5 maneiras que o Wi-fi Empresarial pode ajudar no seu negócio!

O advento da tecnologia e sua constante transformação, tem propiciado muitos benefícios para as organizações de uma maneira geral. Graças a internet, por meio da rede wi-fi, é possível trabalhar de forma mais eficiente com uma maior mobilidade.

O wi-fi empresarial tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo, e isso implica dizer que é necessário adquirir mais conhecimento sobre ele e como se dá o funcionamento desse tipo de rede.

A rede sem fio tem propiciado inúmeros benefícios que vão desde uma maior praticidade até uma maior flexibilidade de conexões, uma vez que os usuários podem usar inúmeros dispositivos conectados a uma mesma rede. Além disso, a utilização do wi-fi tem proporcionado um elevado desempenho entre as corporações.

Diante de todos os benefícios citados, dá para imaginar que diversas organizações já utilizam o wi-fi empresarial. Com a rede sem fio, é possível reduzir os gastos e proporcionar maior comodidade para toda a equipe. Por isso, reunimos neste post 5 maneiras que o wi-fi empresarial pode ajudar no seu negócio. Vamos conferir?

O que é o wi-fi empresarial?

O wi-fi é uma conexão sem fio estabelecida em uma rede de computadores por sinais de radiofrequência. Com ela, é possível transmitir dados e informações sem a necessidade do uso de cabo. 

Dessa forma, o wi-fi empresarial surgiu com o objetivo de trazer mais funcionalidade ao negócio. Atualmente, utilizar esse tipo de rede é essencial para as empresas por conta da facilidade de uso e da mobilidade proporcionada.

Assim, o wi-fi empresarial compreende uma rede planejada que apresenta estabilidade e suporta uma grande demanda no que diz respeito ao número de funcionários e dispositivos conectados à rede.

Algumas organizações acreditam que essa solução seja tão simples que não buscam serviços especializados na hora de implementar a rede sem fio, e tentam utilizá-la de qualquer maneira. Mas isso pode trazer muitos problemas

Como funciona o wi-fi empresarial?

Existem três modos de inserção de uma rede de internet numa empresa: ela pode ser improvisada, planejada ou corporativa. Cada uma dessas maneiras possuem lados positivos e negativos. 

  • Rede improvisada: Com a necessidade de implementar uma rede wi-fi no seu estabelecimento, algumas empresas apenas instalam um Access Point. Contudo, a instalação de equipamentos simples e de forma improvisada, pode até funcionar num primeiro momento, mas dura pouco tempo, sendo necessário investir em serviços.
  • Rede planejada: Diante da demanda por uma conexão sem fio, as organizações passam a buscar um maior aumento da infraestrutura e mais desempenho de rede. Sendo necessário recorrer aos serviços de uma empresa ou especialista para estruturar uma rede mais completa.
  • Rede corporativa: O wi-fi planejado proporciona vantagens como a robustez e um maior cuidado técnico na hora da instalação, mas ele também possui limitações, uma vez que não oferece o controle de banda, o rastreamento de usuários e a visibilidade de tráfego. Com a rede corporativa, é possível incrementar funcionalidades ao wi-fi planejado.

Muitas empresas passaram a utilizar o serviço de wi-fi empresarial, mas poucas sabem como de fato utilizar a rede de forma a evitar possíveis problemas com invasores e vazamentos de dados confidenciais.

Sendo assim, se torna indispensável manter os cuidados com o wi-fi empresarial, tanto na rede interna quanto na externa. Logo, é necessário entender as implicações de cada ajuste, para não comprometer as atividades da empresa diante de algum problema de configuração.

5 maneiras que o wi-fi empresarial pode ajudar no seu negócio

Pessoas utilizando wi-fi empresarial.
  1. Melhor custo-benefício:

O wi-fi empresarial possibilita um melhor custo-benefício em relação ao residencial. Uma vez que o investimento feito possui um ótimo retorno quando existe o planejamento para atender às demandas do negócio. Um dos benefícios proporcionados é o da mobilidade.

Assim, graças à mobilidade, os dispositivos móveis se tornam ferramentas estratégicas para os negócios, de forma que a equipe possa trabalhar remotamente, com isso, é possível otimizar o tempo, aumentando a produtividade e os ganhos da empresa.

