como funciona, a importância dessa solução e como uma rede WiFi pode te ajudar a aplicar essa inteligência, então continue lendo este post.
O Geomarketing, também conhecido como
marketing geográfico, consiste em uma
metodologia que se
baseia em dados de localização para atingir o público-alvo com a mensagem certa, criando assim novas
oportunidades de negócio.
Com isso, é possível saber exatamente onde seu cliente está
e como ele se
comporta. Assim, a partir desses dados, você consegue
criar estratégias para alcançá-lo a qualquer hora e lugar.
Além disso, a partir do uso do geomarketing, é possível entender dados valiosos sobre o perfil, comportamento e interesses dos consumidores. Portanto, fica mais fácil alcançar os clientes certos, no local e na hora certa.
Essa abordagem é usada desde a década de 1950 para mapear as unidades das empresas e definir mercados por localização e, inicialmente, estava ligada ao setor varejista. Mas, atualmente, é usada nos mais diversos ramos, como indústria, ensino e serviços.
Assim, o geomarketing lida, principalmente, com questões como:
A partir da metodologia do geomarketing é possível elaborar estratégias efetivas
para
vender mais, diminuir custos e elevar resultados, por meio de informações georreferenciadas.
Assim, por meio da tecnologia de geolocalização de dispositivos móveis ou computadores, por exemplo, é possível
identificar onde estão os consumidores, analisar a concorrência e
definir regiões com maior potencial de negócio. Com esses dados, você consegue direcionar ações, segmentar campanhas e melhorar a experiência dos clientes.
Dessa forma, o geomarketing pode ser utilizado tanto para uma
visão espacial menor (potencial do entorno de uma loja, por exemplo) quanto em uma ótica mais ampla, como no caso de grandes indústrias que procuram oportunidades de penetração de produtos por município.
Antigamente, o geomarketing era feito sem conexão à internet, com outros tipos de abordagens e técnicas para otimizar a escolha dos locais em que as empresas abriam suas unidades. Mas, com a evolução da tecnologia, as formas para implementar o geomarketing tem se multiplicado e se tornaram mais
acessíveis
para empresas de todos os portes.
Portanto, com o uso dessa estratégia, é possível descobrir onde o público-alvo da empresa se faz presente, sua faixa etária, a renda mensal, entre outras informações relevantes. Assim, por meio dessas informações, fica mais fácil chegar aos clientes certos, no local certo e na hora exata.
Com o geomarketing, o gestor consegue otimizar e definir os pontos de venda, selecionar canais de distribuição, auxiliar nas estratégias de precificação, de obtenção de novos clientes, além de definir as diretrizes de expansão.
Hoje em dia, as pessoas utilizam o telefone celular o tempo todo e em quase tudo que fazem. Por isso, esse dispositivo é um grande aliado do geomarketing. Pois, os
smartphones fornecem informações
do local em que o consumidor se encontra.
De acordo com um estudo realizado pelo Pew Research Center, em 2015, nos Estados Unidos, cerca de 90% das pessoas liberam sua localização para que seja utilizada por aplicativos.
Assim, a partir do IP do dispositivo do consumidor, check-ins nas redes sociais ou GPS ativado, é possível ter
acesso a diversos dados relevantes, como os lugares visitados por eles recentemente.
Logo, com essas informações, uma empresa consegue melhorar suas campanhas, entregando conteúdos relevantes e precisos para os consumidores que vão se interessar. Assim, por exemplo, se uma pessoa vai com frequência a um cinema, ela pode receber mais anúncios de sessões de filmes e de serviços de streaming.
Como vimos, o geomarketing pode trazer diversos benefícios para uma organização. Além disso, com o auxílio de uma rede WiFi, é possível
direcionar
ainda mais essa solução. Abaixo reunimos alguns exemplos de
aplicações do geomarketing.
Ao utilizar uma rede WiFi, um usuário de rede social pode indicar quando esteve em um determinado local por meio de publicações em texto, fotos ou vídeos. Assim, com o chamado check-in, o usuário divulga, de forma espontânea, aquele ambiente, possibilitando maior visibilidade para o seu negócio.
Além de ser uma forma de engajamento gratuito, o check-in também se enquadra como marketing de referência, uma vez que a publicação pode ser reconhecida como uma recomendação do cliente para os amigos de redes sociais.
Por isso, muitos estabelecimentos só permitem o uso do WiFi quando o consumidor faz o check-in no local, dessa forma, incentivando que o usuário compartilhe a localização do ambiente.
O geotagging também é muito utilizado nas redes sociais e consiste em uma ferramenta de marcação de localização em fotos e publicações, o que funciona como publicidade espontânea para as marcas.
Dessa forma, quando uma pessoa vai a uma cafeteria e posta a foto de uma xícara de café marcando o local do estabelecimento, ela incentiva que os amigos dela também visitem o ambiente.
Além disso, as empresas também utilizam essa ferramenta ao marcar a localização nas publicações, assim, buscando atingir o consumidor que mora nas proximidades da organização.
A partir de tecnologias de alta precisão, o geofencing acompanha o consumidor onde ele for e envia notificações quando ele estiver próximo de um determinado local. Essa é considerada a estratégia mais poderosa do geomarketing.
Essa alternativa permite que as empresas enviem alertas no momento em que o consumidor se aproxima de um ponto de ônibus ou de um hospital, por exemplo, e é utilizado como alternativa em situações de urgência.
Outro exemplo são as mensagens enviadas ao consumidor por aplicativos de mapas, que sugerem ao usuário que avalie estabelecimentos que visitou ou avisando se existem radares de velocidade na pista.
Já o geotargeting é outra maneira de se utilizar o geomarketing. Essa estratégia faz a segmentação de públicos de acordo com a sua localização, o que possibilita que uma ação de marketing seja segmentada desde o país onde o cliente mora, a cidade onde ele nasceu ou até o bairro onde ele trabalha.
Dessa forma, essa ferramenta auxilia a filtrar apenas o público que interessa, promovendo conteúdos que façam sentido aos potenciais clientes e, consequentemente, trazendo sucesso para suas campanhas.
Como vimos, a localização do consumidor é uma informação muito importante para o marketing, uma vez que possibilita a criação de estratégias mais focadas, personalizadas e eficientes.
Sendo assim, em um mercado cada vez mais competitivo, utilizar o geomarketing para compreender melhor o perfil e os hábitos dos consumidores pode fazer com que sua
empresa se destaque entre as demais.
Esperamos que tenham gostado do post e que as informações expostas aqui possam servir para ajudar a entender melhor sobre o geomarketing e como fazer para implementá-lo no seu negócio.
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