A internet veio para mudar consideravelmente nossa forma de agir e desempenhar certas atividades. Hoje, é quase possível imaginar determinados ambientes sem conexão com a rede, como o mercado de trabalho. O ambiente laboral tem se tornado cada vez mais conectado.
Logo, para que uma empresa possa desempenhar suas atividades, contar com uma rede gerenciada é essencial. Dessa forma, se faz necessário ter uma
rede estruturada de WiFi que permita não apenas receber os visitantes, mas principalmente atender as necessidades dos colaboradores.
Sendo assim, é essencial contar com uma
boa conexão de internet, pensada para atender todos os tipos de demandas, seja para participar de videoconferências, ver cursos online, utilizar o sistema da organização, entre outras atividades realizadas online.
Por isso, para ter uma conexão de qualidade é preciso contar com um bom plano de internet e um preparo adequado da rede estruturada para distribuir o sinal em todos os ambientes, conforme sua necessidade.
Quer saber mais sobre a rede estruturada de WiFi, como ela funciona, seus principais benefícios e qual a importância de uma conexão estruturada? Então continue lendo este post.
Uma rede estruturada de WiFi pode ser entendida como uma forma de
gerenciamento e controle de distribuição de dados de uma rede sem fio, de maneira controlada e descomplicada.
De uma maneira geral, uma rede estruturada de WiFI consiste em um sistema de cabeamento composto por cabos, conectores e dispositivos que permitem a
conexão a rede de forma facilitada.
Dessa forma, as redes estruturadas permitem um fácil redirecionamento,
atendendo de forma facilitada e flexível às necessidades dos usuários. Assim, a partir desse sistema, é possível direcionar o
aumento de velocidade em determinados dispositivos, por exemplo.
Portanto, este serviço é mais indicado para ambientes residenciais e comerciais que possuem vários dispositivos que precisam de conexão.
Um sistema de rede estruturada integra vários meios de transmissão e promove uma implantação modular da rede com capacidade de expansão programada.
Por isso, para obter um bom desempenho de rede é preciso entender o seu
funcionamento.
A estrutura do sistema de cabeamento é composta por subsistemas e ela deve ser feita debaixo de pisos, canaletas e dutos.
Além disso, o sistema de cabeamento estruturado é mais utilizado em
empresas onde as diversas áreas dependem de conexões a todo instante, pela flexibilidade e segurança que esse tipo de metodologia fornece.
Sendo assim, em um mercado cada vez mais conectado, contar com uma rede estruturada é essencial para prevenir possíveis falhas de conexão e congestionamentos que podem diminuir a performance da rede e, consequentemente, a performance da empresa.
Logo, é indispensável contar com uma rede capaz de suportar as demandas internas. Além disso, instalações feitas de forma improvisada, sem a devida padronização necessária, podem trazer resultados negativos para o seu negócio, como é o caso dos problemas de indisponibilidade de rede.
Agora que você já sabe o que é uma rede estruturada de WiFi e como ela funciona, separamos abaixo alguns pontos para que você possa compreender a importância de
contar com uma rede pensada.
Uma das grandes vantagens do gerenciamento de uma rede estruturada está em aumentar a velocidade da rede WiFi utilizada pelos dispositivos. Dessa forma, o aumento da velocidade é feito por meio do direcionamento de dados, que melhora a performance dos dispositivos e oferece mais agilidade na conexão.
Logo, contar com uma rede fácil de ser gerenciada é fundamental nos dia a dia de uma organização, uma vez que surgem demandas diárias, onde a velocidade da conexão se torna um fator primordial.
A infraestrutura de rede pode ser vista como um verdadeiro investimento para a sua organização, isso porque os componentes da rede estruturada de WiFI vão exigir poucas atualizações.
Dessa forma, isso vai fazer com que você economize tempo e dinheiro para seus negócios.
