O SMS (Short Message Service) ou serviço de mensagens curtas em inglês, foi criado na década de 90 para possibilitar o envio de mensagens curtas e instantâneas para telefones celulares.
De lá para cá, muitas coisas mudaram, e a cada dia que passa novas plataformas de comunicação surgem. Mas, apesar disso, o
sms marketing ainda é muito utilizado como
estratégia de conversão.
Quer saber o por quê? Então continue lendo esse post e descubra o que é, os principais benefícios e confira dicas para começar a utilizar o sms marketing na estratégia da sua empresa.
O sms marketing diz respeito ao
envio de mensagens de texto para celulares com o objetivo de divulgar ou vender produtos e serviços. Logo, por meio de mensagens curtas, o SMS pode informar o consumidor sobre ofertas e novidades de uma empresa.
Apesar de algumas pessoas pensarem que esse método é ultrapassado,
essa estratégia é bastante eficaz, pois permite o contato com clientes de maneira eficiente e com menos investimentos quando comparada a outras estratégias.
Assim, de forma geral, o sms marketing consiste em uma estratégia que utiliza mensagens no celular para se comunicar com os clientes.
Utilizar o sms marketing no seu negócio pode trazer
inúmeras vantagens que podem impulsionar o engajamento dos usuários e aumentar as vendas da sua empresa. Saiba os
principais benefícios
que essa estratégia pode trazer:
Um dos principais motivos de utilizar o sms marketing consiste no alto custo-benefício. Isso porque, o investimento de utilizar essa estratégia é muito baixo quando comparado ao número de clientes que serão atingidos.
Além de apresentar um custo de investimento baixo, as estatísticas de retorno são bem significativas. Por isso, utilizar o sms marketing se torna algo vantajoso para as empresas que não querem gastar muito.
Para quem precisa criar uma campanha de ação rápida, o melhor meio de divulgá-la é o sms marketing. Pois, a estratégia permite uma leitura imediata, com simples entendimento, uma vez que a mensagem precisa ser clara e objetiva.
Segundo pesquisa da
Liveperson, o SMS tem uma taxa de resposta de 45%, ou seja, esse modelo de mensagem garante uma alta taxa de conversão, na medida que apresenta uma grande taxa de abertura.
Pois, o conteúdo compacto e simples dessa estratégia faz com que os clientes sejam facilmente impactados. Dessa forma, atinge principalmente o público que não tem muito tempo e busca agilidade.
Outro ponto positivo do sms marketing é a facilidade de verificar os resultados que o envio da mensagem gerou, como taxas de abertura, conversão, cliques, entre outros. Assim, é possível acompanhar facilmente a eficiência de cada campanha.
Agora que você já sabe o que é o sms marketing as principais vantagens de utilizá-lo, reunimos abaixo
7 dicas para começar a utilizar essa estratégia na comunicação com seus clientes.
1. Mande SMS em horários comerciais
Uma dica importante ao utilizar essa estratégia está em se atentar aos horários de envio. Isso porque, independentemente do quão incrível seja a sua mensagem, seu cliente certamente vai se chatear por ter sido incomodado em horário inoportuno.
Sendo assim, se você enviar um sms marketing para um cliente às 6:00 da manhã no fim de semana, tenha certeza que as chances de perder esse cliente são altíssimas. Dessa forma, só envie SMS nos horários apropriados.
Portanto, respeite o horário comercial e envie mensagens de segunda a sábado das 9h até no máximo 21h. Pois, saber reconhecer o horário ideal para investir no marketing do seu negócio é fundamental para colher os melhores resultados.
2. Jamais faça spam
Além de saber ter bom senso na hora de enviar sms marketing, também é importante não saturar o cliente com uma grande quantidade de mensagens, em outras palavras, não fazer
spam.
Quanto mais mensagens seguidas você enviar, sem nenhum planejamento ou padronização, maiores são as chances de sua empresa ser vista como inconveniente. Portanto, evite o spam.
3. Desperte a curiosidade de quem está lendo
As primeiras palavras de uma mensagem são decisivas, a partir delas o cliente vai ter interesse em ler a mensagem na íntegra ou deixar o sms para lá. Assim, utilize as primeiras linhas para chamar a atenção do consumidor.
Pois, quando você tem poucos caracteres para se expressar, é importante ir direto ao ponto. Lembre-se: a objetividade é uma das características que tornam o sms marketing tão eficiente. Portanto, escreva de forma impactante e desperte a curiosidade do cliente.
Além disso, seja objetivo e vá direto ao ponto da mensagem. Já que a capacidade de síntese é essencial quando se trata de elaborar campanhas em sms.
4. Tenha total atenção à ortografia
Mesmo que seu sms seja curto e sucinto, não esqueça que ele deve estar muito bem escrito. Afinal, uma empresa que se preze precisa transmitir uma mensagem eficaz, sem erros ortográficos e gramaticais. Logo, se a mensagem enviada não estiver bem escrita, os clientes não vão levá-la a sério.
Além disso, outro fator que deve aumentar sua preocupação com a escrita, é que muitos golpes são aplicados por SMS. Geralmente as mensagens de golpe costumam estar mal escritas.
Por isso, dê atenção total à ortografia para que no curto espaço do sms marketing, você consiga passar a mensagem da maneira correta, atingindo os resultados esperados.
5. Aproveite momentos oportunos
Outra dica valiosa para utilizar o sms marketing consiste em aproveitar momentos específicos para estimular uma ação de compra do cliente após receber uma mensagem no celular.
Por isso, aproveite datas comemorativas ou momentos que seriam ideais para enviar SMS para que ele conclua uma ação ou se lembre da sua empresa. Datas como o aniversário do cliente, natal, ano novo, dia dos namorados, após o usuário visitar o site, ou seja, qualquer momento que possa incentivar a compra.
6. Ofereça cupons de desconto
Oferecer cupons de desconto é uma das melhores formas de atrair o cliente e aumentar as vendas da sua empresa, uma vez que isso estimula a compra e combate a indecisão de muitos consumidores.
Logo, com o incentivo de um cupom de desconto, ainda mais se aliado à dica anterior e for oferecido em momento oportuno, pode fazer com que o cliente realize a compra com a sua marca.
7. Monitore as taxas de cancelamento e respeite a vontade do cliente
De nada adianta planejar campanhas de sms marketing se você não tem ideia se elas estão atingindo o objetivo esperado. Por isso, é importante acompanhar os resultados para saber no que está errando ou acertando na estratégia.
Dessa forma, é fundamental monitorar as taxas de cancelamento e crescimento dos assinantes conforme as mensagens forem enviadas. Assim, por meio desse monitoramento, você vai perceber quais mensagens foram mais assertivas e investir mais vezes nessas.
Além disso, se você observar que algum cliente não deseja mais receber sms marketing, respeite a vontade do consumidor. Pois, a insistência em mandar mensagens indesejadas pode afastar as pessoas ainda mais da empresa.
Esperamos que tenham gostado do post e que ele possa ter ajudado e entender essa estratégia e, principalmente, na hora de começar a utilizar o sms marketing para
impulsionar sua empresa.
Algumas organizações acham que o uso de sms marketing é algo ultrapassado, mas, como vimos, elas estão enganadas. Pois, essa ainda é uma das maneiras mais
práticas, eficientes e com bom custo-benefício para manter a fidelização dos clientes.
Assim, com uma mensagem curta e objetiva, é possível atingir um número considerável de consumidores.
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