Outro ponto positivo do wi-fi empresarial, é que ele não depende de adaptações no espaço físico para funcionar. Os milhares de cabos espalhados em uma conexão por fio se tornam desnecessários com o wi-fi empresarial.

  1. Maior desempenho

Outra característica que merece ser destacada, é que com o wi-fi empresarial, a rede sem fio pode ser facilmente configurada, além de permitir a sua construção e desconstrução em cerca de poucos minutos. 

A referida efetividade garante que a conexão aconteça rapidamente, possibilitando assim um maior desempenho, dessa forma otimizando o trabalho de toda a equipe que faz parte da empresa.

  1. Controle de acesso

O wi-fi empresarial também possibilita a integração com programas que realizam o controle de acesso, proporcionando uma maior segurança da informação. Sendo assim, o firewall monitora todas as conexões de rede.

Além disso, também é possível bloquear possíveis tentativas de acesso a determinados sites, rastrear requisições inseguras e impedir que outros usuários se conectem à rede corporativa.

Assim, os gestores podem configurar o controle de acesso nos roteadores e modems, no sistema operacional ou em equipamento próprio, como forma de reduzir as ameaças que podem surgir.

  1. Continuidade de processos

Como sabemos, o wi-fi empresarial consiste em uma rede que possui forte estabilidade e consegue suportar grandes demandas. Dessa maneira, esse tipo de conexão possui a capacidade de reduzir a incidência de interferências externas, possibilitando a continuidade de processos. 

Além disso, com o wi-fi empresarial também é possível realizar o rastreamento de usuários, o controle de banda e a visibilidade de tráfego, assim, otimizando o serviço e possibilitando que os negócios da empresa sejam executados da melhor maneira possível.

  1. Possibilidade de crescimento

Ter uma empresa bem estruturada pode gerar grandes chances de crescer no mercado, o que exige uma maior capacidade da rede para atender às inúmeras demandas que devem surgir. 

Mas, caso sua organização não use um wi-fi empresarial de alto desempenho, será preciso  aumentar a infraestrutura externa, para incluir mais cabos ou mais pontos de conexão, de modo que a rede consiga dar conta de todas as necessidades de conexão dos usuários.

Além de demandar tempo, esse processo é custoso, pois precisa de uma grande estrutura externa e ocupa bastante espaço físico. 

Dessa forma, o wi-fi empresarial proporciona serviços de internet a uma grande quantidade de pessoas de maneira prática e ágil, utilizando apenas um ponto de acesso sem ser necessário incluir custos adicionais.

Quais as principais vantagens de utilizar um wi-fi empresarial na sua organização?

Além das 5 maneiras, citadas acima, que podem ajudar sua organização, reunimos também duas principais vantagens que o uso do wi-fi empresarial pode proporcionar para o seu negócio:

  • Mobilidade:

Graças a computação sem fio existe uma maior mobilidade dos dispositivos de computação. Dessa forma, os computadores que contêm placas de banda larga podem se conectar à internet facilmente em qualquer lugar. O que proporcionou uma otimização das tarefas da empresa, pois é possível resolver determinados problemas por meio de um celular conectado.

  • Flexibilidade:

Um dos principais benefícios do wi-fi empresarial é a flexibilidade. Pois, um sistema sem fio não precisa usar cabos e vários roteadores. Basta que o equipamento necessário para a conexão sem fio seja reunido em um único espaço na empresa.

Conclusão

Com todas essas informações, você deve ter compreendido que utilizar uma rede wi-fi empresarial é um grande passo para que a sua organização se destaque das demais, realizando as atividades essenciais da melhor maneira.

Contudo, vale ressaltar, que é necessário realizar um planejamento adequado para que essa estrutura tecnológica possa operar de maneira segura, com um bom desempenho e com um maior custo-benefício.
Portanto, com todos os benefícios que uma rede empresarial sem fio pode proporcionar, é preciso ter atenção e buscar auxílio na hora de fazer um planejamento eficiente para adotar essa tecnologia em sua organização.

vagalume banners rocketPrancheta 2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts Relacionados