Um sistema de rede estruturada de WiFi também permite uma maior competitividade da sua empresa no mercado, uma vez que permite maior agilidade e segurança nos processos desempenhados diariamente.
Dessa forma, a infraestrutura de redes é essencial para possibilitar a implementação de soluções que possam destacar sua organização das concorrentes.
Como vimos, contar com uma rede estruturada de WiFi é de fundamental importância para qualquer negócio. Por isso, se você não quer ficar atrás dos seus concorrentes e se destacar no mercado de trabalho, reunimos
5 dicas para se atentar na hora de montar uma rede estruturada de WiFi.
1. Infraestrutura física
Antes de montar uma rede estruturada, é preciso conhecer bem o ambiente em que toda a conexão será estabelecida. Por isso, é interessante ter em mãos a planta baixa para ter uma visão geral de todo o espaço.
Assim, vai ser possível calcular o início e o fim da estrutura, medir as dimensões para a instalação de cada equipamento e estimar a quantidade de material que vai ser utilizado na hora de montar a estrutura.
2. Quantidade de pessoas utilizando a rede
Outro ponto para se atentar consiste em estimar a quantidade de pessoas que vão utilizar a rede. A partir dessa estimativa, vai ser possível definir a capacidade que será necessária para a instalação.
Por isso, é interessante verificar com as áreas de Recursos Humanos e de estratégia da empresa para que o cálculo compreenda os futuros colaboradores, média de visitantes e a projeção de crescimento do negócio. Assim, as chances da rede ficar sobrecarregada futuramente serão menores.
3. Insumos
Antes de montar uma rede estruturada de WiFI também é preciso se atentar para a quantidade de insumos, ou seja, quantos metros de cabo de rede e quantos switches serão necessários para a implantação da rede.
Com essas informações anotadas, você vai conseguir ter uma ideia melhor dos gastos, sendo possível fazer um orçamento assertivo, sem precisar comprar equipamentos a mais ou a menos.
4. Provedor de internet dedicada
Um item primordial na hora de montar uma rede estruturada consiste no provedor de internet escolhido para utilizar no seu negócio. Então ter um provedor de internet de qualidade é indispensável para garantir a estabilidade da rede da sua empresa.
Em alguns casos, dependendo do porte da empresa, também é interessante considerar a possibilidade de contratar mais de uma empresa provedora, para evitar possíveis riscos de instabilidade.
5. Monitoramento
O monitoramento da conexão também é necessário para um bom funcionamento da rede estruturada. Portanto, é primordial contar com pessoas responsáveis para verificar constantemente os serviços e a estabilidade da rede.
Pois, caso algo saia do padrão, o pessoal do monitoramento vai informar e acionar os planos de contingência, nos casos de ocorrências que possam apresentar riscos à continuidade dos serviços essenciais.
A forma de monitoramento mais utilizada consiste nos sistemas instalados no setor de TI, mas elas podem, por exemplo, acionar alertas por e-mail e celular.
Agora que você já sabe mais sobre uma
rede estruturada de WiFi, o que é e como ela funciona, deve ter entendido a importância de contar com uma metodologia gerenciada de rede para a sua organização.
Como vimos, atualmente é fundamental que as empresas priorizem a qualidade da rede WiFi, seja para que colaboradores possam desempenhar suas funções com maior mobilidade e agilidade, seja para garantir a estabilidade na conexão para os visitantes.
Portanto, não restam dúvidas da importância de investir em uma conexão estruturada para a sua organização, uma vez que permite melhor controle da utilização,
melhora o desempenho da conexão e facilita a busca por soluções em caso de falhas.
Rua Domingos José Martins, 75/sala 203, 50.030-200, Recife-PE- Brasil
contato@vagalumewifi.com.br
A Vagalume ajuda empresas a resolver seus desafios de Wi-Fi com serviços técnicos avançados, hardware classe mundial e software inovador.
Vagalume Wifi Solutions – 2021 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Colina Tech